Leia o artigo disponível no link: http://www.urutagua.uem.br//04fil_silva.htm
Assista o vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UiVDtWb7K48
A partir das fontes acima faça um texto relacionando a industria cultural para Adorno e o discurso apontado no vídeo do PC Siqueira e Diego Quinteira.
As manifestações que estão ocorrendo em algumas partes do país mostram a insatisfação com o governo onde tem sido notícia nos grandes meios de comunicação, no entanto, a realidade que eles nos mostram tem sido muito diferente do que as pessoas nesses protestos têm vivenciado. Infelizmente, há uma distorção muito grande que a mídia faz sobre o que está acontecendo e tem enganado muitas pessoas sobre os motivos dos protestos. A mídia não vai dizer que foram horas de manifestação pacífica, desde a Paulista até o terminal parque Dom Pedro, os jornais não vão dizer que a passeata seguiu o caminho praticamente delimitado pela força policial até ser encurralado em frente ao terminal, os rádios não vão dizer que após encurralar uma massa de 20 mil pessoas na frente do terminal, a policia atirou bombas de gás lacrimogênio no meio da multidão, gerando correria e colocando a vida de muitas pessoas em risco. Os jornais não vão mostrar que o povo voltou cantando, unido, com apoio popular. Eles não vão contabilizar os manifestantes feridos, espancados pela polícia, machucados por estilhaços de bomba, apenas vão mostrar os policiais feridos. Esses jornais só vão falar de vandalismo, como se isso resumisse o ato, esquecendo toda a marcha.
ResponderExcluirOs meios de comunicação de massa, que se deveriam afirmar como independentes e ter como principal objetivo informar a população estão subordinados a interesses econômicos e políticos, tendo a intenção de formar uma percepção comum voltada ao consumo e o lucro. Ele torna-se o guia que orienta as pessoas em um mundo que ele quer mostrar e passar, e quer que acreditemos nele. Embora também sejam benéficos em relação à arte, a saber, que existe uma imensidão de coisas para além daquilo que eles conhecem os valores induzidos às mesmas não são, nem de longe, os mais corretos, deixando também os seus valores morais de lado.
A mídia corporativa já não quer informar, quer manter a ordem do sistema vigente. Violenta é a mídia que é incapaz de ver o ser humano quando isto não vai ao encontro de seus interesses corporativos. O que ela quer que você pense sobre as manifestações é que quem está na rua são vândalos, gente que não tem o que fazer e o que reivindicar, pessoas de mau caráter. Eles querem muito que acreditemos nisso, mas alguns sabem que não: nas ruas estão todos os tipos de gente, pessoas que não aguentam ouvir conversas e promessas não cumpridas.
Kelly Vida Leal, nº23
ResponderExcluirA produção em massa da “cultura”, o individualismo, os valores superficiais da população, e o monopólio das ideologias gerado pelo empreendedorismo massacrante da mídia, são as mais marcantes características daquilo que Adorno denominou Indústria Cultural. A arte, que antes era utilizada para proporcionar momentos de reflexão ou lazer, por ser financiada e, portanto, dominada pelas classes de elite, torna-se agora um meio de negócio, que visa sempre gerar fins comercias, de lucro, onde o homem não passa de um objeto que deve a todo tempo trabalhar e consumir. A mídia faz com que as pessoas desenvolvam certas “necessidades”, que na verdade não passam de supérfluos, com que elas acreditem em todas as suas “verdades” e que sigam os padrões impostos pelos meios de comunicação sem que desenvolvam uma opinião contrária. É possível observar, principalmente em meio aos protestos que vêm acontecendo, que, mesmo muitas vezes declarando-se a favor do povo, a Indústria Cultural trabalha de modo silencioso e minucioso para a elite, que simplesmente quer contentar as classes mais baixas para que nenhuma revolução ocorra, porém, é preciso lembrar que quem a mantém são os grandes empresários e, sendo assim, ela os obedecerá e salientará cada vez mais as suas ideologias, buscando impossibilitar que outros formadores de opinião se pronunciem e convençam a população a viver em novos ideias.
É nítida a relação de Adorno com a do vídeo, englobando em geral a palavra chave para a causa de (não só) de toda essa decândencia de valores humanos que está ocasionando.:A Industria Cultural. Quando digo VALORES HUMANOS, digo a falta de respeito com a opinião e os direitos que nós seres humanos e cidadoes num país DEMOCRATICO temos.
ResponderExcluirDespolitico é ser pago para anunciar, criticar e falar coisas em redes nacionais com o objetivo de ILUDIR cada cidadão brasileiro. Para assim (como eles sabem) Nos não colocarmos nossos direit De um modo geral, NÓS deixamos de usufruir da janta em família, dos bate papos com os vizinhos na calçada para se tornar UM OBJETO dessa maneira posta por ADORNO pela Industria Cultural.Pela REDE NACIONAL, que tem um GRANDE NOME, um grande reconhecimento mundialmente e ainda se contradizem ao anunciar quea o GIGANTE esta na ruas causando vandalismos, outra hora, diz que é com esses protestos o pais se fortalecerá e esta sendo de uma forma paciifica. EM QUEM ACREDITAR?! É nesses momentes que nosso CONHECIMENTO deve ser posto. Eles insistem em acreditar que nós somos os despoliticolutans e os “burros” Mas por que então estamos nas ruas lutanto por nossos direitos? Até onde sabemos isso é DEMOCRACIA ou seja isso é POLITA.
os e a boca no trambone e deixar eles fazerem o trabalho. iPOLITICA PAO E CIRCO?
É oque parece, e nós somos os palhaços e a forma de nos entreter é a indústria , e a televisão
Adorno DEIXA BEM CLARO que NÓS podemos mudar isso, a melhor forma talvez não só somente os PROTESTOS, defender partidos políticos! NÃOOOO! A forma é CADA SER HUMANO FAZER RENASCER A ESSENCIA HUMANA, A COSNCIENCIA, ACORDAR O GIGANTE NÃO SO PARA AS RUAS MAS PARA A MENTE, A ALMA A CONSCIENCIA. e não oque a Industria te impulsa a Tfazer. SABE O QUE É ISSO ?! ISSO É ARTE (EXEMPLICA ADORNO) A arte é a solução para acabar com esse “circo” A arte te o direito de expressão em todos os setores da coisa. E a DEMOCRACIA é issooo!!!! É CADA CIDADAO SE LIBERTAR PARA O SEU DIREITO, PAR O BEM DE TODA NAÇÃO. O povo brasileiro tem necessidade de consciência e é partir desse ponto que nos podemos escolher oque queremos assistir, fazer, ouvir e ter no país SIMPLISMENTE um vida benéfica e em paz para que todo fichinha por traz disso tudo caia, e prevaleca o BEM , a verdade, a consciência A ARTE QUE FAZ O MUNDO DESENVOLVER E EVOLUIR!
TON, EU NÃO TENHO CONTA NO GOOGLE, ENTREI COM O EMAIL DA MARIA IZABELA.
MARIANE TORQUATO n:29
OBS: ameiiii o texto e o video!!!!!
ResponderExcluirTon, não tenho email entrai com o da maria izabela
Mariane Torquato n:29
obs: ameiiii o texto e o video
É nítida a relação de Adorno com a do vídeo, englobando em geral a palavra chave para a causa de (não só) de toda essa decândencia de valores humanos que está ocasionando.:A Industria Cultural. Quando digo VALORES HUMANOS, digo a falta de respeito com a opinião e os direitos que nós seres humanos e cidadoes num país DEMOCRATICO temos.
Despolitico é ser pago para anunciar, criticar e falar coisas em redes nacionais com o objetivo de ILUDIR cada cidadão brasileiro. Para assim (como eles sabem) Nos não colocarmos nossos direit De um modo geral, NÓS deixamos de usufruir da janta em família, dos bate papos com os vizinhos na calçada para se tornar UM OBJETO dessa maneira posta por ADORNO pela Industria Cultural.Pela REDE NACIONAL, que tem um GRANDE NOME, um grande reconhecimento mundialmente e ainda se contradizem ao anunciar quea o GIGANTE esta na ruas causando vandalismos, outra hora, diz que é com esses protestos o pais se fortalecerá e esta sendo de uma forma paciifica. EM QUEM ACREDITAR?! É nesses momentes que nosso CONHECIMENTO deve ser posto. Eles insistem em acreditar que nós somos os despoliticolutans e os “burros” Mas por que então estamos nas ruas lutanto por nossos direitos? Até onde sabemos isso é DEMOCRACIA ou seja isso é POLITA.
os e a boca no trambone e deixar eles fazerem o trabalho. iPOLITICA PAO E CIRCO?
É oque parece, e nós somos os palhaços e a forma de nos entreter é a indústria , e a televisão
Adorno DEIXA BEM CLARO que NÓS podemos mudar isso, a melhor forma talvez não só somente os PROTESTOS, defender partidos políticos! NÃOOOO! A forma é CADA SER HUMANO FAZER RENASCER A ESSENCIA HUMANA, A COSNCIENCIA, ACORDAR O GIGANTE NÃO SO PARA AS RUAS MAS PARA A MENTE, A ALMA A CONSCIENCIA. e não oque a Industria te impulsa a Tfazer. SABE O QUE É ISSO ?! ISSO É ARTE (EXEMPLICA ADORNO) A arte é a solução para acabar com esse “circo” A arte te o direito de expressão em todos os setores da coisa. E a DEMOCRACIA é issooo!!!! É CADA CIDADAO SE LIBERTAR PARA O SEU DIREITO, PAR O BEM DE TODA NAÇÃO. O povo brasileiro tem necessidade de consciência e é partir desse ponto que nos podemos escolher oque queremos assistir, fazer, ouvir e ter no país SIMPLISMENTE um vida benéfica e em paz para que todo fichinha por traz disso tudo caia, e prevaleca o BEM , a verdade, a consciência A ARTE QUE FAZ O MUNDO DESENVOLVER E EVOLUIR!!!
Ton, não tenho email entrei com o da Maria Izabela.
ResponderExcluirMariane Torquato n:29
obs: ameiii o video e o texto!
É nítida a relação de Adorno com a do vídeo, englobando em geral a palavra chave para a causa de (não só) de toda essa decândencia de valores humanos que está ocasionando.:A Industria Cultural. Quando digo VALORES HUMANOS, digo a falta de respeito com a opinião e os direitos que nós seres humanos e cidadoes num país DEMOCRATICO temos.
Despolitico é ser pago para anunciar, criticar e falar coisas em redes nacionais com o objetivo de ILUDIR cada cidadão brasileiro. Para assim (como eles sabem) Nos não colocarmos nossos direit De um modo geral, NÓS deixamos de usufruir da janta em família, dos bate papos com os vizinhos na calçada para se tornar UM OBJETO dessa maneira posta por ADORNO pela Industria Cultural.Pela REDE NACIONAL, que tem um GRANDE NOME, um grande reconhecimento mundialmente e ainda se contradizem ao anunciar quea o GIGANTE esta na ruas causando vandalismos, outra hora, diz que é com esses protestos o pais se fortalecerá e esta sendo de uma forma paciifica. EM QUEM ACREDITAR?! É nesses momentes que nosso CONHECIMENTO deve ser posto. Eles insistem em acreditar que nós somos os despoliticolutans e os “burros” Mas por que então estamos nas ruas lutanto por nossos direitos? Até onde sabemos isso é DEMOCRACIA ou seja isso é POLITA.
os e a boca no trambone e deixar eles fazerem o trabalho. iPOLITICA PAO E CIRCO?
É oque parece, e nós somos os palhaços e a forma de nos entreter é a indústria , e a televisão
Adorno DEIXA BEM CLARO que NÓS podemos mudar isso, a melhor forma talvez não só somente os PROTESTOS, defender partidos políticos! NÃOOOO! A forma é CADA SER HUMANO FAZER RENASCER A ESSENCIA HUMANA, A COSNCIENCIA, ACORDAR O GIGANTE NÃO SO PARA AS RUAS MAS PARA A MENTE, A ALMA A CONSCIENCIA. e não oque a Industria te impulsa a Tfazer. SABE O QUE É ISSO ?! ISSO É ARTE (EXEMPLICA ADORNO) A arte é a solução para acabar com esse “circo” A arte te o direito de expressão em todos os setores da coisa. E a DEMOCRACIA é issooo!!!! É CADA CIDADAO SE LIBERTAR PARA O SEU DIREITO, PAR O BEM DE TODA NAÇÃO. O povo brasileiro tem necessidade de consciência e é partir desse ponto que nos podemos escolher oque queremos assistir, fazer, ouvir e ter no país SIMPLISMENTE um vida benéfica e em paz para que todo fichinha por traz disso tudo caia, e prevaleca o BEM , a verdade, a consciência A ARTE QUE FAZ O MUNDO DESENVOLVER E EVOLUIR
MARIA IZABELA ALMEIDA nº27 3ªsérie
ResponderExcluirParece meio absurdo o que vou dizer, mas Adorno ao explicar a sociedade como Industria Cultural “já sabia” que hoje perante o século XXI o Brasil viveria essa tremenda crise social. A explicação que esse sábio filósofo dá a Industria Cultural se iguala a realidade vivida hoje, onde a mídia por interesses próprios tenta manipular a sociedade, tentando passar a ideia de que os movimentos que ocorrem atualmente são partidários, focando a princípio nas raras ocasiões de vandalismo que estão presentes em tais, colocando assim – na maioria das vezes – medo na população que pretende ir às ruas em busca de seus direitos. Mas o que os fatos atuais se relacionam com o pensamento de Adorno? Na verdade a mídia possuem o interesse de inibir a expressão dos formadores de opinião, impondo assim apenas uma “verdade”, de que seus manifestos não passam de vandalismo.
Relacionando agora tudo isso juntamente com o pensamento do PC Siqueira e Diego Quinteira, vemos que ao citarem a Rede Globo de Televisão, grande formadora de uma opinião não só nacional mas como também internacional, enfatizam que além de terem demorado para mostrar a realidade que o país está vivendo, também transformam seus direitos de se manifestarem em vandalismo e fara. Percebe-se de imediato então uma leal aliança da rede para com o partido dominante que governa hoje e uma falta de imparcialidade com o relato dos fatos, tentando assim retirar o verdadeiro foco dos protestos presentes em todo o Brasil que seria o combate a corrupção e um maior investimento nas necessidades básicas de um indivíduo.
Adorno, da Escola de Frankfurt, utiliza a definição de industria cultural para designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. Em suas obras Esta se define em algo que alguém faz alienadamente, ou seja, produz cultura de forma industrial = em grande escala, padrão, de uma forma homogêne: É a cultura vista como mercadoria. Os meios de comunicação moldam tal ideologia demonstando o que se passa na sociedade de cada época. E nos fazem enxergar o mundo de uma forma individualista e concorrida.
ResponderExcluirA relação representada no vídeo mostra explicitamente o pensamento da Escola de Frankfurt, de modo que dizem a mídia ser o principal foco de informações e propagandas. Este deveria ser para um bem comum mas que não trabalham a favor de uma coletividade, e sim a favor dos seus respectivos patrocinadores, os empresários os quais se apoderam dos meios de comunicação para se tornarem a ideologia dominante.
Os protestos que estão acontecendo recentemente no Brasil são mostrados pela mídia de modo que beneficie a tal direita (o poder vigente) e que não passam de estratégias de disputa de poderes.
Em suma: os dominantes “ditam as regras” e os padrões de vida que as pessoas devem seguir através da mídia, patrocinada por eles mesmos, o que gera um ciclo de cultura massificada ou aquela que renuncia a dialética e prioriza a alienação formando indivíduos discípulos incultos.
A esquerda (contra o poder vigente) seriamos nós que estamos lutando por uma causa melhor em um pais melhor. Mas a mídia mostra os lados negativos da situação, a fim de que nos convençamos que nada esteja valendo a pena e que aqui só funciona bagunça. O que não é bem a realidade. Esta por sua vez é mascarada pela mídia que é objeto dos dominadores do Brasil, os empresários patrocinadores da chamada cultura de massa.
Beatriz Bruniera numero: 4
O pensamento de Adorno sobre a Indústria Cultural se encaixa perfeitamente no contesto das manifestações e protestos. Ao explicar o que entende como Indústria Cultural, Adorno nos mostra, que, com as necessidades exigidas e impostas pela mídia e pela sociedade, o ser humano se vê na obrigação de se inserir neste mundo, onde a sua opinião e suas vontades se perdem e meio aos paradigmas ditados por essa mídia, o ser humano, nem mesmo em seu momento de lazer, tem a livre impressão daquilo que vê, pois na própria maneira de chegar ate esse lazer, o homem é manipulado, talvez a informação já chegue até ele depois de passar pelo monopólio, e se isso não ocorrer, a ideia de que ele dele seguir as “regras sociais” o faz interpretar o que quer que seja, de maneira fechada, premeditada. O vídeo, nos mostra exatamente isso ocorrendo neste momento, o brasileiro, que leva em consideração a informações lhe passadas por essa mídia dominante, são totalmente “peneiradas”, já chegam até ele distorcidas, de forma que, se não abrir sua mente para novas e diferentes fontes de comunicação, o homem já aceita aquilo como realidade, e leva essa opinião como a dele, e como a mais coerente. Quando Adorno diz, que a arte, é uma forma de se encontrar, no meio de tantas opiniões formadas que são impostas ao individuo, encontramos a similaridade entre seu pensamento e as manifestações mais uma vez, alguns manifestantes carregaram cartazes que diziam: MAIS ARTE MENOS CORRUPÇÃO, que no mostra, o que seria, mais a sua verdade, menos aquilo que os outros te induzem a fazer... Não devemos aceitar os seguimentos impostos e até mesmo, os sugeridos pelos meios grandes de comunicação. Se buscarmos, a nossa própria opinião, que tenha origem em várias fontes, verá então que ela pode se tornar até mais coesa e próxima da realidade.
ResponderExcluirGABRIELA GEBHARDT MATOS Nº10
3ºMA
Tanto Adorno quanto o vídeo de PC Siqueira e Diego Quinteira critcam a industria cultural.Para Adorno qualquer coisa se torna um grande negócio para a mídia .Um exemplo disso é o cinema .Antes era um meio para se divertir ,agora se tornou um grande negócio .A mídia tem o poder de deixar o homem alienado ,procurando seguir comportamentos de pessoas famosas , aceitam facilmente as notícias vinculadas por ela . Ela também nos da uma grande necessidade de consumir produtos mostrados em propagandas , na qual são mostrados trazendo uma ideai de “produto ideal” . Não adianta segundo Adorno combater o mal com o próprio mal . Exemplo disso , ocorreram no nazismo e em outras guerras . Enquanto para a industria cultural o homem é um objeto de trabalho e consumo , na arte e um ser livre para pensar e agir .PC Siqueira e Diego Quinteira criticam veermente a globo , a revista veja e a folha de São Paulo , segundo eles estes meios de comunicação estão confundindo as pessoas ,tentando tirar o caráter político da manifestação , ou seja , uma despolitização . Se o manisfesto for apartidário como que as pessoas vão saber em quem bater ? Vão assistir ao programa fantástico domingo à noite . A emissora globo não é nenhum pouco despulitizada , pois apoiaram firmemente a ditadura militar e a candidatura de Fernando Collor .
ResponderExcluirGuilherme Ferrari 3ºsérie MA
O texto comenta sobre a Indústria Cultural para o filósofo Theodor W. Adorno. Para ele os valores humanos haviam sido deixados de lado em troca do interesse econômico, e para pelo menos ter uma chance de sobrevivência em uma sociedade devia seguir o ritmo e ideologia de vida da lei do mercado. Para ele tudo se torna negócios, que gera manipulações, características de um mundo moderno, o homem é tão manipulado que vira objeto. A industria cultural traz aos consumidores necessidades execivas que cria em tal a ficção em sempre precisar de mais.
ResponderExcluirJá o vídeo comenta sobre como a mídia manipula os seus telespectadores, tentando tirar o caráter político das manifestações que estão ocorrendo. Colocam como exemplo a Rede Globo, a revista Veja e Folha de São Paulo.
GABRIEL BALARDIN GOMES 3ª SÉRIE Nº08
A Indústria Cultural, de acordo com Adorno, é um meio de manipular as pessoas, fazendo com que elas se alienem a isso. Ela também influencia o homem, impedindo-o de ser um indivíduo autônomo. Para Adorno, os valores humanos foram ignorados por causa do interesse econômico, ou seja, o homem virou instrumento de seu trabalho e consumo. Diante disto, o homem se torna dependente da Indústria Cultural e como consumidor sempre visa ter mais que o necessário, porém isso nunca o torna mais feliz. A Indústria Cultural faz com que o homem se torne cada vez mais capitalista e este vai continuar sendo controlado, pois é um ser dependente do consumismo e do capitalismo.
ResponderExcluirNo vídeo mostrado, PC Siqueira e Diego Quinteira, fazem uma crítica sobre a mídia, a qual é a grande influência da sociedade e muitas vezes é apenas uma enganação, a qual nos apegamos e somos manipulados.
3º Ano - Juliana Valente n° 22
Para Adorno a Industria Cultural acha um modo de ganhar vantagem, de ganhar dinheiro em tudo que faz, coisas simples e que eram diversão, se tornam objeto de uso para adquirir riquezas e manipulação, ou seja tornando o homem um objeto dessa indústria, ela o manipula. E o que ovídeo diz é que isso que começou a tempos atras ainda ocorre nos dias de hoje,ou seja redes televisivas fazem com que o telespectador seja enganado sem que se perceba, essas redes como por exemplo a globo, mostram o que querem mostrar e o povo infelizmente acredita, tornando a democracia do pais por exemplo menos eficiente. É difícil pra muitos verem isso da forma que devem, mas é necessário para o nosso próprio bem e para nosso entendimento que tomemos partido do que realmente acontece e não daquilo que a televisão nos mostra.
ResponderExcluirGABRIELA PEREIRA 3ºMA Nº9
O adorno trata-se de uma questão profunda dos meios de comunicação e publicidade, os setores que são coerentes tanto nas manifestações como nas tendências políticas são , a rádio , a televisão , revistas e redes sociais.O adorno promove a reflexão a respeito de apresentar meios de comunicações , como uma "evolução".
ResponderExcluirA industria cultura teve um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas ( que obedece aos padrões ) , tudo torna-se negócio , portanto toda Industria Cultural tem seus elementos modernos que nele exerce o papel específico , uma ideologia dominante a todo sistema.Deixando claro que é como o PC Siqueira e o Diego Quinteiro falou, o povo quer saber de consumir incessantemente , por isto ele estará sempre insatisfeito , com isso deixa suas necessidades como casa , comida , lazer e educação para trás, em vez de viver dignamente eles vivem vigente, todos pelas ideias de um governo. O homem acaba sendo tão manipulado que até mesmo seu lazer se torna trabalho.
Pc Siqueira e Diego falam que ou você é da "direita" ou é da "esquerda" , eles ironizam a manipulação da rede Globo , diz que ela não está do nosso lado , que a emissora "apoiou" a ditadura militar e as balas na cara dos estudantes que no primeiro dia estavam presentes nas manifestações, mas você não é tão ingênuo né?A rede Globo e entre outras vias de manipulação não estão do nosso lado!
Por fim , podemos dizer que contra as imperfeições da humanidade , é preciso que as ideologias conscientes cheguem até a consciência de todos nós, pois só assim iremos conseguir um mundo mais humano e digno.
Indústria Cultural:Bom, a industria cultural impede as formações de individuos autonomos,independentes,como capacidade de julgar e de decidir concientemente.Como dizia Adorno, podemos compreender o porque das suas reflexões.O Adorno,em parceria com outros filosofos contemporanios estao inseridos num trabalho muito árduo ou seja,pensar filosoficamente a realidade vigente.Segundo Adornona industria cultural tudo se torna negocio, explicando melhor,os negocios seus fins comerciais sao realizados por meio de sistematica e programada exploraçao de bens considerados culturais: Ex: cinema,que antes era um mecanismo de lazer, que agora se tornou um meio eficaz de manipulaçao.Portanto podemos dizer que a industria cultural traz todos os elementos caracteristicos do mundo industrial moderno.Para a industria cultural o homem é meio objeto de trabalho e consumo,na arte é um ser livre para pensar ,sentir e agir.Paea Adorno a industria cultural nao pode ser pensada de maneira absoluta:ela possui uma origem historica. Jéssica n°20
ResponderExcluirO adorno trata-se de uma questão profunda dos meios de comunicação e publicidade, os setores que são coerentes tanto nas manifestações como nas tendências políticas são , a rádio , a televisão , revistas e redes sociais.O adorno promove a reflexão a respeito de apresentar meios de comunicações , como uma "evolução".
ResponderExcluirA industria cultura teve um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas ( que obedece aos padrões ) , tudo torna-se negócio , portanto toda Industria Cultural tem seus elementos modernos que nele exerce o papel específico , uma ideologia dominante a todo sistema.Deixando claro que é como o PC Siqueira e o Diego Quinteiro falou, o povo quer saber de consumir incessantemente , por isto ele estará sempre insatisfeito , com isso deixa suas necessidades como casa , comida , lazer e educação para trás, em vez de viver dignamente eles vivem vigente, todos pelas ideias de um governo. O homem acaba sendo tão manipulado que até mesmo seu lazer se torna trabalho.
Pc Siqueira e Diego falam que ou você é da "direita" ou é da "esquerda" , eles ironizam a manipulação da rede Globo , diz que ela não está do nosso lado , que a emissora "apoiou" a ditadura militar e as balas na cara dos estudantes que no primeiro dia estavam presentes nas manifestações, mas você não é tão ingênuo né?A rede Globo e entre outras vias de manipulação não estão do nosso lado!
Por fim , podemos dizer que contra as imperfeições da humanidade , é preciso que as ideologias conscientes cheguem até a consciência de todos nós, pois só assim iremos conseguir um mundo mais humano e digno.
Video do Pc Siqueira e Diego Quintera: Esses homens tentam explicar o que é direita e esquerda fala tambem o porque que as pessoas estao protestando.O Esquerda é a favor da distribuição de renda ou seja distribuir dinheiro entra todas as pessoas,já o Direita é a favor do acumúlo de capital ouseja, que as pessoas podem ficar ricas, nao se importa que isso possa fazer outros ficarem pobres.Esquerda e direita nao sao partidos as sua ideias e as coisa que voce acredita é que determina se voce é direta ou esquerda independentes de suas vontades.As manifestaçoes começaram com a reindificaçao da diminuiçao das tarifas do transporte publico ou seja defendendo os ideais da esquerda.Jéssica n°20
ResponderExcluira industria cultural é contra a autonomia, a liberdade de uma pessoa ser o dono de algo e decidir as regras sozinha.Para Adorno após a revolucao industrial, comecaram a ter transformacoes no mundo, uma destaca sao as mudancas de valares por interesses economicos, com isso os que conseguiam fazer parte do mundo dos negocios tambem sobriveriam, mas os que nao conseguiam acompanhar esse ritmo de vida tornava-se um ser alienado, a partir disso na sociedade capitaista, surge uma de suas caracteristicas o individuaismo.O ser humano que tanto trabalha e atravez de sua reflexicao faz tudo se tornar negocios,tambem é conhecido para Adorno como um mecanismo de trabalho,pois tudo o ele faz se transforma em trabalho.O forma manipuladora que os trabalhares apresentam seus produtos é tao intensa, que os consumidores nem precisar pensar tanto na hora da compra somente escolher. Apesar de todas essas caracteriscas vistas por Adorno ele enfrenta isso nao como algo muito ruim, mas como algo que deve ser mostrado para a sociedade, para ocorrer melhoria e transformacoes.
ResponderExcluirJa o video apresenta relacoes com o pensamento de Adorno, pois os dois sao de esquerda, e falam sobre a manipulacao, no texto os trabahadores e no video as redes sociais, que muitas vezes nao mostram a realidade, mas sim manipulam as informacoes.
Quando as pessoas começaram a se preocupar com si mesmas, utilizando o individualismo para desestabilizar o peso da balança, o povo foi se distanciando cada vez mais, diversificando-se e fixando-se em classes sociais que, até então, não existiam. Os poucos que dominavam, começaram a dominar mais ainda e aqueles que nada tinham, não conseguiam acompanhar o ritmo dos poderosos com sua ganância de poder e controle.
ResponderExcluirOs sindicatos foram criados para diminuir os problemas sociais, reivindicando melhores condições para o proletariado, para os trabalhadores e empregados dos mais ricos, mas isso, com o passar do tempo, parou de servir de remédio; como forma de ajudar a classe operária. Eles resolveram, então, protestar, fazer movimentos sociais, reivindicando por condições que sabiam que nenhuma outra pessoa poderia fazer, a não ser eles mesmos.
No início do século XX, os partidos de direita e esquerda já existiam (desde a época da Revolução Francesa com os jacobinos e os girondinos), mas os de esquerda não atuavam na mesma intensidade, pois o mundo havia mudado seus conceitos. A manipulação por meio da mídia, vendas de culturas em massa, as medidas e pão e circo e qualquer outro tipo de comércio psicológico, influenciavam – e influenciam – as pessoas a serem como “o modelo”; ser fora das convenções não era certo, era perigoso. Mas ao lutar contra tudo isso, ou seja, agir como a esquerda, o poder começou a se mexer, mudando, pouco a pouco, o lado defendido.
Isso ficou mais evidente, no Brasil, por exemplo, na década de 80 em diante, quando um metalúrgico tornou-se representante do partido de esquerda, e no século XXI, foi eleito como a excelência máxima de uma nação.
E como a maioria dos candidatos promete fazer algo que não é capaz de cumprir, a mudança de lado é previsível. Mesmo que o partido de esquerda ainda tente ajudar os mais necessitados, os que precisam de melhorias e que pagam suas ostentações, sua forma de ver o mundo já não é mais a mesma de quando o que importava era o bem-estar de todos, em vez do bem-estar individual.
Aluna: Emily Y. Watanabe nº 06
Série: 3º Médio
Gabrielle Stefaniu Nascimento n12
ResponderExcluirPara Adorno a industria cultural é um instrumento de trabalho e consumo que visa proporcionar ao homem necessidades, mas não necessidades basicas mas sim o consumista, o fato do homem estar consumindo mais , porem, sempre insatisfeito tornando-o escravo do proprio sistema.
Adorno ao contrario da visão pessimista da realidade, acreditava existir uma soluçao dependente do homem em relaçao a cultura e a limitação do sistema e estetica.
Segundo ele, a libertação do homem nao se faz com guerra e sim com a arte livre para pensar, sentir e agir.
As manifestações (ESQUERDA) ocorridas nas ultimas semanas vem enfatizando os ideais e pensamentos de Adorno quando nos mostram que o povo unido contra a industria cultural citada acima, lutando pelos seus direitos utilizando da arte e cultura mobilizando assim pessoas por uma causa comum a todos, diferentemente de uma minoria de vandalos que se aproveitam da cituação para tumultuar e também de midias (DIREITA) que utilizam o poder de seduzir as pessoas em suas proprias causas.
Do mesmo modo que o sistema capitalista surgiu para nós de uma forma historica, ao acreditarmos em nossa força de transformaçao conseguimos derrubar qualquer barreira, transformando o mundo mais humano e sadio
"Para Adorno a Indústria Cultural, não passa de mero instrumento de trabalho e de consumo, ou seja, objeto. O homem é tão bem manipulado e ideologizado que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho." O vídeo apresentado por PC Siqueira e Diego Quinteira, falando sobre Direita e Esquerda, destaca a importância de entender o porquê a sociedade estar no protesto, saindo às ruas, fazendo reivindicações. É necessário compreender as motivações da grande massa e se ela tem consciência do que está defendendo.
ResponderExcluirDentro do contexto da indústria cultural colocada por Adorno, se entende que é possível fazer uma relação com a influência que a mídia exerce sobre a maioria da população, também citada no vídeo. Neste momento que o “Gigante” foi despertado – Brasil –, os meios de comunicação com seus discursos direcionados e políticos, tentam convencer os grupos sociais que se levantam, de que ela está ao seu lado, mas na realidade ela trabalha para seu próprio interesse, para o detentor de grande capital, daqueles onde a renda se encontra mais concentrada - que é uma minoria - na qual consegue controlar a maioria com seus discursos convincentes como se fossem os donos da verdade. A falta de consciência e censo crítico faz com que essas pessoas sejam facilmente manipuladas e sujeitas a defenderem causas que desconhecem, simplesmente por que foi - lhes apresentado e estes não precisam pensar ou refletir sobre, é só escolher. O objetivo real é desenvolver um meio em que as pessoas não tenham ideias próprias, mas que sejam consumidoras das opiniões ofertadas pelos meios de comunicações - revista, jornais e outros veículos de informações.
Em se tratando de Indústria Cultural , está é considerada um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, nem de longe seus produtos são artísticos. Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe (superior ou inferior, dominantes e dominados), mas são exclusivamente dependentes do mercado. Essa visão permite compreender de que forma age a Indústria Cultural, que é oferecendo produtos que promovem uma satisfação compensatória, que agrada aos indivíduos, ela impõe-se sobre estes, fazendo com que estes sejam submetidos a ela, ou seja, nunca deixam o consumismo de lado.
ResponderExcluirPara Adorno, o homem, que é submetido a essa indústria cultural, é considerado instrumento de trabalho e de consumo, ou seja, um objeto. Com isso, ele fez com que seu coração, se tornasse um coração-máquina, só fazendo as coisas de acordo com a ideologia dominante. Tendo como base a Indústria Cultural, o consumidor não precisa pensar, e sim, apenas escolher, sendo assim, considerada uma lógica de clichê.
Fica claro, então, que a Indústria Cultural, faz com que aqueles que são formadores de opinião , optem pela mais fácil , que é considerada , atualmente , como uma ideologia. Até mesmo a felicidade de cada um, é influenciada por esta.
É, também, importante saber que, essa Indústria Cultural, faz com que o homem tenha necessidades de consumo, cada vez mais, e sendo assim, todos vão se importar apenas com as coisas materiais , e com isso , todas as tentativas de tentar acabar com esta Indústria , serão um fracasso.
Enfim, podemos dizer que Adorno foi um filósofo que soube controlar a sua vida, conseguindo interpretá-la , sem cair em um pessimismo , na Indústria Cultural e ele diz que o remédio para com acabar com esta , está na própria história da humanidade e este é preciso que todos consigam usá-lo , para o mundo , novamente , se tornar , humano e sadio .
Já se tratando do vídeo sobre os protestos, este está dizendo que, as pessoas estão deixando se levar pelo que a mídia diz, ou seja, estão fazendo aquilo que as revistas, jornais, televisão estão pedindo que façam. E isto está totalmente errado, pois a mídia está apenas utilizando , assim como a industria cultural , as pessoas , fazendo que elas sejam “objetos” deles. E as pessoas , sendo ingênuas estão se deixando levar , coisa que não deveriam fazer , pois assim como eu , a maioria não gostaria de ser tratada como objeto por pessoas que mal conhecemos .
Contudo , pode-se concluir que tanto , a mídia , quanto a Indústria Cultural estão fazendo as pessoas de “PALHAÇAS” , fazendo com elas sejam influencias por aquilo que dizem e , se acaso tentam voltar atrás , essa tentativa seja um fracasso .
Maria Clara Bernardes Ortiz de Oliveira - nº 26 - 3ª serie A
Thiago 2º B nº18
ResponderExcluirO homem é manipulado tão facilmente pelos discursos e também começou a ser manipulado pela mídia até que um dia ele acordou e viu que estava sendo roubado pelo governo e decidiu mudar isso fazendo protestos, adquirindo o conhecimento descobrindo as coisas que a mídia ocultava dele.
A industria cultural influencia nas ações e na forma de pensar das pessoas,pois as coisas que ela mostra algumas vezes podem ser equivocadas como o fato que ocorreu na semana passada relatado no vídeo , onde as redes de televisão se referiram aos participantes de uma manifestação por melhorias na vida do brasileiro como vândalos ,não se pode confiar totalmente nas informações dadas pela industria cultural, pois seu maior interesse não é a verdade mas sim a obtenção de lucro mesmo que para isso tenha que manipular a a verdade .A industria cultural consegue atingir muitas pessoas .Não podemos nos deixar manipular por ela isso só fara com que a sociedade regrida .
ResponderExcluirEm base a cultura se defrontou com a transformação das artes em mercadoria, não obstante,as representações culturais pouco agora se importariam em criar qualquer discussão na sociedade vista que é criada para a grande massa desvalida de capacidade criticas grandes em razão da sua imprópria atividade pouco reflexiva e desprovida de tempo para isto
ResponderExcluirO público, infantilizado, procura avidamente satisfazer seus desejos. Uma vez que nos tornamos passivos, acríticos, deixamos de distinguir a ficção da realidade, nos infantilizamos e, por isso, nos julgamos incapazes, incompetentes para decidirmos sobre nossas próprias vidas etc. Uma vez que não nos julgamos preparados para pensar, e desejamos ouvir dos especialistas da mídia o que devemos fazer, sentimo-nos intimidados e aceitamos todos os produtos (em formas de publicidade e propaganda) que a mídia nos impõe.
Dessa forma, por exemplo, tanto indivíduos das classes mais altas quando das classes mais baixas são seduzidos pela indústria cultural. Com a indústria cultural, essas classes, objetivamente, se mostram distantes, mas, subjetivamente, se apresentam muito próximas.
O vídeo relata muito a mídia o que realmente esta acontecendo,a globo duplica os acontecimentos ,manipula de uma certa forma que todos estamos na mira deles.A realidade do acontecimento porque aconteceu ,pois os 20 centavos foi a gota de água ,não importa o partido que você apoia ,se você é direita ou esquerda ,a mídia realmente fala que são pouco as de milha de pessoa na rua não é pouco ,a gota da água já foi estamos lutando por um pais melhor e não de corruptos
A industria cultural para Adorno, nada mais é que manipuladora e causadora do individualismo. Todos que tem acesso a televisão, radio e outros tipos de mídia estão sujeitos a ter seus ideais corrompidos pela industria cultural, vez que muitos veículos de informação, principalmente a televisão,distribuem informações que nem sempre são verdadeiras. Este cenário de protestos, desencadeou a sua formação , que é o conjunto de empresas, instituições e redes de mídia que produzem, distribuem e transmitem conteúdo artístico – cultural com o objetivo de adquirir lucros.
ResponderExcluirO maior de todos é a televisão, ela nem sempre mostra a realidade dos fatos. Não só a televisão, hoje em dia outros veículos de informação, como as revistas e os jornais, também têm publicado informações falsas, deixando os leitores e telespectadores expostos à alienação. A televisão, proporciona as pessoas, aquilo que lhe trará lucro, pois atrás dela tem muita gente poderosa.
A industria cultural faz com que a população pense mais pela opinião dos outros e faz esquecer que também temos nossa própria opinião. O melhor exemplo são nos protestos.. Muitas pessoas não sabem nem o que estão fazendo lá, muitas pessoas estão lá para bagunçar, mas será mesmo que não tem ninguém por trás de todos esses vândalos e aquelas pessoas com faixas de partidos?
Enfim, a industria cultural só quer “cegar” aqueles que tem sua opinião formada.
Heloisa Pepis da Silva
Nº:15
A grande Indústria Cultural, para Adorno, é algo que impede a formação de um indivíduo autônomo, incapaz de escolher, julgar ou tomar decisões, como a Grande Mídia citada no vídeo de PC Siqueira. Com a ascensão do capitalismo, o homem ficou desumanizado, os valores humanos que antes contavam muito, passaram a não valer nada diante do interesse econômico. O homem passou a ser um objeto de negócios, já que na Indústria Cultural tudo é negócio, tudo é manipulável; Adorno cita no texto um exemplo, que é o cinema: o que antes era lazer aos seres humanos, virou um meio eficaz de manipulação. E é isso que a Grande Mídia também faz, manipula as pessoas ao simples ligar de uma TV, ao ler de uma revista, ao escutar de um rádio. A Indústria Cultural e a Mídia têm coisas demais em comum, como o fato de esconder as coisas favoráveis a eles, não importa se faz bem ou mal ao público, são individualistas e sentam-se ao lado direito da mesa.
ResponderExcluirAo tentar manipular o homem – o que teve muito sucesso – a Indústria Cultural visou obscurecer a percepção das pessoas, principalmente das que tem opinião própria, com base no seu conjunto de ideias, convicções, e princípios filosóficos. Já a Grande Mídia, que muitas vezes se contradiz – como citado no vídeo o fato de criticar as manifestações em um dia e em outro apoiar – ao tentar fazer a cabeça do ser humano, finge ser neutra, sem partidos, e infelizmente obtém resultados, pois se não tivessem resultado não teriam a grande influência que têm hoje; prova disso é a tamanha importância que a imprensa deu ao caso das manifestações ocorridas no Brasil, caso tivessem dado pouca atenção, os brasileiros não teriam tanto interesse em sair às ruas, e essa seria só mais uma tentativa de mudança que teria o mesmo desfecho de sempre, aquele de "acabar em pizza".
Adorno focou um pouco em como fugir dessa alienação, que seria focar na Arte, que liberta o homem das “amarras do sistema” e coloca-o como um ser autônomo; a Mídia interfere diretamente na formação cultural e nas 'reações' de cada indivíduo, assim como a Indústria Cultural. Enquanto para ambos o homem é um objeto, para Arte, é um ser livre para pensar, agir, e sentir, não se limitando a rédeas curtas, mas sim sendo independente o suficiente para tomar decisões próprias e sábias.
Juliana Okata 3M.A
Aluno: Felipe Augusto n 07 1MB
ResponderExcluirA Industria Cultural
Segundo o texto sobre a "Industria Cultural" para Adorno, essa industria tem o objetivo de fazer com que o homem tenha necessidades, nao as basicas como comida, moradia e educação, mas sim necessidades de consumo. Ou seja, o que e lançado por essa industria, vira uma necessidade de consumo, como por exemplo o cabelo do jogador Neymar, foi lançado pela midia e por conta disso milhares de pessoas passaram a ter o mesmo corte de cabelo, o que comprova que o homem e facilmente influenciado pela Industria Cultural. Outro exemplo sao as novelas, que demonstram um comportamento de atores que sao seguidos por muito na vida real, jovens e adultos tendendo a serem iguais ao que assistem, o que na verdade os torna sem opiniao propria pois seguem o que e lançado por essa Industria e as segue por mera ingenuidade.
Ja em relaçao ao video do PC Siqueira, concordo com a maioria do video, so tenho a descordar da presença dos partidos nos protestos, pois na minha opiniao, qualquer partido quer fazer com que as pessoas sigam suas orientaçoes, ou seja, as influemciem. Reconheço a democracia e eles tem a liberdade de sair as ruas, mas seria prejudicial ao real objetivo dos protestos e desviaria o foco, que e transformar o Brasil em um pais justo, sem a exploraçao do trabalhador brasileiro, sem privilegios e principalmente sem a robalheira tao comum, a corrupçao! A midia esta tentando deseperadamente fazer a cabeça de quem sai para protestar, mais dessa vez nao sera facil, pois realmente os milhoes de brasileiros que saem as ruas estao saindo por um motivo que dificilmente sera deixado de lado por eles! Espero que o que acontece em nosso pais hoje, possa mudar e muito o nosso futuro para darmos aos nossos filhos um pais justo, livre da desigualdade, de falsas promessas, ou seja, LIVRES DA CORRUPÇAO!
A indústria cultural nos impede de ter uma opinião própria,ela já passa uma formação, travando muitas pessoas a terem seus próprios pensamentos, assim que várias emissoras de televisão executam, fazem como uma ''vitrine'' de pensamentos cuja a mesma deve ser reproduzida através dos telespectadores para várias outras pessoas para que cada vez mais indivíduos possam ''imitar'' essas opiniões das redes de televisão. Segundo Adorno a mídia o que era para ser uma forma de lazer e diversão se tornou um império de manipulação. Cada vez mais a indústria cultural está consumindo, usando as pessoas como instrumentos afim delas serem espelhos para demonstrar seu entendimento. A Rede Globo é um exemplo de indústria cultural pois passa uma imagem que as pessoas devem imitar, isso está ocorrendo, enquanto o Brasil se revolta, fazendo manifestações e protestos para transmitir seus pensamentos, a Rede Globo não apresenta essas manifestações e ainda afirmam que está tudo bem com o nosso país sendo que a maioria da população não concorda com a maioria dos problemas decorrentes.
ResponderExcluirO texto e o vídeo leva a uma reflexão sobre o poder da mídia sobre as ações dos indivíduos. Tanto a industria cultural como a mídia induz as pessoas a pensarem e agirem de forma individualista e competitiva. Essa situação leva ao consumismo exagerado e a sensação de que o ter é mais importante do que o ser. Ou seja, os bens materiais está acima do ser humano. Nós temos que repensar nossas atitudes e entender que a sociedade é um conjunto de pessoas com identidade e diversidades culturais e religiosas e que não podemos achar que uma raça ou crença é a correta e as outras erradas e também o fato de que o sucesso ou fracasso da pessoa depende só dela e não da forma como a sociedade está estruturada, que gera a desigualdade e exclusão. Os protestos, que são formas de demonstrar o nosso descontentamento deve ser feito de forma consciente para que, ao passa esse momento, as pessoas continuem organizadas para cobrar dos políticos a construção de leis mais justas.
ResponderExcluirAluna: Mariana Camacho nº28
ResponderExcluirComeçando pelo vídeo do Pc Siqueira e Diego Quinteiro, que aliás são mestres em qualquer assunto, você começa a perceber que nesse vídeo o PC parece a favor dos protestos. Somos todos iguais braços dados ou não! Se você é de direita ou esquerda o importante é estar nas ruas protestando! Porque é protestando que se faz um país melhor...
Porém, no vídeo pude perceber também que quem é da direita é um "fdp" e que quem é da esquerda é honesto e bom, particularmente achei essa visão preconceituosa.
E a mídia é a grande manipuladora do homem, e a que mais influência no Brasil é a globo, que não é nem da direita e nem da esquerda... Ela está sempre com quem está no PODER. E a Globo não está do nosso lado (povo), só mostra o que vem a favor dela.
Mas eu ainda acredito que os únicos responsáveis por mudanças concretas somos nós. Apesar de saber que é muito difícil, eu ainda tenho uma porcentagem de esperança.
Texto
A Indústria Cultural, segundo Adorno, vai de encontro à autonomia do ser humano, pois em um mundo movido pelo capitalismo, o homem perde a sua essência e se torna um objeto de negócio, uma vez que é facilmente manipulado e ideologizado.
Além disso, é fortemente influenciado pela necessidade de ter e não ter o que é realmente necessário. Em outras palavras o ser humano é individualista, uma vez que o principal fruto da Indústria Cultural é o individualismo. É lógica e visível, portanto, a intenção da Indústria Cultural, que caracteriza-se por ofuscar a visão e percepção daqueles que possuem opinião a fim de se impor como ideologia, como única ideologia.
No entanto, pensando na "salvação" do homem, a arte é o instrumento para tal. Nela o homem e seu comportamento são livres, não estão condicionados a nada e nada os amarra. Há liberdade para sentir, pensar e agir.
Combater essa Indústria Cultural com a arte compara-se a combater o mal com o bem.
Aluno: Felipe Augusto n-07 2MB
ResponderExcluirResumo do debate do Terceiro Ano!
A Industria Cultural
Segundo o texto sobre a "Industria Cultural" para Adorno, essa industria tem o objetivo de fazer com
que o homem tenha necessidades, nao as basicas como comida, moradia e educação, mas sim necessidades de
consumo. Ou seja, o que e lançado por essa industria, vira uma necessidade de consumo, como por exemplo o
cabelo do jogador Neymar, foi lançado pela midia e por conta disso milhares de pessoas passaram a ter o mesmo
corte de cabelo, o que comprova que o homem e facilmente influenciado pela Industria Cultural. Outro exemplo
sao as novelas, que demonstram um comportamento de atores que sao seguidos por muito na vida real, jovens e
adultos tendendo a serem iguais ao que assistem, o que na verdade os torna sem opiniao propria pois seguem o
que e lançado por essa Industria e as segue por mera ingenuidade.
Ja em relaçao ao video do PC Siqueira, concordo com a maioria do video, so tenho a descordar da
presença dos partidos nos protestos, pois na minha opiniao, qualquer partido quer fazer com que as pessoas
sigam suas orientaçoes, ou seja, as influemciem. Reconheço a democracia e eles tem a liberdade de sair as
ruas, mas seria prejudicial ao real objetivo dos protestos e desviaria o foco, que e transformar o Brasil em
um pais justo, sem a exploraçao do trabalhador brasileiro, sem privilegios e principalmente sem a robalheira
tao comum, a corrupçao! A midia esta tentando deseperadamente fazer a cabeça de quem sai para protestar, mais
dessa vez nao sera facil, pois realmente os milhoes de brasileiros que saem as ruas estao saindo por um
motivo que dificilmente sera deixado de lado por eles! Espero que o que acontece em nosso pais hoje, possa
mudar e muito o nosso futuro para darmos aos nossos filhos um pais justo, livre da desigualdade, de falsas
promessas, ou seja, LIVRES DA CORRUPÇAO!
Indústria Cultural apresenta-se como único poder de dominação e difusão de uma cultura de subserviência. Esta indústria transforma o indivíduo em objeto e não permite a formação de sua própria autonomia, por exemplo, as pessoas que se submetem a esse tipo de indústria tentam falar coisas diferentes, porém as falam com o mesmo conceito. Adorno tenta fazer com que a sociedade desacostume da noção de ordem que vem da burguesia vigente ate os dias de hoje, para ele também, a indústria cultural está voltada ao comunismo, e não tem a intenção de ser comerciada, mas possui uma originalidade incomum, ou seja, que apenas a indústria cultural tem. No vídeo podemos perceber que PC Siqueira e Diego Quinteira têm opiniões contrárias, enquanto um é a favor do acumulo de capital o outro é a favor da distribuição de renda, assim podemos ver uma das causas dos manifestos, cada um tem a sua opinião e luta pelo seu direito, sendo um representante de esquerda e o outro de direita. As manifestações que estão ocorrendo no Brasil são em busca dos direitos das pessoas de esquerda. A Indústria cultural aparece nos manifestos, a televisão, a mídia é um exemplo deste tipo de indústria, pois é a através dela que temos acesso as noticias das manifestações. Outra questão levantada no vídeo é a participação da globo por trás dessas manifestações, pois esta não quer que partidos de esquerda proteste o seu lado na rua. Assim chegamos a conclusão que quem quer protestar seu direito não pode ter o preconceito do partido de esquerda, porém, hoje, nas manifestações quem tem a liderança são eles, a esquerda.
ResponderExcluirA Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. Adorno está inserido em um trabalho muito difícil, que é pensar filosoficamente a realidade vigente, que é o que PC Siqueira e Diego Quinteira estão analisando também no vídeo sobre os protestos e a Globo. Várias transformações foram sofridas pela realidade em que vivia principalmente na dimensão econômica. Houve as revoluções industriais onde definitivamente houve o avanço tecnológico. E isso se relaciona com o vídeo, onde analisam o avanço que existe hoje nos meios de telecomunicações, e os autores do vídeo afirmam que a mídia influencia o ser humano.
ResponderExcluirNa Indústria Cultural, tudo se torna negócio e o homem é apenas um instrumento de trabalho. O grande desafio e objetivo dessa dela é obscurecer a percepção de todas as pessoas, principalmente, daqueles que são formadores de opinião. Os valores passam a ser regidos por ela. É importante frisar que a grande força da Indústria Cultural se verifica em proporcionar ao homem necessidades. Com isso, o consumidor viverá sempre insatisfeito, querendo, constantemente, consumir e o campo de consumo se torna cada vez maior. Para Adorno, a arte é a que liberta o homem das amarras dos sistemas e o coloca com um ser autônomo, e, portanto, um ser humano.
O vídeo do PC Siqueira e Diego Quinteira fala sobre os protestos que andam acontecendo nas ruas do Brasil que inicialmente começaram por conta do aumento das tarifas de passes de ônibus. Eles relacionam esses protestos com a reação da Globo com os mesmos. Eles falam que a Globo está despolitizando os protestos e tratando-a como apenas “brasileiros felizes na rua”. os protestos começaram, a mídia falou que eles eram vândalos que a polícia fazia bem em maltratá-los. Houve até uma pessoa na globo que comparou os protestantes com grupo criminoso PCC. Uma semana depois a Globo chegou a interromper a novela para transmitir a manifestação e que desta vez estava chamando de pacífica e que quando grupos praticavam atos de vandalismo, a Globo insistia em falar que eram pequenos grupos que não faziam parte da manifestação. Não entende-se o porque do apoio repentino da Globo nos protestos. Sendo assim, a Globo e a mídia possuem um poder e usam ele para agir em causa própria, que aliás é de direita.
Os remédios da Indústria Cultural contra as imperfeições humanas estão inseridos na própria história da humanidade. É preciso que esses remédios cheguem a consciência de todos (a filosofia tem essa finalidade), pois, só assim, é que conseguiremos um mundo humano e sadio. Isso também se relaciona também com o Brasil atual. Todos devem se conscientizar e realmente haver mudanças. Assim todo o povo ficará satisfeito com uma melhor distribuição de tudo para todos.
Aluno: Renan Bozelli Fermino Nº17
Série: 2º MB
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
ResponderExcluirSe todos são iguais perante a lei qual o motivo das cotas então? As cotas servem para que os negros sejam melhores que os brancos então? Cada um deve passar em um vestibular ou faculdade pelo seu intelecto, por sua capacidade e não por algo que se chama cota, se uma pessoa vai la estuda, estuda, estuda e passa é porque ela se dedicou agora a outra estuda um pouco festa e passa por cota.
Sou contra as cotas pois acho uma desigualdade, um preconceito contra a capacidade de pensar de um negro
Pitthi 2ºB nº18
A Indústria Cultural busca as necessidades do sistema econômico, o lucro, com o objetivo de se tornar a ideologia do povo, obscurecendo a mente e percepção dos formadores de opinião. De acordo com Adorno, o homem é apenas um objeto de trabalho e de consumo que, portanto, estava perdendo sua autonomia. É facilmente manipulado, agindo em tudo conforme a ideologia dominante. O vídeo de PC Siqueira e Diego Quinteira mostra as manifestações que pararam o Brasil e que têm como causa a insatisfação do povo diante da má administração e decisões tomadas pelo governo. Os protestos mostram que a grande multidão, apelidada como o grande “gigante” brasileiro foi para as ruas, exigindo direitos como melhor distribuição de renda, educação de qualidade, acesso a serviços públicos, transporte barato ou gratuito, igualdade entre as pessoas, sendo considerada uma manifestação de Esquerda.
ResponderExcluirA mídia tem papel importante ao repassar os acontecimentos, podendo confundir, influenciar as pessoas e despolitizar as manifestações. Como citada no vídeo, a Globo, que tem forte posição política, enfatizou as notícias, mas não para apoiar às pessoas, mas usar o que está acontecendo para benefício próprio, reproduzindo, orientando e impondo um comportamento às massas. Para não sermos colocados um contra o outro, é aconselhado haja a tolerância entre nós, para que o protesto não acabe em uma simples reportagem da mídia. A Indústria Cultural, formada por empresas, instituições e mídia, apresenta um conselho pronto para os indivíduos e para Adorno, é a arte liberta o homem para que este seja livre para pensar e agir.
Carol Gondo nº 04 2ºB
Indústria cultural são empresas e instituições que trabalham na mídia em televisão, jornais, rádios, revistas entre outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando apenas o lucro, ou seja, aproveita nossa cultura como forma de ganhar dinheiro.
ResponderExcluirSegundo o adorno para a indústria cultural tudo é negocio que usa o homem como um puro instrumento para consumo de seus produtos.
A indústria cultural tem trabalho principal de influências as pessoas, mudando até seu jeito de agir e pensar, apenas visando seu próprio bem estar, como pode ser visto no vídeo a industria cultural é de direita onde são as instituições ou pessoas de maior concentração de dinheiro que desejam apenas coisas para si próprias, não concordando que seu dinheiro saia do imposto e vá para uma escola pública e um hospital público.
Na opinião do adorno existe uma solução, a arte onde as pessoas poderiam mostrar suas opiniões livremente, como se fosse algo perfeito ou seja o oposto da industria cultural.
Heloisa Sarggin n 12
ResponderExcluirCom a revolução industrial, houve um distanciamento dos sentimentos humanitários, homem, buscando cada vez mais, manipular a grade maioria do povo com o poder econômico através da indústria, sempre almejado aumentar seu lucro, até mesmo à parte cultural se tornando uma indústria como, por exemplo, o cinema que se transformou em uma máquina de fazer dinheiro influenciando as pessoas como à mídia ao consumismo, tato a indústria como a cultura, ditado regras o dia a dia dos indivíduos.
Com essa maneira de manipulação e influências deixa as pessoas com certa infelicidade e sentimentos de insatisfação levado-as sempre a buscar meios através do consumo das novidades colocadas o mercado para satisfação do ego.
Com todo esse histórico desde a revolução industrial, ao é de se espantar que as reivindicações, das ultimas duas semanas em osso país vieram à tona, como todo mudo esta dizendo ‘‘o gigante acordou’’ pois existe uma grade relação que foi trazida desde a explosão industrial e econômica que favoreceu lucros absurdos para poucas pessoas e a grade maioria somente tinha que se contentar com migalhas.
Por isso o povo, casou de ver sempre as mesmas coisas se repetido e seu poder aquisitivo servido somente para a sua sobrevivência, extinguido seu direito como ser humano de viver uma vida real e plena então, resolveu estampar através do movimento as ruas, as coisas erradas que estão acontecendo em osso país e exigir uma mudança imediata.
Ei ton, me ajuda la nos 4.0 pontos!
ResponderExcluirGabriel Mahnic n09 2B
como a introdução diz, A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.
Segundo a indústria cultural, tudo se torna negócio.
A industria cultural, sempre procura proporcionar necessidades ao homem, deixando-o insatisfeito com o que tem, fazendo o mesmo comprar compulsivamente
------"-------"-------"------"------"-------
Com relação aos protestos, sao organizados por pessoas de pensamento esquerdista, que visam os direitos iguais,independente da classe a qual se aplica
pessoas com o pensamento de direita, lutam para que seus bens nao sirvam de auxilio para pessoas de renda menor, nao querem que seu dinheiro ajude os necessitados,etc.
referências:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UiVDtWb7K48
http://www.urutagua.uem.br//04fil_silva.htm
A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. Theodor Wiesengrund-Adorno, em parceria com outros filósofos contemporâneos, estão inseridos num trabalho muito árduo: pensar filosoficamente a realidade vigente. A realidade em que vivia estava sofrendo várias transformações, principalmente, na dimensão econômica. O Comércio tinha se fortalecido após as revoluções industriais. Em conseqüência disso, a humanidade estava cada vez mais se tornando desumanizada. Em conseqüência disso, a humanidade estava cada vez mais se tornando desumanizada. Segundo Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio, um exemplo disso é o cinema. O que antes era um mecanismo de lazer, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação. Portanto, podemos dizer que a Indústria Cultural traz consigo todos os elementos característicos do mundo industrial moderno. Para Adorno, o homem, nessa Indústria Cultural, não passa de um objeto. Tudo que ele fará, fará segundo o seu coração-máquina, isto é, segundo a ideologia dominante.
ResponderExcluirO vídeo fala sobre a ideia de direita e esquerda. As ideias e opiniões das pessoas determinam se ela é de direita ou esquerda, independente da vontade. As manifestações que estão ocorrendo no país são de esquerda, apesar das manifestações serem apartidárias elas tem muito a ver com esquerda e direita. A mídia influencia a opinião das pessoas até na internet. A mídia é de direita e usam as manifestações para dizer que elas não tem lugar para partido.
A relação entre o artigo e o vídeo é que eles dizem que a mídia e as tecnologias despolitizam as pessoas.
Aluna: Ketyllen M. Costa. Nº13
2ºMB
O vídeo mostra uma explicação entre direita e esquerda, muitas pessoas ao participarem do protesto para mudar o Brasil, não aceitam apoio de partidos de esquerda nas manifestações , mais a própria manifestação é um movimento de esquerda. A mídia está influenciado as pessoas de modo que elas fiquem contra os esquerdistas. Partidos de esquerda vem lutando pelo oque nós estamos lutando hoje faz tempo , e agora as pessoas não aceitam eles nas manifestações.
ResponderExcluirA indústria cultural para Adorno faz com que as pessoas tenham necessidades de consumo , e não as necessidades básicas. O homem é influenciado pela indústria cultural, mudando a maneira do homem de pensar e de agir.
Matheus G. Landgraf nº21 2ºB
Aluno: Gabriel Grazionale Nº08
ResponderExcluir2ªB
Sobre o vídeo
O vídeo no inicio está falando uma oposição sobre duas coisas, o capitalismo e o socioalismo, direita e esquerda, respectivamente. Onde o capitalismo pensa em ganhar lucro, sem pensar ao proximo, ou como vai fazer isso, independente se vai ganhar lucro em cima de pessoas inocentes ou não, o capitalismo prefere propriedades privadas, enquanto o socialismo prefere tudo livre, hospitais publicos etc. Para o capitalismo o dinheiro gasto com impostos não devem ser usados para a crianção de obras publicas, mais sim privadas, já o socialismo é totalmente ao contrario. Já ao decorrer do vídeo PC e Diego discutem sobre a mídia, que vem confundindo as pessoas, uma hora ela criticica as manifestações, e depois apoia. Isso tudo não passa de marketing, a rede globo por exemplo é um partido de direita, concerteza eles não são afavores das manifestações, mas mesmo assim após a primeira manifestações eles começaram a defende-las. Isso tudo é feito para confudindir a mente de nós brasileiros, que estamos nos dedicando para mudar o páis.
Sobre o texto
De aordo com o texto, a industria tem como objetivo fazer que o homem tenha necessidades, mais não somente necessidades basicas, e sim a necessidade de ser um consumidor, para gerar lucro. Como por exemplo o cabelo do neymar, que foi lançado pela industria, e hoje muita gente quer usar, muitos jovens, e crianças. Isso prova que o homem é facilmente influenciado pela midia, ou seja pela industria cultural. Outro exemplo são novelas, que muitas pessoas copiam o jeito de ser dos atores, e até mesmo o seus visuais, a moda em geral.
A Industria Cultural
ResponderExcluirSegundo o texto sobre a "Industria Cultural" para Adorno, essa industria tem o objetivo de fazer com que o homem tenha necessidades, nao as basicas como comida, moradia e educação, mas sim necessidades de consumo. Ou seja, o que e lançado por essa industria, vira uma necessidade de consumo, como por exemplo o cabelo do jogador Neymar, foi lançado pela midia e por conta disso milhares de pessoas passaram a ter o mesmo corte de cabelo, o que comprova que o homem e facilmente influenciado pela Industria Cultural. Outro exemplo sao as novelas, que demonstram um comportamento de atores que sao seguidos por muitos na vida real, jovens e adultos tendendo a serem iguais ao que assistem, o que na verdade os torna sem opiniao propria pois seguem o que e lançado por essa Industria e as segue por mera ingenuidade.
O vídeo no inicio está falando uma oposição sobre duas coisas, o capitalismo e o socioalismo, direita e esquerda, respectivamente. Onde o capitalismo pensa em ganhar lucro, sem pensar ao proximo, ou como vai fazer isso, independente se vai ganhar lucro em cima de pessoas inocentes ou não, o capitalismo prefere propriedades privadas, enquanto o socialismo prefere tudo livre, hospitais publicos etc. Para o capitalismo o dinheiro gasto com impostos não devem ser usados para a crianção de obras publicas, mais sim privadas, já o socialismo é totalmente ao contrario. Já ao decorrer do vídeo PC e Diego discutem sobre a mídia, que vem confundindo as pessoas, uma hora ela criticica as manifestações, e depois apoia. Isso tudo não passa de marketing, a rede globo por exemplo é um partido de direita, concerteza eles não são afavores das manifestações, mas mesmo assim após a primeira manifestações eles começaram a defende-las. Isso tudo é feito para confudindir a mente de nós brasileiros, que estamos nos dedicando para mudar o páis.
Raphael Mello, 16 2B
Heloisa Sarggin n 12
ResponderExcluirTon, esse é o resumo das cotas raciais do 3 ano, não pulica não, é que você disse que quem tivesse ficado com vermelho você ia da uma notinha pra quem fizesse, eu acho que eu fiquei, então ta aí.
Achei muito bom o trabalho sobre o debate das cotas feita pelo 3° ano do ensino médio. Tanto o grupo contra quanto o grupo a favor estavam com ótimos argumentos, os integrantes dos dois grupos se dedicaram ao máximo. Foi um pouco desorganizado, pois os dois lados não respeitavam o tempo do outro, foi uma gritaria,que eu me perdia em alguns momentos, mas fora isso estava tudo ótimo. Eu, particularmente, sou contra as cotas raciais pois nós todos, independentemente da raça, somos iguais e essa vantagem que algumas raças tem sobre os brancos cria ainda mais preconceitos. O júri decidiu que o grupo contra as cotas venceu, mas acho que eles levaram em conta a opinião própria pois o grupo a favor das cotas estavam claramente com mais argumentos, rebatiam tudo o que o outro grupo argumentava, eles estavam bem melhores que o grupo contra, o júri errou nesse aspecto.
A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. Quis dizer que a industria ela 'impede' o ser humano de pensar, de agir conscientemente, ela consegue fazer sua cabeça.para Adorno, o homem, nessa Indústria Cultural, não passa de mero instrumento de trabalho e de consumo, ou seja, objeto. O homem é tão bem manipulado e ideologizado que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho, ou seja o homem ele é manipulado por isso ate quando nao esta no seu ambiente no seu horario de trabalho, ele é maninupado por isso a todo momento. E assim ele diz que o homem ganha um coração-máquina, tudo que ele fará, fará segundo o seu coração-máquina, isto é, segundo a ideologia dominante. A Indústria Cultura, que tem com guia a racionalidade técnica esclarecida, prepara as mentes para um esquematismo que é oferecido pela indústria da cultura – que aparece para os seus usuários como um “conselho de quem entende”.
ResponderExcluirE assim como diz no video a midia influencia muito para a formaçao da nossa opiniao, por acharmos que tudo o que vemos, e o que aparece na tv e na internet sao corretos, sao certos, e muitas vezes pode nao ser.
Aluna: Thaynara Donaire Nº22. 2ºMB
A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.A realidade em que estávamos vivendo vivia sofrendo várias transformações principalmente na economia,o Comercio tinha se fortalecido muito apos as revoluções industriais, a humanidade estava se tornando mais desumanizada Os valores humanos haviam sido deixados de lado em troca do interesse econômico. O que passou a reger a sociedade foi a lei do mercado, e com isso, quem conseguisse acompanhar esse ritmo e essa ideologia de vida, talvez, conseguiria sobreviver. segundo Adorno,tudo se tornava negocio ,um exemplo disso e o cinema que antes usado para o lazer, agora se tornou um meio eficaz de manipulação ... Podemos afirmar que Adorno foi um filosofo que conseguiu interpretar o mundo ,sem cair em um pessimismo
ResponderExcluirO vídeo do PC Siqueira e Diego Quinteira fala sobre os protestos que andam acontecendo nas ruas do Brasil que inicialmente começaram por conta do aumento das tarifas de passes de ônibus.
a mídia tem o dever de transmitir e repassar os acontecimentos podendo confundindo a população e escondendo o que realmente acontece ,fazendo as pessoas se despolitizar as manifestações A globo começou ‘’apoiar “ as manifestações .o vídeo também fala sobre a ideia de direita e esquerda, sendo que as manifestações que estão acontecendo são de esquerda
debate do 3º ano
eu particularmente sou contra as cotas.pois acho queo sistemas de cotas torna essas pessoas inferiores do que as outras, por isso se tornam cotistas.
já no debate ,os juris levaram muito a consideração de si proprios e colocaram como justificativa que os argumentos contras estavam melhores que os afavores. acho que os jurados foram muito injustos e levaram somente a consideração de si
Aluna : isabella morato nº 20
2B
Aluna: Thaynara Donaire Nº22 2ºMB
ResponderExcluirDebate do terceiro ano
Eu sou totalmente contra as cotas, acho que dessa forma vamos estar fazendo mais preconceitos ainda contra essas pessoas, e todo mundo tem direitos iguais nao deve existir esse 'sistema' de cotas, a pessoa vai entrar em uma faculdade por mérito dela, nao porque ela estuda em escola publica, se ela é negra, isso nao vai interferir em nada, se ela tiver capacidade ela vai conseguir.
Mariana Panagio N°15 2°B
ResponderExcluirCom o avanço da tecnologia e com a revolução industrial, o mundo passou por drásticas transformações. O homem passou a ser controlado pelo mercado econômico, passou a pensar só em aumentar seu lucro e vantagens, passou a utilizar meios considerados culturais para aumentar sua renda, um exemplo disso é o cinema, antes era um lazer para a família, hoje em dia é uma forma de se conseguir dinheiro.
Esse avanço da tecnologia fez com que criássemos um sentimento de insatisfação, nunca estamos totalmente felizes, sempre queremos consumir mais e mais além das nossas necessidades básicas.Para a plena felicidade é necessário sempre estar comprando as novidades que o mercado nos oferece, vantagem obtida apenas por poucas pessoas, as mais ricas.
Nas ultimas semanas o Brasil está sendo palco de uma série de manifestações, as classes desfavorecidas estão lutando pelos seus direitos, pois com a revolução industrial apenas uma pequena minoria foi favorecida. O povo exige que muitas coisas mudem no país, estão cansados de serem explorados e viverem em condições precárias, o estopim para os movimentos foi o aumento do custo da passagem do transporte público, dizem que já não tem dinheiro para de terem um veículo e agora o governo quer tirar ainda mais dinheiro com o aumento da passagem, o povo quer mudanças.
Aluno: Gabriel Grazionale Nº08
ResponderExcluirAew tom, esqueci de enviar o trabalho do terceiro ano.
O do texto e do video eu ja postei aqui em um comentario mais acima..
O debate do terceiro ano fala sobre cotas, houve muita bagunça no detabe, o juiz não soube lidar com a situação, porem foi um bom debate onde os alunos mostraram o que realmente queriam, expondo suas opiniões. Alguns alunos foram bem claros, mostrando provas, e argumentos muito validos, eu não sei qual grupo ganhou, se foi o a favor ou contra, afinal eu e a turma do segundo ano B, pegamos o debate pela metade, e não podemos ver o final. Na minha opinião que teve mais argumentos, pelo menos no momento em que eu estava presente foi o grupo a favor das cotas.
A industria cultural não deixa de fato o individuo ‘’ crescer na vida’’, não deixa ele decidir e muito menos julgar seus direitos. A industria cultural faz com que o homem nunca fique feliz com o que quem, querendo sempre mais e mais. O vídeo também está ligado esse fato, do mesmo modo que a industria gera divergência entre outros povos, é o que está acontecendo nas ruas do nosso país, pessoas em busca de seus direitos, é eles estão certos sim, mas ficarem querendo, roubando não, sabemos que os povos são distintos, mas está gerando danos aos patrimônios.
ResponderExcluirVictor Valério, nº19 2ºMB
Debate Cotas (Bônus) (:
ResponderExcluirCada um tem que buscar os seus direitos com a sua luta, e não esperar que outros ou uma lei faça por ele. Pois acredito, que se continuar desse jeito, daqui um tempo teremos universidades formando alunos que nem terminaram o médio, pois há uma má formação dentro das escolas públicas devido a falta de interesse muitas das vezes dos próprios aluno que não querem estudar. Então, porque não investir melhor nos ensinos das escolas públicas, ao invés de ficar inventando leis que se diz que é em prol da sociedade estudantil, quando na realidades sabemos que tudo não passa de uma farsa governamental?
Raphael Mello, 16 2MB
Industria Cultural:
ResponderExcluirPara adorno o homem não tinha mais sua própria autonomia, o capitalismo aumentou e ficou mais forte, com isso a população ficando cada vez mais desumana. O direito das pessoas passaram a ficar de lado, e a única coisa que valia a pena era a lei do mercado, então praticamente só quem acreditava e era a favor dessa lei que sobrevivia. A Industria Cultural trás todos os avanços tecnológicos como exemplo para mostrar que no começo a tecnologia era algo de lazer e agora viu algo para manipular e fazer a cabeça das pessoas. E isso é feito com sucesso, a Industria consegue manipular tanto as pessoas que as coisas de lazer se tornam algo muito importante como trabalho, fazem tudo em função daquilo. Depois de um tempo ela toma posse de tudo e ate quem era feito de suas próprias opiniões, acaba cedendo a ela que acaba tomando conta ate da sua felicidade, te manipula e você confia, manipula falando que você pode ter seus próprios pensamentos, que você pode ser livre pra agir e sentir, só que na verdade o que eles querem é não deixar você pensar sozinho, o que eles querem é fazer o que eles acham certo, entrar na sua mente e você concordar. Adorno foi um filosofo que conseguiu compreender e enxergar como era realmente o mundo em que vivia.
No video PC Siqueira e Diego Quinteiro, falam sobre os lados esquerda e direita da politica. Os protestos que estao acontecendo ultimamente é do lado esquerdo. O lado esquerdo é a favor de que o dinheiro seja distribuido igualmente para todas as pessoas, ja as pessoas do lado direito querem ter dinheiro, nao se importando se o resto das pessoas vao ou nao ter a mesma quantidade ou apenas ter dinheiro. Muitas coisas, apenas as pessoas mais ricas e que seja politico tem acesso, e o lado esquerdo luta para que isso mude que tudo o que por exemplo só politicos tem acesso, que mude para que todos possam ter o mesmo direito. Esquerda e direita nao podem ser consideradas como partidos, voce mesmo faz a sua escolha, com as suas atitudes, pensamentos e opinioes voce decide de qual lado voce está. A midia esta fazendo a cabeça das pessoas, fazendo com que elas se confundam e e comecem a ficar sem entender o motivo de estar na rua gritando por 20 centavos. Tentando fazer você pensar que a minoria que esta la esta mesmo lutando pelos direitos e que a maioria são apenas vândalos querendo acabar com tudo.
Aluna: Anna Beatriz Pereira n:1 2MB.
Sobre o debate das cotas, sempre achei muito injusto isso, cada um merece entrar em uma faculdade por seu esforço e capacidade, e não pela cor, todo mundo é igual a todo mundo. Se os pais tem uma condição de colocar seu filho em uma escola particular onde o ensino é melhor, isso não pode prejudicar na hora de entrar em uma faculdade. Isso só gera o aumento do preconceito e ninguém ve, se uma pessoa tem cotas porque é negra, a pessoa tecnicamente já vai imaginar que tem cotas pela cor, e que as pessoas então julgando, pensando que a capacidade dela por ser negra é menor do que alguém que é branco e isso acaba magoando as pessoas e fazendo com que elas se sintam inferiores.
ResponderExcluirAnna Beatriz Pereira n:1 2B
A industria cultural, com todas as mudanças sofridas hoje torna o homem apenas como objeto do trabalho, consumidor e individualista, facilmente ifluenciado pela midia (televisao, revistas e internet) que mostra somente o que vai favorecer a ela com o intuito deiludir, convencendo a todos, mmostrando as defensorias dos partidos de direita sem se quer que o povo perceba, a rede globo por exemplo, nao esta do nossa lado como mostra, nao esta defendendo os partidos de esquerda defendidos nos protestos que estao acontecendo.
ResponderExcluirGiovanna Busquim numero 10 2anoB