segunda-feira, 12 de março de 2012

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

A palavra Filosofia é a junção dos termos "filo” e "Sofia” que significam respectivamente "amigo” e "saber", ou seja, amigo do saber. Nasce enquanto Ciência na Grécia no séc. VI a. C, com os pensadores pré-socráticos.
O principal entrave para a estruturação da Filosofia enquanto Ciência é a dificuldade em DESMITIFICAR o pensamento e assim realizar a compreensão racional da realidade. A primeira tentativa de uma explicação racional de mundo se dá com a passagem do MITO para o LOGOS.


MAS, O QUE É FILOSOFIA?

É a Ciência que se esforça para compreender e explicar a realidade. Aristóteles a definia da seguinte maneira: "É a Ciência que procura explicar todas as outras, porém não explica a si mesma", diz isto, pois pra ele está contida na Filosofia a essência de todas as outras Ciências, sejam elas, Humanas, Exatas ou Biológicas, todas elas estão pautadas na capacidade de PENSAR, que é unicamente humana.
Na ânsia de explicar e compreender a realidade, a Filosofia não só dá sustentação como produz os desdobramentos das Ciências. Daí, a particularização da Ciência, física, interessam os movimentos dos corpos; à biologia, a natureza dos seres vivos; à química, as transformações da substâncias; à astronomia, os corpos celestes; à psicologia, os mecanismos do funcionamento da mente humana; à sociologia, a organização social, etc.
Os desdobramentos não se dão apenas na constituição de outras Ciências,, mas também para a própria Filosofia, ao se multiplicar num campo intenso de transformações como: Política, Poder, Estado, Cidadania, Contratualismo, Ética, Moral, Razão, Cristianismo, Teoria do Conhecimento, Estética, Cultura de Massa, Industria Cultural, enfim, tudo aquilo que compõe a realidade, e, portanto, constitui o objeto Filosófico, dando meios para que os pensadores construam a CIÊNCIA DA SABEDORIA.
Quando nasceu englobava tanto a indagação filosófica propriamente dita, quanto o que hoje chamamos de conhecimento científico. O Filósofo teorizava sobre todos os assuntos, procurando responder não só o porquê das coisas, mas, também, o funcionamento delas.


CONDIÇÕES HISTÓRICAS PARA O SURGIMENTO DA FILOSOFIA


 AS VIAGENS MARÍTIMAS: as viagens produziram o desencantamento ou a desmistificação do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicação sobre sua origem, algo que o mito já não podia oferecer.

 A INVENÇÃO DO CALENDÁRIO: o que revelou uma capacidade de abstração nova, ou uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino incompreensível.

 A INVENÇÃO DA MOEDA: que permitiu uma forma de troca que não se realiza através das coisas concretas ou dos objetos concretos trocados por semelhança, mas uma troca abstrata, feita por cálculo do valor semelhante das coisas diferentes, revelando, portanto, uma nova capacidade de abstração e de generalização.

 SURGIMENTO DA VIDA URBANA: o surgimento da classe de comerciantes ricos, que precisava encontrar pontos de poder e de prestígio, pelo patrocínio e estímulo às artes, às técnicas e aos conhecimentos, favorecendo um ambiente no qual a Filosofia poderia surgir.

 O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ALFABÉTICA: que como o calendário e a moeda, revela o crescimento da capacidade de abstração e de generalização, pois não se representa uma imagem da coisa que se pensa e se transcreve, diferente dos hieróglifos dos egípcios ou os ideogramas dos chineses.

 O DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA: que vai introduzir a idéia de lei, o surgimento de um espaço público, e o estímulo a um pensamento e um discurso que não sejam aqueles formulados por seitas secretas, ou construídos através dos mistérios sagrados. Neste novo espaço de discussão as idéias passam a ser públicas, ensinadas, transmitidas, comunicadas e discutidas.

Autora - Professora Malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário