domingo, 24 de junho de 2012

Para todas as turmas do Ensino Médio.(Filosofia)

Racionalismo e empirismo

“No que se refere à ciência e à filosofia, a síntese medieval culminou com o sistema abrangente de Tomás de Aquino. O racionalismo escolástico estava unido ao misticismo cristão e o conhecimento dos gregos estava amoldado aos ensinamentos da Igreja, formando uma imagem do universo. As causas finais estavam por trás de cada processo da natureza. Uma inteligência divina permeava tudo. E a vontade de Deus, apesar de incompreensível em seus detalhes, proporcionava racionalidade e sentido a todas as coisas”. (Werkmeister, 1940, tradução nossa). O texto do pensador americano Werkmeister proporciona uma clara imagem do paradigma teológico-filosófico que vigorou durante a maior parte da Idade Média. Todavia, o Renascimento inauguraria uma nova mentalidade, uma maneira diferente de enxergar o universo, já bastante influenciada pelo princípio de desenvolvimento das ciências naturais. Um dos primeiros cientistas-filósofos da época (ainda não havia clara distinção entre ambas as ciências), Bernardino Telésio, é um típico representante da nova mentalidade empírico-científica da época. Segundo Höffding, Telésio considerava que mesmo o mais alto e mais perfeito conhecimento simplesmente consistia na habilidade de descobrir atributos e condições desconhecidas do fenômeno, através de suas similaridades com outros casos conhecidos. Ou seja, novas descobertas devem ser feitas empiricamente, baseadas na observação dos fenômenos da natureza, como já ensinava Aristóteles.
É neste ambiente cultural que o empirismo e o racionalismo moderno se desenvolvem. Um dos grandes precursores do empirismo – e por sinal também um dos ideólogos do moderno método científico – foi Francis Bacon (1561-1626). Dizia ele que todo conhecimento tinha que ser baseado em dados da experiência. As informações, no entanto, deveriam ser reunidas e utilizadas de acordo com um método, de modo a possibilitar fazer inferências cientificamente aproveitáveis.
Os sucessores intelectuais de Bacon foram os empiristas ingleses, dos quais os principais representantes eram Thomas Hobbes (1588-1674), John Locke (1632-1704), George Berkeley (1685-1753) e David Hume (1711-1776). O ponto de partida das investigações destes filósofos não foram os problemas do ser, mas do conhecer. No entanto, enquanto filósofos continentais (os racionalistas) encaram o problema do conhecimento a partir das ciências exatas, os empiristas voltam-se para as ciências experimentais. O próprio ambiente cultural e sócio-econômico da Inglaterra da época coopera para tanto, já que ocorria um grande florescimento das ciências experimentais – botânica, astronomia, química, mecânica, etc. Seguindo a linha de raciocínio das ciências experimentais, o empirismo parte de fatos, eventos constatados pela experiência. Agindo assim, chega à seguinte problemática epistemológica: como, partindo da experiência sensível, é possível chegar às leis universais? A solução encontrada pelos filósofos foi a de que partindo do pressuposto de que todo o conhecimento é originário da experiência, conclui-se que mesmo as idéias abstratas e as leis científicas têm a mesma incerteza, instabilidade e particularidade do conhecimento empírico. A alma (a mente) não possui idéias inatas, como afirmava o racionalista Platão. As impressões, obtidas pela experiência, isto é, pela sensação, percepção e pelo hábito, são direcionadas à memória e desta – através de um processo de associação de idéias, segundo o filósofo Hume – formam-se os pensamentos. O próprio hábito de associar idéias, pela diferenças ou semelhanças, forma a razão, ainda segundo Hume. A mais famosa tese do empirismo, desenvolvida por John Locke, é a da tabula rasa. Com este conceito o filósofo queria dizer que ao nascermos não temos nenhum princípio ou idéia inata e tudo que aprendemos e processamos em nossa mente provêm das experiências feitas durante a vida.
A escola racionalista, inaugurada por René Descartes (1596-1650), tem um posicionamento diferente em relação à maneira como é adquirido o conhecimento. Vivendo em um ambiente diferente dos empiristas, assolado por guerras (Guerra dos 30 anos de 1618 a 1648) e perseguições religiosas (Massacre de São Bartolomeu em 1572), os filósofos racionalistas foram mais apegados a conceitos imutáveis, como os das ciências teóricas (matemática e geometria). Para os filósofos racionalistas, cujos representantes principais foram Descartes, Nicolas Malebranche (1638-1715), Baruch Espinosa (1632-1677) e Leibniz (1646-1716), é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento. A resposta a esta questão, encontrada por Descartes, foi que o conhecimento válido não provem da experiência, mas encontra-se inato na alma. Em relação ao método para atingir este conhecimento, o filósofo francês propõe colocar em dúvida qualquer conhecimento que não seja claro e distinto. Este conhecimento pode ser obtido através da análise racional, com a qual é possível apreender a natureza verdadeira e imutável das coisas. Trata-se, de certa forma, de uma reedição do platonismo, possibilitando a metafísica e a aceitação de uma moral baseada em princípios tidos como racionais e universalmente válidos.
Fonte: http://www.consciencia.org/empirismo-e-racionalismo

124 comentários:

  1. O que podemos entender sobre Racionalismo e Empirismo??? quais as suas diferenças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O empirismo não possui corrente filosófica pelo fato de não ser ciência de qualquer modo. É o empirismo uma prática realizada pela crença popular e pela tradição. Por exemplo: Benzedores que prometem alguma cura de doença, sem qualquer uso de medicamentos, apenas pelo poderio da fé, ou seja, poder espiritual.
      O racionalismo, teve sua origem na separação de ciência da religião, onde a filosofia da razão translada os séculos, nos conduzindo ao século VI antes de cristo, advinda da Grécia antiga por Drácon, evoluindo através de Sócrates, Platão, Aristóteles e chegando até a nossa era por intermédio dos grandes pensadores e filósofos que se destacaram durante o limiar da nossa história, amadurecendo paulatinamente o positivismo da ciência, que indeclinável, caminha em direção ao aperfeiçoamento universal da sociedade humana.

      Então, com o iluminismo, com o progresso impulsionado pela revolução industrial, pelas guerras de classes, pela revolução Francesa entre outras, a científica, evoluiu numa época, onde as classes sociais se multiplicaram, nascendo a Burguesia e a classe média, onde a humanidade passou a ser racionalista em função da ciência positiva.
      Racionalismo: Estudo da Razão e ciência.
      Empirismo: Aplicação de crenças hereditárias.

      Rafael Mobiglia - 30 - 3º Ano

      Excluir
    2. Estas duas correntes de pensamento ocidental determinam filosofia especialmente desde o inicio da modernidade. O pai da modernidade, Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas se desenvolveram mais na Europa ocidental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.
      De grosso modo pode-se dizer: enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos (visão, audição, tato, etc.).

      JOÃO VITOR GARCIA BIANCONI N17 1MA

      Excluir
    3. Francis Bacon, um dos precursores do Impirismo dizia que todo conhecimento deveria ser baseado nas experiências, onde deveriamos juntar as informaçõs e usarmos de acordo com um só método, fazendo com que se faça interferências cientificamente aproveitáveis, voltando-se para ciências EXPERIMENTAIS, partindo de fatos, eventos formados por elas, além de dizer que a mente (alma) não possuí ideias inatas contradizendo o Racionalismo onde dizia que o conhecimento vem da razão (''Penso logo existo'') e que as suas ideias eram inatas ao ser humano (dom), onde o conhecimento poderia ser obtido através da análise racional. Um de seus precursores, René Descartes, cria a dúvida metódica como ferramenta de busca da verdade, separando também o corpo e o espírito (pensamento), essa contraposição de ideias se deve ao fato de terem vividos em épocas diferentes

      Excluir
    4. Racionalismo: escolástico estava unido misticismo cristão e o conhecimento dos grupos estava amoldados ao ensinamento da igreja que formava uma imagem universal, que estava a cada processo da natureza, uma inteligencia divina permeava tudo.
      empirista:Foi um ponto de partida das investigação destes filósofos ele voltam para a ciência experimentais, o próprio ambiente cultural e sócio-econômico da Inglaterra da época.que ocorreu o grande florescimento das ciência experimentai : botânica, astronomia, química e mecânica e os fatos constatado pela experiencia

      Excluir
    5. professor meu computador esta com vírus então ele esta meio ruim para enviar as mensagem e as vezes manda so no outro e as horas esta tudo errado.
      29-07 as 18:49
      caius pacheco

      racionalismo e empirista que esta sem meu nome
      caius pacheco

      Excluir
  2. O racionalismo desconfia das informações fornecidas pelos sentidos, crendo que essas são por demais falíveis, que é muito fácil se enganar “ouvindo errado” ou “vendo o que não estava lá”. O caminho correto para o conhecimento seria o bom uso da razão. Um sistema racional elaborado a partir de premissas válidas traria o conhecimento real, a verdade.
    O empirismo, de matriz inglesa com John Locke, vai pelo caminho inverso. Considera que o ser humano nasce uma “tábula rasa” sem nada saber, todo o conhecimento vem pelos sentidos e só depois é trabalhado pela razão. Assim, deve-se ter rigor e cuidado nas observações, mas algo só é verdadeiro se for comprovado na experimentação. É “ver para crer”.

    Lucas Ferreira Concato n°20

    ResponderExcluir
  3. empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico , tipo, tudo tem 1 sentido, uma origem, uma razão,não vê diferença entre o espírito e extensão, como fala o racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses. o empirismo por sí, também defende em teorias cientificas sobre o mundo e etc...

    ResponderExcluir
  4. De forma resumida, colocarei os principais pontos característicos dessas duas correntes filosóficas que permearam a antiguidade e são muito utilizadas no processo cientifico atual, evidenciando que tais modalidades são de grande importância para o mundo atual, por que, praticamente foi através delas que nós conhecemos a ciência como é hoje.
    Sem fazer menção de autores e pensadores de tais correntes filosóficas, destaco alguns de suas cruciais e notáveis características:
    a) Racionalismo: O racionalismo busca a verdade através unicamente do pensamento, aqui os seus criadores e co-criadores, ou assim dizendo, expunham que a principal forma de conseguir extrair alguma verdade sobre alguma coisa era necessariamente através da razão que é intrínseca a qualquer ser humano, portanto há aqui uma evidente auto-elevação da figura humanística que eleva o homem ao patamar mais racional constituinte da natureza. Conclui-se que o homem é um ser dotado de razão, através da qual “retira” as informações que são inertes à toda razão;
    b) Empirismo: O empirismo associa a busca da verdade com dados e experimentos reais, para os empiristas, a principal, ou se não a única forma de se chegar à verdade era através das experiências que cada pessoa tinha. Por exemplo, eu só saberei o quanto o fogo queima se eu realmente queimar minha mão. Eles eram uma forma mais rígida do que os racionalistas, porém utilizavam muitos gráficos, que podiam “ferir” os fundos opinativos, ou seja, através de um mesmo dado podemos tirar diversas opiniões diferentes, sem que uma delas esteja realmente errada ou verdadeira.
    Podemos então dizer que hoje em dia, a ciência utiliza essas duas correntes, pois primeiramente o método científico recorre ao porque, e elabora algumas possibilidades. Por exemplo, eles elaboram que à 300ºC o fogo queimara seu dedo a ponto de fazer uma queimadura de 3ºgrau se o dedo for exposto ao fogo por 20 segundos, logo após colocam um dedo no fogo exatamente da forma que bolaram e analisam quais são as variáveis e qual realmente foi o resultado. Através da razão e do empirismo chegam a uma verdade quase absoluta, uma vez, que nada é absoluto realmente, nem mesmo as leis que permeiam o universo.

    ResponderExcluir
  5. O racionalismo consiste em acreditar nas ideias inatas e no raciocínio lógico, através da razão. É, de certo modo, a própria filosofia desde a sua origem pois, de facto, a razão é a condição de todo o pensamento teórico. A filosofia constitui-se pelo reconhecimento da razão como a faculdade do conhecimento das coisas e do domínio de si.
    O empirismo, corrente que afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.
    A diferença básica está na medida em que o empirismo necessita da prática para obter o conhecimento nas áreas estudadas.
    Gabriel Lobo de Oliveira, 3º ano numero 11.

    ResponderExcluir
  6. Racionalismo – é a definição do raciocínio que é a operação mental discursiva e lógica.Estes são proposições para extrair conclusões sobre uma coisa ser verdadeira,falsa ou duvidosa.Para seus pensadores o conhecimento vem da razão a busca por solucionar um problema(criar hipóteses levantar dados e argumentar sobre o fato).
    Empirismo – é a sabedoria adquirida por percepções sendo independente de seus objetivos e significados .Para seus pensadores a experiência é a comprovação da hipótese(nada é inatu tudo é adquirido pelo conhecimento),e que a junção do racionalismo e o empirismo surge a ciência.
    Suas diferenças são que um lado acredita que o conhecimento vem da razão e outro é adquirido ao longo da sua vida.
    Gabriel Gambini n° 10 3°A

    ResponderExcluir
  7. Empirismo

    O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704), que defende uma corrente a qual chamou de Tabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.
    Entende-se por empírico aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências e observações. Teorias não bastam, somente através da experiência, de fatos ocorridos observados, um conhecimento é considerado pelo empirista.

    Racionalismo
    O racionalismo consiste em acreditar nas ideias inatas e no raciocínio lógico, através da razão. É, de certo modo, a própria filosofia desde a sua origem pois, de facto, a razão é a condição de todo o pensamento teórico. A filosofia constitui-se pelo reconhecimento da razão como a faculdade do conhecimento das coisas e do domínio de si.
    O racionalismo muda de aspeto conforme se opõe a cada filosofia. Opõe-se ao pensamento arcaico pelo seu estilo, já que está atento à ideia e visa uma coerência inteligível. Opõe-se ao empirismo, tornando-se metódico, armando-se com a lógica e a matemática.
    Toda a doutrina da razão se apoia em dois pilares: a experiência que nos é dada pelos sentidos é insuficiente para se poder atingir o conhecimento; o pensamento através da razão é capaz de atingir a verdade absoluta, pois as suas leis são também as leis que regem os objetos do conhecimento, tal como Hegel descrevia: "Tudo o que é racional é real e tudo o que é real é racional".

    Luiz Fellipe Druzilli Pereira nº23 3ºano

    ResponderExcluir
  8. Racionalismo e empirismo: o racionalismo não acredita nas informações dos sentidos, crendo que elas são muito fáceis de se enganar. O caminho correto para o conhecimento seria o correto uso da razão, e não do pensamento. Esqueceria as hipóteses, que poderiam se transformar em uma verdade e só pensam no conhecimento real. Essa é uma realidade de Descartes. Já o empirismo, é ao contrário do racionalismo. Acredita que o ser humano nasce sem saber nada, e vai adquirindo o conhecimento através das experiências que vai conquistando pelo caminho da vida. Não acredita só no pensamento, mas também na prática. Essa realidade de Bacon.

    ResponderExcluir
  9. O racionalismo desconfia das informações fornecidas pelos sentidos, crendo que essas são por demais falíveis, marcados pela frase de Renée Descartes “penso, logo existo”. Descartes começou a questionar todas as verdades fundamentadas na tradição, no “é porque sempre foi assim”, desmontando superstições, misticismo, conceitos sem base sólida etc. Chegou a ponto de duvidar de tudo e então estabeleceu suas premissas.
    O empirismo, é o inverso. Considera que o ser humano nasce sem saber, todo o conhecimento vem pelos sentidos e só depois é trabalhado pela razão. Assim, deve-se ter rigor e cuidado nas observações.

    Vitor Hugo Tiburcio

    ResponderExcluir
  10. 1 –) Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a idéia de que somente as experiências são capazes de gerar idéias e conhecimentos.

    De acordo com o empirismo, as teorias das ciências devem ser formuladas e explicadas a partir da observação do mundo e da prática de experiências científicas. Portanto, este sistema filosófico descarta outras formas não científicas (fé, intuição, lendas, senso comum) como forma de geração de conhecimentos.

    Esta doutrina filosófica foi definida no século XVII pelo filósofo inglês John Locke. De acordo com este filósofo, todos os seres humanos nascem com a mente em branco, ou seja, limpa. Com as experiências e conhecimentos adquiridos em vida é que a personalidade se forma. Logo, a sociedade interfere diretamente na formação dos indivíduos.
    O racionalismo consiste em acreditar nas ideias inatas e no raciocínio lógico, através da razão. É, de certo modo, aprópria filosofia desde a sua origem pois, de facto, a razão é a condição de todo o pensamento teórico. A filosofiaconstitui-se pelo reconhecimento da razão como a faculdade do conhecimento das coisas e do domínio de si.
    O racionalismo muda de aspeto conforme se opõe a cada filosofia. Opõe se ao pensamento arcaico pelo seu estilo, jáque está atento à ideia e visa uma coerência inteligível. Opõe-se ao empirismo, tornando-se metódico, armando-secom a lógica e a matemática.
    Toda a doutrina da razão se apoia em dois pilares: a experiência que nos é dada pelos sentidos é insuficiente para sepoder atingir o conhecimento; o pensamento através da razão é capaz de atingir a verdade absoluta, pois as suas leissão também as leis que regem os objetos do conhecimento, tal como Hegel descrevia: "Tudo o que é racional é real etudo o que é real é racional".
    O racionalismo surgiu com os Eleatas e teve um papel central no platonismo, com a Teoria das Ideias de Platão, quedistinguia o mundo inteligível do mundo sensível. Desenvolveu-se no século XVII, segundo o qual o paradigma doconhecimento era a intuição intelectual que Deus tem das coisas, e da qual os seres humanos experienciam através damatemática.
    Descartes é o criador e impulsionador do racionalismo moderno. Ele preocupa-se com a investigação prévia doconhecimento. A dúvida corresponde a uma exigência da fundamentação das possibilidades do conhecimento.
    Há uma vastidão imensa de ideias inatas. Estas são isentas de dúvidas, Descartes não recusa a existênciade informações vindas pelos sentidos mas não pode ter por elas carácter de evidência pois são obscuras e confusas.Descartes admite nos seres humanos a existência de ideias factícias. É classificado de racionalistainatista pois só as ideias inatas são garantia de certeza.
    Estas duas correntes de pensamento ocidental determinam filosofia especialmente desde o inicio da modernidade. O pai da modernidade, Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas se desenvolveram mais na Europa ocidental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.
    De grosso modo pode-se dizer: enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos.

    Aluno: Gabriel Bonotto Piratelo nº 09

    ResponderExcluir
  11. Aluno: Renan Bozelli Fermino Nº. 24
    Série: 1º M"B"

    O Racionalismo e o Empirismo,são doutrinas filosóficas totalmente distintas uma da outra.Embora alguns estudiosos acreditem que na verdade o empirismo seja uma vertente racionalista, esta é uma oposição clássica na filosofia moderna. Os racionalistas seriam aqueles que acreditam que é possível chegar ao conhecimento através da razão, desde que ela seja bem orientada através do método que permite distinguir o verdadeiro do falso. O grande exemplo é Descartes. Adicionalmente, os racionalistas acreditam que há no espírito algumas idéias inatas, isso é, noções verdadeiras que nascem junto com o homem. Já os empiristas acreditam que o homem nasce sem nenhum conhecimento - a famosa tabula rasa de locke - e o vai adquirindo conforme a experiência, porém o conhecimento empírico não é da ordem do verdadeiro e do falso, pois os sentidos não conhecem a verdade, mas da ordem do prático. A função do espírito no empirismo seria a de um agente combinador, formaria-se as idéias através dos dados dos sentidos coisa e tal. Os empiristas, como ficou conhecido Hume, desferiram grandes golpes no racionalismo, que será a herança da filosofia desde Kant.

    ResponderExcluir
  12. O Racionalismo trata a questão do conhecimento, os conhecimentos o qual seus representantes acreditam prover da razão acreditam que há coisas inatas, ou seja, que se encontra nas pessoas, podendo ser chamado de “dom”, algo que é inserido desde o momento do nascer. Explicam as coisas racionalmente, através do pensar, levantando hipóteses, teorias, para eles não tem necessidade de comprovar, apenas utilizam-se de conceitos, chegando à razão apenas com a teoria.

    O Empirismo é diferente do conceito do racionalismo, seus representantes acreditam numa “teoria prática”, ou seja, a experiência. Para eles, o conhecimento não advém da razão, mas sim da experimentação, adquirindo o conhecimento através do experimento, não existindo coisas inatas, mostram tudo meticulosamente por gráficos, lacunas, números, podendo resumir seu pensamento na frase: “Somos uma folha em branco, que com a experiência vamos sendo preenchidos com o ato de experimentar.

    Vanessa Ribeiro. nº35 3ºMA

    ResponderExcluir
  13. O empirismo é a sabedoria adquirida por percepções; pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

    O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a ideia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins . Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo, base do próprio liberalismo e que se torna assim, a base também do racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social.

    O empirismo necessita da prática e o Racionalismo não.

    ResponderExcluir
  14. Racionalismo:Doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.O racionalismo dos séculos XVII e XVIII influencia a religião e a ética até hoje. Assim é também uma corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins.O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social.Onde o enfraquecimento da base do racionalismo se reflete também no planejamento e na ação do Estado, que adquire um caráter errático e não-explícito.Desse modo o Racionalismo basicamente argumenta que a obtenção do conhecimento científico se dá pelas idéias inatas, que seriam pensamentos existentes no homem desde sua origem que o tornariam capazes de intuir (deduzir) as demais coisas do mundo.O Racionalismo vê a Razão como a capacidade de bem julgar e de discernir o verdadeiro do falso. Entende que a Razão é independente da experiência sensível, e que pertence ao Espírito que é diverso da Extensão.
    Empirismo:Para essa doutrina, a Experiência é a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se a Sabedoria através da percepção do Mundo externo, ou então do exame da atividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos é exterior e as modifica internamente. Daí ser o Empirismo de caráter individualista, pois tal conhecimento varia da percepção, que é diferente de um indivíduo para o outro.O Empirismo diz que a origem das Idéias é o processo de abstração que se inicia com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos.Assim o Empirismo apesar de não possuir pensamento contraditório entende de forma bem diferente: diz que a Razão é dependente da experiência sensível, logo não vê relação entre espírito e extensão(como no Racionalismo) , de tal forma que ambos são extremidades de um mesmo objeto.
    Assim uma diferença entre ambas as doutrinas poderia ser que para os racionalistas a utilização do método de conhecimento inspirado no rigor da Matemática.É o método dedutivo que parte do geral para o particular, primeiro elaboram-se as suposições e depois são feitas as comprovações ou não.Já no Empirismo tal método matemático não é aceito. A experiência é o ponto de partida de nosso conhecimento, logo não há necessidade de fazer hipóteses. Assim caracteriza-se o método indutivo que parte do particular (experiências) para a elaboração de princípios gerais.
    Aluna:Carolina Yamashita de Mello. n 07

    ResponderExcluir
  15. Verdade é a base para as duas teorias.
    Os RACIONALISTAS: Tentam provar sua teoria com a utilização de conceitos, e acreditam que existem coisas inatas no individuo ( o individuo já nasce com algum tipo de "dom" ).Para eles, o buscar e o pensar era a forma de se conseguir o conhecimento. Seu principal pensador era René Descartes, que disse uma das frases mais importantes da filosofia "Penso, logo existo" , sua tese era de que a dúvida é o primeiro passo para se chegar ao conhecimento. Ele separa corpo e espírito, para ele são diferentes, corpo age e espirito pensa.
    Os EMPIRISTAS: Tentam provar suas teorias com a utilização de dados, como gráficos. Diferentemente dos racionalistas, os empiristas não acreditam que o individuo já nasça com algum dom, algum conhecimento, é como se a pessoa nascesse com uma folha em branco, sendo rascunhada, preenchida com o passar com anos, ao passar do passo que se adquire algum conhecimento. Um dos principais empiristas foi Francis Bacon, que se destacou com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o Homem. Para ele, a filosofia verdadeira não é apenas a ciência das coisas divinas e humanas, é também, algo pratico. Saber é poder. Francis propõe a classificação das ciências em 3 grupos - poesia , história e filosofia.

    Tainá de Oliveira Vitor. nº33. 3ºano

    ResponderExcluir
  16. O empirismo

    O empirismo considera como fonte de todas as nossas representações os dados fornecidos pelos sentidos. assim, todo o conhecimento é «a posteriori», isto é, provém da experiência e à experiência se reduz. Segundo os empiristas, inclusivamente as noções matemáticas seriam cópias mentais estilizadas das figuras e objectos que se apresentam à percepção

    O racionalismo

    Os racionalistas consideram que só é verdadeiro conhecimento aquele que for logicamente necessário e universalmente válido, isto é, o conhecimento matemático é o próprio modelo do conhecimento. Assim sendo, o racionalismo tem que admitir que há determinados tipos de conhecimento, em especial as noções matemáticas, que têm origem na razão. Não quer isso dizer que neguem a existência do conhecimento empírico. Admitem-no. Consideram-no porém como simples opinião, desprovido de qualquer valor científico. O conhecimento, assim entendido, supõe a existência de ideias ou essências anteriores e independentes de toda a experiência.


    João Pedro Cobianchi Bueno n:17

    ResponderExcluir
  17. Racionalismo: Os racionalistas defendiam conceitos imutáveis; o conhecimento não vinha das experiências, era inato na alma. Mas, tudo aquilo que era duvidoso, onde não havia certeza absoluta, era preciso colocar em questionamento. O conhecimento era inato ao indivíduo, como se ele já nascesse com tudo o que precisaria ao longo dos anos. René Descartes é o criador do racionalismo moderno; o saber constrói-se a partir das ideias inatas, busca pela certeza, que não vem da experiência, mas somente pela razão.


    Empirismo: Para os empiristas, todo conhecimento é obtido através das experiências, ao contrário do que dizia os racionalistas. Todas as ideias provêm das experiências adquiridas ao longo da vida. O conhecimento se dá pelas experiências vividas, pelas tentativas e erros. As ideias deveriam ser vivenciadas, colocadas em prática. Essa doutrina filosófica é observada como um método científico moderno. Quando nascemos, nada sabemos, não temos nenhum conhecimento e com as experiências, geramos conhecimento.

    Caroline Gondo 1º MB

    ResponderExcluir
  18. O EMPIRISMO CLASSIFICA COMO ÚNICAS “FORMADORAS” DE IDEIA, AS EXPERIENCIAS. PORTANTO IDEIAS INATAS SÃO DESCARTADAS
    É UMA SABEDORIA QUE É ADQUIRIDA POR PERCPÇÕES, PELA AUTONOMIA HUMANA. DEFENDE AS TEORIAS CIENTIFICAS BASEADAS NA OBSERVAÇÃO, EM CONTRAPARTIDA DA FÉ.
    O FILOSOFO JOHN LOCKE DIZ QUE A MENTE É UMA QUADRO EM BRACO, ONDE TUDO QUE É ALI ESCRITO SÃO CONHECIMENTOS, TENDO A BASE OS SENTIDOS. QUANDO NASCEMOS NÃO TEMOS NOÇÃO DE NADA, TUDO É
    ADQUERIDO PELA EXPERIENCIA.

    O RACIONALISMO ACREDITA NAS IDEIAS INATAS E NO RACIOCINIO, TUDO ATRAVEZ DA RAZÃO. A RAZÃO É A CONDIÇÃO DE TODOS OS PENSAMENTOS, A RAZÃO SERIA UMA “FACULDADE” DO CONHECIMENTO DAS COISAS E DE SI.
    DESCARTES, FILOSOFO RACIONALISTA, SE PREOCUPA COM O DESCONHECIMENTO, A DUDIVA CORRESPONDE A UMA EXIGENCIA DA FUNDAMENTAÇÃODAS POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO.
    KANT ADMITE QUE AS FORMAS DE TODO O CONHECIMENTO LIMITAM AS POSSIBILIDADES DA RAZÃO, DISTINGUINDO DUAS FONTES DE CONHECIMENTO: SENSIBILIDADE E ENTENDIMENTO.O RACIONALISMO TENDE A PASSAR DE METAFÍSICO A POSITIVO, EM VEZ DE DEINCIDIR SOBRE A VERDADE CONCEBIDA COMO UM ABSOLUTO, RECORRE A EXPERIENCIAS PARA CONTROLAR HIPOTESES QUE OPES OS GRANDES SISTEMAS.
    O POSITIVISMO É UMA CONSEQUENCIA NATURAL DE UMA RACIONALISMO.

    NO RACIONALISMO, O HOMEM NASCE COM IDEIAS INATAS, QUE SÃO DESENVOLVIDAS À CONSCIENCIA E CONSTITUEM AS VERDADES ACERCA DO UNIVERSO. A PARTIR DE IDEIAS O HOMEM PODERIA ENTENDER OS FENOMENOS PARTICLARES APRESENTADOS PELOS SENTIDOS. A VERDADE, PORTANTO, INDEPENDERIA DOS SENTIDOS FÍSICOS. RACIONALISMO AFIRMA QUE A RAZAO PURA É A MAIOR FONTE DE CONHECIMENTO. JÁ O EMPIRISMO AFIRMA QUE NOSSO CONHECIMENTO É ADQUIRIDO POR FORMA DOS SENTIDOS. O RACIONALISMO OPÕE-SE AO EMPIRISMO, TORNANDO-SE METÓDICO, ARMANDO-SE COM LÓGICA E A MATEMÁTICA.

    ResponderExcluir
  19. Racionalismo- é a corrente filosófica que iniciou com a definição de raciocínio, é a razão a essência do real. Todas as coisas tem a sua razão, são inteligíveis encontrando-se a verdade absoluta ao alcance do pensamento racional
    Empirismo- acredita nas experiencias como únicas, discordam da noção das ciências inatas. Adquire-se sabedoria através da percepção do mundo externo, que varia de individuo para individuo
    Diferença- os empiristas acreditam que o conhecimento é originário da experiencia, pela sensação, percepção e pelo habito. Já os racionalistas acreditam que o conhecimento válido não provem de experiência, mas encontra-se inato na alma
    Aluna: Mariana Panagio N°21 1° MB

    ResponderExcluir
  20. *Empirismo: o conhecimento vem da experiencia, voltam-se para as ciências experimentais, as impressões, obtidas pela experiência, pela sensação, percepção e pelo hábito, são direcionadas à memória através de um processo de associação de idéias, assim formam-se os pensamentos. Dessa associação de ideias que se forma o conhecimento. Nós nascemos sem conhecer nada, a partir da experiencias é que vai se formando o conhecimento, para depois formar a razão.
    *Racionalismo:o conhecimento vem da razão. É preciso descobrir um método de investigação para construir o conhecimento, o conhecimento encontra-se inato na alma e o método para atingir esse conhecimento é através da análise racional.
    *A diferença é que o pensamento racionalista diz que o conhecimento já esta inato ao humano, diferente do pensamente empirista que diz que consegue-se o conhecimento através de experiências.

    Ana Paula Catussi n° 01 ; 1°M B

    ResponderExcluir
  21. No empirismo, pode-se dizer que o conhecimento devia ser baseado na experiência, voltados para a ciência experimental, onde somente teorias não bastam. Para os filósofos empiristas, o pensamento surge através de uma associação de ideias, hábitos, sensações.
    Quanto ao racionalismo, as ideias de conhecimento são diferentes do empirismo. Os filósofos racionalistas utilizavam conceitos imutáveis, como os das ciências teóricas. Segundo Descartes, o conhecimento válido não provem da experiência, mas encontra-se inato na alma, e pode ser obtido através da análise racional, não da experiência.

    Aluna: Isabella Mendes Melchior n-16
    2 MA

    ResponderExcluir
  22. Racionalismo - Foi criada por Rene Descartes, o que inauguraria uma nova mentalidade. No racionalismo é necessário descobrir uma investigação filosofica sobre o qual poderia construir todo o conhecimento.
    Por Descartes o conhecimento não provem da experiência mas vem da alma. O conhecimento pode ser obtido por analizes racionais no qual se aprende com a natureza.

    Empirismo - Voltada para as ciências experimentais e que todo o conhecimento é gerado pela experiência.
    A alma não possui idéias inatas. A mais famosa tese do empirismo, desenvolvida por John Locke, é a da tabula rasa. Queria dizer que é que ao nascermos não temos nenhum princípio ou idéia inata e tudo que aprendemos e processamos em nossa mente provêm das experiências feitas durante a vida.

    Lucas Araujo 1º Ano B nº 18

    ResponderExcluir
  23. Racionalismo afirma que o conhecimento vem da razão, vem de coisas lógicas, comprovadas cientificamente. Já o Empirismo diz que o conhecimento se origina de experiências, sem comprovações científicas, ele afirma que o conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos.
    Algumas diferenças são que o Racionalismo se desenvolveu na Europa Ocidental, e o Empirismo na Inglaterra. O racionalismo, teve sua origem na separação de ciência da religião, já o empirismo não possui corrente filosófica pelo fato de não ser ciência.

    ResponderExcluir
  24. Racionalismo
    Racionalismo usa para adquirir uma opinião verdadeira ou falsa do raciocínio, não pela ciência e sim pelo pensar, pelo estudo pelo método da razão.
    Eles consideram que para o conhecimento ser verdadeiro ele tem logicamente necessário, ou seja, conhecimento matemático. Os racionalistas dizem que nascemos com ideias inatas, que vão crescendo com o tempo. A partir dessas ideias, o homem poderia entender os fenómenos particulares apresentados pelos sentidos. O conhecimento da verdade, portanto, não dependeria dos sentidos físicos.
    Empirismo
    O empirismo se opõe ao racionalismo, o empirismo diz que ao nascermos somos iguais uma folha em branco, com o tempo vamos conhecendo e aprendendo, por forma de tentativa e erro. origem das Ideias é o processo de abstração que se inicia com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos. Caracteriza-se o método que parte das experiências para elaboração de princípios gerais.

    ResponderExcluir
  25. O Racionalismo é encarar o problema do conhecimento a partir das ciências exatas, pela razão; os empiristas voltam-se para as ciências experimentais. Estes dizem que através da experiencias( sentidos, habito, conceitos) é possível chegar a uma conclusão, ao qual se define uma lei, a universal, para que possamos entender como aquilo se forma e age. Diferente da idade media que usa o meio de Deus para explicar os fenômenos da sociedade.

    Estas duas correntes determinam filosofia especialmente desde o inicio da modernidade. Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo. Os empiristas foram: Hume e Locke
    Enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos (visão, audição, tato, etc.).

    ResponderExcluir
  26. Na busca da verdade, no querer entender o mundo, cria-se duas vertentes de pensamento: o Empirismo e o Racionalismo. Segundo filósofos de pensamento empírico, o homem nasce com o cérebro como se fosse uma folha em branco, e conforme suas experiências adquiridas durante a vida obtém conhecimento, sendo este, portanto, algo muito individual, pois varia da percepção de mundo de cada pessoa. Ex: Sabe-se que quando se coloca a mão no fogo queima e arde, porque algum dia você já fez isso, ou viu alguém fazendo (experiência). Já no pensamento Racionalista, para se chegar à verdade é preciso questionar, usar a razão, que para estes pensadores, é inata em todo o ser humano... Por quê? Poderia ser de outro jeito? Quais as probabilidades de ser assim, ou daquele outro modo?. É deste pensamento racional que advém a ciência.

    Kelly Leal, nº21, 2MA

    ResponderExcluir
  27. O racionalismo é uma corrente filosófica, que se preocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para chegar a determinados fins, geralmente visa o interesse coletivo. "O Racionalismo é a doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo"
    O empirismo é a sabedoria adquirida pela percepção, independente de suas origens ou significados, surge com John Locke, o empirismo se opõe ao racionalismo, muitos julgam completamente diferentes, ja outros nem tanto !
    GABRIELA DA SILVA PEREIRA Nº10 2ºMA
    beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijooooooooooooos tonzinho hahaha

    ResponderExcluir
  28. Racionalismo- os filósofos racionalistas dizem que a razão tem um papel determinante na construção do conhecimento. Os grandes filósofos racionalistas tentam explicar o conhecimento como resultado da razão.
    Empirismo considera como fonte de todas as nossas representações os dados fornecidos pelos sentidos. Todo conhecimento vém da experiência e á experiência se diminui. Segundo a ideia deles, as noções matemáticas seriam cópias mentais modificadas dos objetos perceptíveis.

    Felipe Augusto 1ºb nº09

    ResponderExcluir
  29. O Racionalismo diz que para adquirir conhecimento é preciso usar da razão,é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento.
    No empirismo acreditavam que para obter conhecimento podia até ser através da razão mas que o principal era se adquirir através dos sentidos e da experiencia que se consegue da vivência a cada dia.

    ResponderExcluir
  30. O empirismo procura saber o porque das coisas as comprovando ou seja,fazendo experiencias e cada individuo ter uma percepção diferente do outro,já no racionalismo a procura por um porque se torna diferente levando em conta ideias inatas (normalmente ultrapassadas)

    ResponderExcluir
  31. O racionalismo diz que o conhecimento vem da razao. Que aprendemos porque entendemos as coisas. Separa o corpo(palpável) e o espirito(ciencia do pensamento). Usa a dúvida metadologica como ferramenta de busca da verdade.
    O empirismo diz que o conhecimento vem pela experiencia. è experimentando que aprendemos, que conhecemos. O pensamento vem depois da experiencia. A ciência pra este só ocorre quando o racionalismo se junta com o impirismo, poruqe cria a hipótese( racionalismo) e outro comprova(empirismo).
    Keroly Tainara Batista Jovellone nª22 2ªMA

    ResponderExcluir
  32. Quando falamos em Racionalismo , logo pensamos em um argumento em que a obtenção do conhecimento científico se dá pelas ideias inatas , que seriam pensamentos existentes no homem desde sua origem que o tornariam capazes de deduzir todas as outras coisas do mundo , sendo tais ideias inatas o fundamento da Ciência . Já quando citamos o nome Empirismo , logo percebemos que ele diz que a origem das ideias é o processo de abstração que se incicia com a percepção das coisas através dos sentidos. Para ele , a experiência é a base do conhecimento científico , ou seja , as pessoas adiquirem a Sabedoria através da percepção do mundo externo , ou então através de uma atividade da nossa mente , que pega a realidade que nos é exterior e as modifica internamente. A diferença entre empirismo e Racionalismo , é que enquanto no racionalismo a obtenção de conhecimentos se dá pelas ideias inatas , no empirismo a obtenção de ideias é atráves de nossos sentidos e as pessoas adquirem conhecimentos pelo mundo externo.

    Maria Clara - nº 25

    ResponderExcluir
  33. O racionalismo é tipo uma corrente filosófica que inicia com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica.Usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira ou falsa.A corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins

    Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas formadoras das ideias.É normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional

    Os racionalistas se desenvolveram mais na Europa ocidental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra.O racionalismo afirma que a razão pura, fonte do conhecimento,ja o o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos

    ResponderExcluir
  34. Racionalismo parte do principio relacionado que para o homem poder ter conhecimento é necessario ter a razao, e a razao ja nasce com o homem, sendo ela aperfeiçoada e melhorada ao decorrer da vida, toda pessoa possui a razao. quando alguem possui um problema, é necessario pensar de maneira racional para resolver, o que nos faz humanos é o pensar.
    Empirismo parte do principio que o conhecimento que o homem necessita vem atraves das experiencias do dia a dia, nada na vida é inato e ja nasce com a gente, temos que adquirir, se quisermos conhecimento temos que fazer experiencias para conseguir adquirir, só se conhece quando experimenta.
    A diferença entre os dois é de que no racionalismo o conhecimento parte da razao, e ja é inata aos homens, ja nascemos com ela. No empirismo para conseguir o conhecimento é necessario a experiencia, pois nada é inato ao homem.


    ADAUTO Nº1

    ResponderExcluir
  35. O Racionalismo foi mais difundido na França, por influência de Descartes. Para ele, a ciência é comprovada através de cálculos e teorias; de algo exato, onde se deve pensar para chegar naquilo que se almeja. Para esses pensadores, o conhecimento é algo inato ao homem, então é necessário explorar, aprofundar mais naquilo que já se tem para melhorar o que já se sabe. Ele utilizava a dúvida metódica como ferramenta de busca pela verdade.

    Já no Empirismo, para alguma coisa ser comprovada, deve ser feita através da experiência, de acordo com os cinco sentidos. O conhecimento não é do ser humano, o que nós temos, é a curiosidade, e é isso que nos leva a querer conhecer as coisas. Essa corrente conseguiu ganhar grande proporção na Inglaterra, porque o país influenciava no desenvolvimento de ciências experimentais como botânica, astronomia e química.

    ResponderExcluir
  36. O Empirismo toma como base a experiencia e o Racionalismo a análise racional.Os filósofos empiristas acreditam a partir que o homem nasce, este sem conhecimento nenhum, passa por contínuas experiencias que vão formar seus pensamentos. Já para os filósofos racionalistas o conhecimento é inato a alma, ou seja, o ser humano já o possui desde que nasce.Os racionalistas se apegam ao conceito imutável, como as teses,diferente dos empiristas que por adquirirem o conhecimento através dos sentidos, varia de pessoa pra pessoa.
    Nathalia Vilela nº39 2º

    ResponderExcluir
  37. O racionalismo escolástico estava unido ao misticismo cristão e o conhecimento dos gregos estava amoldado aos ensinamentos da Igreja, formando uma imagem do universo.
    Dizia ele que todo conhecimento tinha que ser baseado em dados da experiência. As informações, no entanto, deveriam ser reunidas e utilizadas de acordo com um método, de modo a possibilitar fazer inferências cientificamente aproveitáveis.

    Arthur Amarante nº03

    ResponderExcluir
  38. O empirismo é uma teoria dotada onde fala que somente as experiências são capazes de gerar idéias e conhecimentos.. Que as teorias não são valida, algo é realmente valido, depois de observado e analisado.Para Locke as pessoas nada de conhecem, são como uma folha em branco , então, os sentidos responsáveis pelo preenchimento dessa folha. Segundo ele, “nada pode existir na mente que não tenha passado antes pelos sentidos” ou seja, através dos fatos, observações que se conhece chegar em alguma teoria.O empirismo causou uma grande revolução na ciência, pois graças à valorização das experiências e do conhecimento científico, o homem passou a buscar resultados práticos, buscando o domínio da natureza
    O racionalismo coloca a razão como experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento, ele é baseado na certeza sobre os fatos, da demonstração. É uma linha de pensamento, onde se considera que é através da razão , que se chega ao verdadeiro conhecimento, e é através da razão que você obtem a verdade. Descartes é o criador do racionalismo moderno. Ele preocupa-se com a investigação prévia do conhecimento. Conclui-se que o empirismo através de observações e conhecimentos chega em uma determinada solução. Já o racionalismo as coisas são vista somente com a razão entre ela, sobre a certeza dos fatos.

    ResponderExcluir
  39. O Racionalismo argumenta que a obtenção do conhecimento científico se dá pelas idéias inatas, que seriam pensamentos existentes no homem desde sua origem que o tornariam capazes de intuir (deduzir) as demais coisas do mundo. Tais idéias inatas seriam o fundamento da Ciência.
    Para o Empirismo, a Experiência é a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se a Sabedoria através da percepção do Mundo externo, ou então do exame da atividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos é exterior e as modifica internamente. Daí ser o Empirismo de caráter individualista, pois tal conhecimento varia da percepção, que é diferente de um indivíduo para o outro.

    Pedro Henrique Garcia de Souza 3°EM n°28

    ResponderExcluir
  40. Bom não intendi muito bem, mais acho que é isso Francis Bacon dizia que todo conhecimento tinha que ser baseado em dados da experiência. As informações, no entanto, deveriam ser reunidas e utilizadas de acordo com um método, de modo a possibilitar fazer inferências cientificamente aproveitáveis. isso de acordo com o texto e não seio resto /: Thiago 1ºB n26

    ResponderExcluir
  41. racionalismo - O racionalismo escolástico estava unido ao misticismo cristão e o conhecimento dos gregos estava amoldado aos ensinamentos da Igreja, formando uma imagem do universo. As causas finais estavam por trás de cada processo da natureza. Uma inteligência divina permeava tudo. E a vontade de Deus, apesar de incompreensível em seus detalhes, proporcionava racionalidade e sentido a todas as coisas”.

    Empirismo - Um dos grandes precursores do empirismo – e por sinal também um dos ideólogos do moderno método científico – foi Francis Bacon (1561-1626). Dizia ele que todo conhecimento tinha que ser baseado em dados da experiência. As informações, no entanto, deveriam ser reunidas e utilizadas de acordo com um método, de modo a possibilitar fazer inferências cientificamente aproveitáveis.

    diferenças : impirismo, o conhecimento tinha que ser baseado em dados da experiencias!
    racionalismo, racionalismo escolástico estava unido ao misticismo cristão e o conhecimento dos gregos estava amoldado aos ensinamentos da Igreja,

    Fernanda Marchini N°11
    1°MA

    ResponderExcluir
  42. O racionalismo é uma corrente filosófica que estuda pelo raciocínio, que quer entender o por quê das coisas através do pensamento,do conhecimento adquirido ou aprendendo algo novo, e busca suas verdades,para defender o que é corrento em sua maneira de pensar, o logico.Já o empirismo é também uma corrente filosófica, mas que vê seus princípios de maneira diferente, este estuda através das experiencias, e seus resultados é principalmente o que formam suas ideias, portanto essa corrente é contra as ideias inatas, isto é: uma ideia que nasce com você, não é adquirida ou aprendida, é a lógica que vem com o empirismo.
    A diferença entre essas correntes é que enquanto o racionalismo defende que a razão, sem influência, dos sentidos é a melhor forma de conhecimento, já o empirismo, afirma que todos os nossos conhecimentos é adquirido pelos sentidos empíricos, que nascem com a gente, tato, visão e audição.
    Carolina kiiller nº:07

    ResponderExcluir
  43. O racionalismo é uma corrente filosófica que estuda pelo raciocínio, que quer entender o por quê das coisas através do pensamento,do conhecimento adquirido ou aprendendo algo novo, e busca suas verdades,para defender o que é corrento em sua maneira de pensar, o logico.Já o empirismo é também uma corrente filosófica, mas que vê seus princípios de maneira diferente, este estuda através das experiencias, e seus resultados é principalmente o que formam suas ideias, portanto essa corrente é contra as ideias inatas, isto é: uma ideia que nasce com você, não é adquirida ou aprendida, é a lógica que vem com o empirismo.
    A diferença entres essas correntes é que enquanto o racionalismo defende que a razão, sem influência, dos sentidos é a melhor forma de conhecimento, já o empirismo, afirma que todos os nossos conhecimentos é adquirido pelos sentidos empíricos, que nascem com a gente, tato, visão e audição.
    Carolina Kiiller nº7

    ResponderExcluir
  44. O empirismo não possui corrente filosófica pelo fato de não ser ciência. É o empirismo uma prática realizada pela crença popular e pela tradição. Já o racionalismo teve como origem a separação de ciência e religião. Racionalismo = Estudo da Razão e ciência.
    Empirismo = Aplicação de crenças para todas as gerações. Ana Carolinne Veloso 1°A nº:01

    ResponderExcluir
  45. empirismo :acredita em experiencias únicas, concordando ou discordando dos outros ,propondo suas m=próprias ideias

    Racionalismo: era pela Razão , por onde começou a tudo ter razão,as ideias coletivas, pensando nos outros

    Isabella A. Morato Nº16

    ResponderExcluir
  46. O Renascimento inauguraria uma nova mentalidade, uma maneira diferente de enxergar o universo, já bastante influenciada pelo princípio de desenvolvimento das ciências naturais. Um dos primeiros cientistas-filósofos da época (ainda não havia clara distinção entre ambas as ciências), Bernardino Telésio, é um típico representante da nova mentalidade empírico-científica da época. Segundo Höffding, Telésio considerava que mesmo o mais alto e mais perfeito conhecimento simplesmente consistia na habilidade de descobrir atributos e condições desconhecidas do fenômeno, através de suas similaridades com outros casos conhecidos. Ou seja, novas descobertas devem ser feitas empiricamente, baseadas na observação dos fenômenos da natureza, como já ensinava Aristóteles.
    O racionalismo escolástico estava unido ao misticismo cristão e o conhecimento dos gregos estava amoldado aos ensinamentos da Igreja, formando uma imagem do universo. As causas finais estavam por trás de cada processo da natureza. Uma inteligência divina permeava tudo. E a vontade de Deus, apesar de incompreensível em seus detalhes, proporcionava racionalidade e sentido a todas as coisas

    Giovanna Bruneri 1º A n 15

    ResponderExcluir
  47. O EMPIRISMO pelo o que eu entendi, acreditava que tudo que acontecia, tinha explicação divina, enquanto o RACIONALISMO considerava que mesmo o mais alto e mais perfeito conhecimento simplesmente consistia na habilidade de descobrir atributos e condições desconhecidas dos fenômenos, através de suas similaridades com outros casos conhecidos, ou seja, novas descobertas devem ser feitas empiricamente, baseadas na observação dos fenômenos da natureza, como já ensinava Aristóteles.

    Lucas Vinícius de Oliveira Nº24 2ºAno

    ResponderExcluir
  48. Empirismo: o idealizador do moderno método científico foi Francis Bacon. Dizia ele que todo conhecimento tinha que ser baseado em dados da experiência.

    Racionalismo: para os racionalistas é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento. A resposta a esta questão, encontrada por Descartes, foi que o conhecimento válido não provem da experiência, mas encontra-se inato na alma.

    Diferença: A escola racionalista tem um posicionamento diferente em relação à maneira como é adquirido o conhecimento. Os filósofos racionalistas foram mais apegados a conceitos imutáveis, como os das ciências teóricas e por sua vez o empirismo parte de fatos, eventos constatados pela experiência.

    Heloisa Helena Sarggin n°15 1° médio B

    ResponderExcluir
  49. Aluna: Eloise Faroni nº:08 1ºMB

    Segundo o pensamento de Werkmeister proporciona uma visão sobre o sistema de Tomás de Aquino sobre a ciência e religião. O racionalismo esta unido as crenças e ao conhecimento dos gregos sobre a religião. O Movimento Renascentista proporcionou um novo pensamento. Uns dos principais cientistas-filósofos Bernardino Telésio, diz que essas novas descobertas são basicamente baseadas na observação de fenômenos da natureza.
    Enquanto alguns filósofos se voltava para conhecimentos apartir da ciências exatas, os seguidores do empirismo já era ciências experimentais. Conclui-se então que o empirismo mesmo sendo ideias abstratas as ciência tem a mesma incerteza, onde também quando nascemos não temos nenhum principio que aprendemos a partir das experiências que fizermos durante a vida.
    E quando eles se desenvolvem, o empirismo diz que qualquer conhecimento tem que ser baseado na experiência.
    Já a escola racionalista, diz que o conhecimento é adquirido através de conceitos imutáveis que é necessário descobrir um método para a construir o conhecimento. Segundo o pensamento de Descartes é queo conhecimento não vem da experiência pois isso vem de dentro de você. Em que temos que tem a duvida para que o conhecimento chegue em seu objetivo.

    ResponderExcluir
  50. Larissa Dias 1MA

    O racionalismo escolástico estava unido ao misticismo cristão e o conhecimento dos gregos estava amoldado aos ensinamentos da Igreja, formando uma imagem do universo. As causas finais estavam por trás de cada processo da natureza. Uma inteligência divina permeava tudo. E a vontade de Deus, apesar de incompreensível em seus detalhes, proporcionava racionalidade e sentido a todas as coisas.o Renascimento inauguraria uma nova mentalidade, uma maneira diferente de enxergar o universo, já bastante influenciada pelo princípio de desenvolvimento das ciências naturais. Um dos primeiros cientistas-filósofos da época, Bernardino Telésio, é um típico representante da nova mentalidade empírico-científica da época.Novas descobertas devem ser feitas empiricamente, baseadas na observação dos fenômenos da natureza.

    Um dos grandes precursores do empirismo – e por sinal também um dos ideólogos do moderno método científico – foi Francis Bacon (1561-1626). Dizia ele que todo conhecimento tinha que ser baseado em dados da experiência. As informações, no entanto, deveriam ser reunidas e utilizadas de acordo com um método, de modo a possibilitar fazer inferências cientificamente aproveitáveis.Os sucessores intelectuais de Bacon foram os empiristas ingleses.O ponto de partida das investigações destes filósofos não foram os problemas do ser, mas do conhecer

    ResponderExcluir
  51. Os racionalistas defendem que o conhecimento científico se obtém a partir das ideias inatas, capazes de captar as demais informações, conceitos ou experiências provindas do meio; a ciência teria fundamento, portanto, nas ideias inatas dos sujeitos. Os empiristas, por outro lado, defendem que a experiência é que a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se conhecimento através da percepção do mundo externo ou através do exercício da nossa mente ao reter a realidade exterior e a modificá-la internamente. O empirismo tem, portanto, um carácter individualista, uma vez que a percepção do meio é diferente de um indivíduo para o outro.

    O racionalismo vê a razão como a capacidade de bem julgar e diferenciar o verdadeiro do falso e encara-a como independente da experiência sensível. O empirismo não entra em contradição com o racionalismo neste aspecto, no entanto, encara a razão de uma forma diferente, ou seja, aqui a razão é encarada como sendo dependente da experiência sensível, logo não vê dualidade entre espírito e extensão de forma a serem extremidades de um mesmo objeto.
    Lucas Klimeck,n 19 - 1MB

    ____________________________________________

    Empiristas falam que não há conhecimento inato, e que o conhecimento é derivado da experiência (seja percebido através dos cinco sentidos ou fundamentados através do cérebro ou da mente).

    Racionalistas compartilham que há conhecimento inato, pois eles diferem no q escolhem diferentes objetos de conhecimento inato. Platão é um racionalista, porque ele acha que nós temos conhecimento inato, conceitos morais (bondade, beleza, virtude, piedade), e possivelmente de cor, Descartes pensa que a ideia de Deus, ou a perfeição e infinito, e conhecimento de minha própria existência é inata; GW Leibniz pensa que os princípios lógicos são inatos, e Noam Chomsky acredita que a capacidade de usar a linguagem (por exemplo, regras da língua) é inato.

    Raphael Mello, 23 - 1MB

    ResponderExcluir
  52. O Empirismo depende da experiência, de algo palpável e para adquirir o conhecimento é preciso de provas que serão obtidas com essa experiência. Já o racionalismo, para conseguir o conhecimento, é preciso de teorias, e de análise racional.

    Juliana Valente n° 20

    ResponderExcluir
  53. Os dois são movimentos, correntes filosóficas, que obviamente, buscam a verdade, porém acreditam que a forma de se chegar a essa verdade é diferente.
    Para o Empirismo: se baseia fielmente às experiências, não acredita que a busca pela verdade, a necessidade do conhecimento seja inato no ser humano; mas sim, acredita no fato de que com as experiências de vida, e os sentidos com que o ser humano nasce façam ele chegar até a verdade.
    Para o Racionalismo: Acredita que o se humano já nasce com necessidades de saber a verdade, de buscar entender os meios à sua volta, ele já nasce cético. Sua grande base é a lógica, o raciocínio, portanto, esquece-se dos sentidos, mostrando que o verdadeiro conhecimento só chega através da busca pelas proposições falsas e verdadeiras, pela discussão e duvida de tudo aquilo em que acreditamos desde que nascemos, aquilo que nos é imposto pela sociedade.



    Gabriela Matos n. 11

    ResponderExcluir
  54. Os dois são movimentos, correntes filosóficas, que obviamente, buscam a verdade, porém acreditam que a forma de se chegar a essa verdade é diferente.
    Para o Empirismo: se baseia fielmente às experiências, não acredita que a busca pela verdade, a necessidade do conhecimento seja inato no ser humano; mas sim, acredita no fato de que com as experiências de vida, e os sentidos com que o ser humano nasce façam ele chegar até a verdade.
    Para o Racionalismo: Acredita que o se humano já nasce com necessidades de saber a verdade, de buscar entender os meios à sua volta, ele já nasce cético. Sua grande base é a lógica, o raciocínio, portanto, esquece-se dos sentidos, mostrando que o verdadeiro conhecimento só chega através da busca pelas proposições falsas e verdadeiras, pela discussão e duvida de tudo aquilo em que acreditamos desde que nascemos, aquilo que nos é imposto pela sociedade.


    Gabriela Matos n. 11

    ResponderExcluir
  55. Elisa Damasio 1A
    racionalismo:consistia na habilidade de descobrir atributos e condições desconhecidas do fenômeno, através de suas similaridades com outros casos conhecidos. Ou seja, novas descobertas devem ser feitas empiricamente, baseadas na observação dos fenômenos da natureza.
    empirismo:O filósofo queria dizer que ao nascermos não temos nenhum princípio ou idéia inata e tudo que aprendemos e processamos em nossa mente provêm das experiências feitas durante a vida.As impressões, obtidas pela experiência, isto é, pela sensação, percepção e pelo hábito, são direcionadas à memória e desta – através de um processo de associação de idéias, segundo o filósofo formam-se os pensamentos.

    ResponderExcluir
  56. EMANUELLE 09 1MA... Empirismo: é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.
    empirismo:é descrito pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos.
    diferença:enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos (visão, audição, tato, etc.).

    ResponderExcluir
  57. Daniely Camargo, nº08 (3º M.A)

    Empirismo:

    Esse tipo de pensamento se baseia no conceito de que tudo no ser humano é adquirido, tudo que aprendemos e processamos em nossa mente provêm das experiências feitas durante a vida, ou seja, nada é inato. O conhecimento vem da experiência, do coletar dados para se provar algo, e não do ato, de “estudar”, por assim dizer (as informações deveriam ser utilizadas de acordo com um método cientificamente aproveitável). Isso significa que novas descobertas e os conhecimentos, devem ser feitas e adquiridos, empiricamente, baseadas na observação dos acontecimentos da natureza e em dados da experiência.
    Os filósofos defensores desse método, diziam que a vivência ia preenchendo o “papel em branco” de nossa vida, a partir de quando nascemos.
    A partir disso, conclui-se que, quando se funda o pensamento racionalista e o empirista, quando se fundamentam os dois, surge a Ciência, que colhe os fatos, pesquisa sobre algo (característica empirista), e cria uma hipótese (característica do estudo racional).

    Racionalismo:

    Segundo os pensadores dessa corrente filosófica, o conhecimento vem da razão. E dentro desse conhecimento, há coisas que nascem com as pessoas, inatas a elas, coisas como “dons”. De acordo com René Descartes, um dos maiores representantes dessa corrente, o que nos faz humanos, ou seja, nossa existência, só se completa quando pensamos. Daí sua célebre frase: “Penso, logo existo”.
    Acreditavam, ao contrário dos empiristas, que o conhecimento vem justamente da razão, do estudar. Coloca a dúvida como o método na busca pela verdade, pois só se consegue atingir a verdade quando duvidamos daquilo que nos é imposto. A ciência vem duvidando daquilo que ela mesma estipula, e assim vai se aperfeiçoando. É como se ela se autocriasse, se transformasse e se movimentasse, graças a essa dúvida.
    Descartes separa também o corpo e o espírito: enquanto um seria o ato de agir, o concreto, palpável e visível, o outro seria o seu contrário, o ato de pensar, em sua pureza, o invisível. No entanto, os dois interagem entre si, já que ambos têm o objetivo de encontrar a verdade.
    Queriam provar, dessa maneira, que o método do racionalismo é mais eficaz que o empirismo, onde o mesmo dado pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes. Então, é duvidoso até que ponto o empirismo é capaz de provar a verdade.

    ResponderExcluir
  58. O racionalismo afirma que a razão pura sem influência dos sentidos empíricos é a maior ou única fonte do conhecimento, enquanto o empirismo, pelo contrário, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empiricos que são a visão, audição, tato, etc.

    tom é a gabrielle aqui, é q eu nao tenho mais orkut dai coloquei o da minha mae :D

    ResponderExcluir
  59. Racionalismo = é algo compacto, real. Alguma coisa que se prova cientificamente
    Empirismo = Não precisa ser comprovado cienfiticamente.. as pessoas acreditam naquilo sem ver. Seria a fé !

    1 Ano A
    Beatriz Gasparotto n° 02

    ResponderExcluir
  60. Racionalismo-doutrina que define a razao como o elemento fundamental e irredutivel da especulaçao filosofica. Assim, para o racionalismo, que recusa todo e qualquer conceito referente a revelaçao e ao sobrenatural, a razao independente da experiencia sensivel, valendo-se apenas de principios logicos inatos, aprioristico, para formular suas proposiçoes abstratas.
    Empirismo-termo usado com bastante liberdade mas que se aplica, geralmente, a doutrina filosofica para a qual a unica fonte de conhecimento é a experiencia. Esta teoria nega, que haja principios de conhecimento, instintivos, ou verdades universais e autonomas.
    Diferença delas: Racionalismo pressupoe o estabelecimento de principios gerais, que constituem o ponto de partida para se alcançar o conhecimento de outrosprincipios ou leis, ja de carater particular. A operaçao se realiza pela deduçao. Nem por isso, o Racionalismo, ao valer-se de seus metodos proprios, precinde da indeduçao, assim como Empirismo nao dispensa a deduçao.A verdade é que, muitas vezes, se torna necessario, em ambas as doutrinas, o uso dos dois processos. A predominancia da induçao ou da deduçao nao significa a exclusao total de uma ou de outra. O processo empregado na elaboraçao do ensamento vem comprovar essa afirmaçao.
    Alyna Ougo nº01

    ResponderExcluir
  61. Racionalismo: Afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento. Considera a dedução como o método superior de investigação filosófica.

    Empirismo:O empirismo é a escola do pensamento filosófico relacionada à teoria do conhecimento, que pensa estar na experiência a origem de todas as ideias.

    No 1º diz que o conhecimento vem da razão, existem coisas inatas no indivíduo. Já nasce com o dom de fazer algo. Já no 2º nada é inato, tudo é adquirido, ganha-se experiência. Racionalista + empirista = Ciência


    Caio Felipe P. Pessôa nº5 3ºMA

    ResponderExcluir
  62. O racionalismo escolástico é unido ao misticismo cristão e o conhecimento dos gregos é amoldado aos ensinamentos da Igreja, formando uma imagem do universo. As causas disso vinham da natureza, por processos da natureza. É em um ambiente cultural que o racionalismo e o empirismo moderno vão se desenvolver.

    Um dos grandes percursores do empirismo foi Francis Bacon, ele dizia que todo seu conhecimento era baseado nas suas experiências.Seguindo a linha de raciocínio das ciências experimentais, o empirismo parte de fatos, eventos constatados pela experiência.

    Já o racionalismo, um de seus grandes percursores foi René Descartes, ele diz que é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento.O conhecimento válido não se encontra na experiência, mas sim inato na alma. Ele quer colocar em dúvida qualquer coisa que não seja claro e distinto.

    ResponderExcluir
  63. podemos entender que o racionalismo vem das coisas inatas, ou seja, reais; é o uso da razão para entender tais coisas, o conhecimento de tais vem com a busca racional. o pai desse conhecimento foi Descartes que disse: "penso logo existo"- ele faz uso da razao para entender os fatos.
    ja o empirismo parte da experencia, nao podemos tirar conclusao de nada se antes ter uma experiencia concreta com as coisas. o homem so chega a uma conclusao se passa pela experiencia, se nao passar nao podemos dizer que aquilo é "verdade".

    ResponderExcluir
  64. TON A BIA NAO CONSEGIU PUBLICAR O COMENTARIO PELA CONTA DELA, ENTAO PEDIU PRA QUE EU POSTASSE

    O racionalismo, portanto, é uma corrente filosófica que parte da razão, tem como principio o pensamento humano para se entender algo. E a razão é inata ao homem.
    Vale ressaltar que Descartes é um “pioneiro” nesta corrente. Os racionalistas buscavam um meio de se chegar a todas as respostas através da razão, pensando a respeito. Há também uma imposição de certos princípios que são tidos como verdade, são eles os que sobrevivem às dúvidas, passando por estas tal principio se torna claro e distinto.
    Já o empirismo diz que o conhecimento provem da expriencia e que sabe-se explicar uma coisa quando se tem uma experiência a respeito. Partindo de uma experiência para se chegar a uma lei universal. Pelas praticas, pela familiarização com o meio o homem é capaz de chegar a um pensamento sobre o que está apalpando, conhecendo, tendo experiência, sendo assim possível de aderir a uma verdade.

    Beatriz Bruniera n:4

    ResponderExcluir
  65. Na minha opinião o Racionalismo e o Empirismo dependem um do outro para haver o tal "conhecimento" citados pelos filósofos no texto acima. Pois para você faz tal coisa, ter tal experiência você precisa ser Racional suficiente para pensar e só assim, agir.
    Mas, de acordo com Descartes o ser humano já nasce com esse "conhecimento" na alma não precisando dessa experiencia, desse pensamento racional, ou, que quer que seja para existir o conhecimento. A distinção do Racionalismo e do Empirismo não é necessariamente na suas "significações" e sim, o que cada individuo, no caso, os filósofos estudar sobre esses temas.
    Bacon acredita que para se ter conhecimento você precisa agir, ter uma experiência para ver se aquilo acontecera, assim, consequentemente você PENSA, você é RACIONAL isso ocorre pelo instinto, "inato" do ser humano,com já disse, ao contrario de Descartes que acredita num "conhecimento inato" desde quando você nasce. Então o Racionalismo e o Empirismo pode ter semelhanças ou diferenças, isso acontece do seu ponto de vista do tal conhecimento, Mas de acordo com os conhecimentos da filosofia e dos filósofos citados, há uma diferença tal como a "experiência" e o "conhecimento inato".

    Mariane Torquato n:28

    ResponderExcluir
  66. Na minha opinião o Racionalismo e o Empirismo dependem um do outro para haver o tal "conhecimento" citados pelos filósofos no texto acima. Pois para você faz tal coisa, ter tal experiência você precisa ser Racional suficiente para pensar e só assim, agir.
    Mas, de acordo com Descartes o ser humano já nasce com esse "conhecimento" na alma não precisando dessa experiencia, desse pensamento racional, ou, que quer que seja para existir o conhecimento. A distinção do Racionalismo e do Empirismo não é necessariamente na suas "significações" e sim, o que cada individuo, no caso, os filósofos estudar sobre esses temas.
    Bacon acredita que para se ter conhecimento você precisa agir, ter uma experiência para ver se aquilo acontecera, assim, consequentemente você PENSA, você é RACIONAL isso ocorre pelo instinto, "inato" do ser humano,com já disse, ao contrario de Descartes que acredita num "conhecimento inato" desde quando você nasce. Então o Racionalismo e o Empirismo pode ter semelhanças ou diferenças, isso acontece do seu ponto de vista do tal conhecimento, Mas de acordo com os conhecimentos da filosofia e dos filósofos citados, há uma diferença tal como a "experiência" e o "conhecimento inato".

    Mariane Torquato n:28

    ResponderExcluir
  67. racionalismo: o conhecimento vem da razão, onde dentro deste há coisas que já nascem com as pessoas, como por exemplo o dom. Você não adquire um dom, você já o possui por sua natureza, nasce com ele, coisas inatas do indivíduo. Essa é a ideia defendida por René Descartes ( filósofo racionalista)
    o empirismo é o conhecimento que provém da experiência, você aprende conforme vive, e então adquire seu conhecimento, sua sabedoria... neste, nada é inato. O conhecimento sóvem da experiência e não do estudar. Esta é a ideia de Francis Bacon.
    Quando junta-se o pensamento racionalista com o empirista é que surge a ciência.
    3º ano, Melissa Ebara nº26

    ResponderExcluir
  68. Racionalismo: É algo que é concreto, que pode ser comprovado, embora nem sempre, tocado.
    Empirismo: É a experiencia de vida, as pessoas adquirem ela enquando fazem tarefas do cotidiano.

    Eduardo Silva Nº:7 1ºAno-B

    ResponderExcluir
  69. O primeiro representante do Racionalismo é Descartes. Os racionalistas se desenvolveram mais na Europa Ocidental. Já o Empirismo, com Hume e Locke sendo os dois maiores representantes desse lado, teve um forte desenvolvimento na Inglaterra.
    - O racionalismo afirma que a razão, sem a influência de sentidos empíricos, é a maior fonte do conhecimento. Usa a ciência para explicar as indagações da sociedade.
    - O empirismo pelo contrário, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos, ou seja, visão - audição - tato - paladar - olfato. Usa do conhecimento adquirido por parentes ou pessoas próximas, que passam suas descobertas de geração em geração, sem que haja a intervenção da RAZÃO para explicá - las.

    Natiely Cavalcanti n° 32 Série: 2° MA

    ResponderExcluir
  70. Racionalismo - Visão que enfatiza o pensamento humano, como principal fonte do conhecimento e sua capacidade para responder as questões básicas. Para os autores racionalistas esse pensamento já nasce com o humano.A capacidade do homem não é só de responder as questoes básicas, pois com paciência, com os questionamentos certos, o homem pode chegar a toda e qualquer resposta, de qualquer nível.

    Empirismo - sabedoria de percepção, pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, sem depender de objetivos e significados, onde o homem consegue suas conclusões com a experiência. O empirismo se opõe a escola racionalista.

    Tanto o empirismo com o racionalismo querem chegar até a verdade, mas há uma diferença muito ampla entre os dois, onde o racionalismo usa o questionamento, a razão; enquanto o empirismo usa a percepção; a experiencia.

    ResponderExcluir
  71. Racionalismo é uma corrente de pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminho,definiçao do racionalismo e tipo como razao explicar a realidade.Ja o Empirismo é um movimento que acredita nas experiencias, ideias.Aa diferenças entre eles sao que o Racionalismo é o mundo da razao e o Empirismo pelo contrario é o nosso conhecimento adquirido pelos empiricos
    Jéssica Magalhaes De Carvalho N°18 2MA

    ResponderExcluir
  72. Victória Kinoshita Pereira 2º:37 2ºM Águia Master

    O racionalismo desconfia das informações fornecidas pelos sentidos, crendo que essas são por demais falíveis, que é muito fácil se enganar “ouvindo errado” ou “vendo o que não estava lá”. O caminho correto para o conhecimento seria o bom uso da razão.

    O empirismo, de matriz inglesa com John Locke, vai pelo caminho inverso. Considera que o ser humano nasce uma “tábula rasa” sem nada saber, todo o conhecimento vem pelos sentidos e só depois é trabalhado pela razão.

    ResponderExcluir
  73. Racionalismo: diz que o conhecimento do ser humano vem da razão. Os pensadores racionalistas colocam a dúvida como o método na busca da verdade (precisam alcançar a verdade). Um exemplo de pensador racionalista é René Descartes. O conhecimento para eles não vem da experiência é algo inato, ou seja, que nasce junto com o individuo. Os filósofos racionalistas são mais ligados as ciências teóricas.
    Empirismo: os empiristas dizem que o conhecimento vem da experiência. Nada no ser humano é inato, tudo se adquire durante a vida. Todos nós nascemos como se fosse uma folha em branco e depois com nossas experiências vamos preenchendo essa folha. O iniciador do empirismo é Francis Bacon.

    ResponderExcluir
  74. Racional é algo que pode ser comprovado, mas nem sempre tocado
    empirismo é algo parecido com fé, só que de acordo com experiencias de vida.
    A escola racionalista,tem um posicionamento diferente em relação à maneira como é adquirido o conhecimento. Vivendo em um ambiente diferente dos empiristas, assolado por guerras.
    empirismo ,ao nascermos não temos nenhum princípio ou idéia inata e tudo que aprendemos e processamos em nossa mente provêm das experiências feitas durante a vida.

    ResponderExcluir
  75. Desde as origens da filosofia o problema do conhecimento sempre ocupou a maioria dos filósofos. O tema já era tratado pelos pensadores pré-socráticos, os quais, dada a maneira como abordavam o assunto, se dividiam entre racionalistas e empiristas. O racionalismo e o empirismo representam visões opostas na maneira de explicar como o homem adquire conhecimentos. A classificação em correntes de pensamento, evidentemente, foi realizada pelos pensadores posteriores, já que nem os gregos ou os medievais tinham clara a separação entre as duas tendências. O racionalismo desconfia das informações fornecidas pelos sentidos, crendo que essas são por demais falíveis, que é muito fácil se enganar “ouvindo errado” ou “vendo o que não estava lá”. O caminho correto para o conhecimento seria o bom uso da razão. O empirismo, de matriz inglesa com John Locke, vai pelo caminho inverso. Considera que o ser humano nasce uma “tábula rasa” sem nada saber, todo o conhecimento vem pelos sentidos e só depois é trabalhado pela razão. Assim, deve-se ter rigor e cuidado nas observações, mas algo só é verdadeiro se for comprovado na experimentação. É “ver para crer”. Sem essa validação da experiência perde-se o contato com o real, pois a teoria racional pode-se perder em elocubrações sem sentido ou desviar-se da realidade,o empirismo foi fundamental para a ciência, para o conhecimento técnico e para a democracia.

    ResponderExcluir
  76. Gabriel Grazionale Nº11
    1º ano B

    Empirismo- Corrente filosofica que considera as sensações externas, sesiveis, nossos sentimentos tal como são vividos. Como se fosse fonte unica direta ou indireta do conhecimento. O empirismo acha que a fonte de todas as nossas representações são formados pelo sentimentos, ou seja todo conhecimento precisa de experiecia

    Racionalismo- Os filósofos racionalistas colocão a razão na formação do conhecimento. Os grandes filosofos procuram explicar o conhecimento quando é baseado diretamente sobre a razão. OS racionalistas acha que o verdadeiro conhecimento só é valido se for baseado na ração universalmente, como a matematica que tem origem na razão. Descartes defende o "racionalismo inatista"

    ResponderExcluir
  77. racionalismo:os filosofos racionalistas usaram a matematica para explicara realidade.As ideias de René Descartes influenciaram diversos pensadores, entre os quais se destacam o holandês Bento de Espinoza e o alemão Gottfried Leibniz.
    empirismo:é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional, o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo

    ResponderExcluir
  78. pode-se concluir que empirismo é todo conhecimento cientifico, e a sabedoria é adquirida pela percepção, por exemplo, eu percebo como se faz um chapéu e como a fazer, prova disso diz o texto "Dizia ele que todo conhecimento tinha que ser baseado em dados da experiência. As informações, no entanto, deveriam ser reunidas e utilizadas de acordo com um método, de modo a possibilitar fazer inferências cientificamente aproveitáveis." com Francis Bacon
    já o racionalismo iniciado por descartes, tambem diz que o conhecimento vem da percepção, embora de maneira diferente,também inato, na alma! tudo deve ser pensado, e posto em duvida, tudo que nao for claro e evidente,para saber se é eveidente deve ser feito uma analise racional, assim é raciionalismo

    ResponderExcluir
  79. Desde as origens da filosofia o problema do conhecimento sempre ocupou a maioria dos filósofos. O tema já era tratado pelos pensadores pré-socráticos, os quais, dada a maneira como abordavam o assunto, se dividiam entre racionalistas e empiristas. O racionalismo e o empirismo representam visões opostas na maneira de explicar como o homem adquire conhecimentos. A classificação em correntes de pensamento, evidentemente, foi realizada pelos pensadores posteriores, já que nem os gregos ou os medievais tinham clara a separação entre as duas tendências. O racionalismo desconfia das informações fornecidas pelos sentidos, crendo que essas são por demais falíveis, que é muito fácil se enganar “ouvindo errado” ou “vendo o que não estava lá”. O caminho correto para o conhecimento seria o bom uso da razão. O empirismo, de matriz inglesa com John Locke, vai pelo caminho inverso. Considera que o ser humano nasce uma “tábula rasa” sem nada saber, todo o conhecimento vem pelos sentidos e só depois é trabalhado pela razão. Assim, deve-se ter rigor e cuidado nas observações, mas algo só é verdadeiro se for comprovado na experimentação. É “ver para crer”. Sem essa validação da experiência perde-se o contato com o real, pois a teoria racional pode-se perder em elocubrações sem sentido ou desviar-se da realidade,o empirismo foi fundamental para a ciência, para o conhecimento técnico e para a democracia.

    ResponderExcluir
  80. Os Racionalistas consideram que só é verdadeiro aquele que for logicamente necessário, válido, isto é, o conhecimento matemático é o próprio modelo do conhecimento. Não quer dizer que neguem a existência do conhecimento empírico. Admitem-no considerando como simples opinião desprovido de qualquer valor científico. O conhecimento assim entendido, supõe a existência de ideias ou essências anteriores e independentes de toda a experiência.
    O Empirismo considera como fonte de todas as nossas representações os dados fornecidos pelos sentidos.
    Entendemos que os Racionalistas encaram o problema do conhecimento à partir das ciências exatas, já os Empiristas voltam-se para ciências experimentais.

    Heloísa Silva Melchior 3MA n.14

    ResponderExcluir
  81. Racionalismo era a parte pensada, a parte do raciocinio da coisa. Onde pra chegar a verdade voce usa a razão, questionando o porque das coisa. Quem nao pensava era considerado um ser sem existencia. Pois para eles somente quem pensava existia. Surgiu na França com o René Descartes.
    Empirismo era a descoberta da verdade através da experiencia, das tentativas, e dos erros e acertos. E isso era passado de geração em geração muitas vezes. Surgiu na Inglaterra com o John Locke.

    ResponderExcluir
  82. O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para tirar conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a ideia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo. O empirismo é a sabedoria adquirida por percepções; pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significado. Entende-se por empírico aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências e observações. Teorias não bastam, somente através da experiência, de fatos ocorridos observados, um conhecimento é considerado pelo empirista. Enquanto o racionalismo afirma que a razão pura é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrário, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos, pela experiência.

    Maryana Vilela n 29
    1 ano B.

    ResponderExcluir
  83. O Empirismo acaba sendo um movimento que acredita nas experiências como principais formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas. O Empirismo acaba sendo a sabedoria adquirida por percepções, pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados. Já o racionalismo acaba sendo a corrente filosófica que iniciou com a definição do racionalismo que é a operação mental discursiva e lógica. O racionalismo usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. O Racionalismo e o Empirismo são doutrinas filosóficas totalmente distintas uma da outra. Embora alguns estudiosos acreditem que na verdade o empirismo seja uma vertente racionalista, esta é uma oposição clássica na filosofia moderna. Os racionalistas seriam aqueles que acreditam que é possível chegar ao conhecimento através da razão, desde que ela seja bem orientada através do método que permite distinguir o verdadeiro do falso. Já os empiristas acreditam que o homem nasce sem nenhum conhecimento e o vai adquirindo conforme a experiência, porém o conhecimento empírico não é da ordem do verdadeiro e do falso, pois os sentidos não conhecem a verdade, mas da ordem do prático.

    Aluno: Matheus Rogatte n° 29 2°MA

    ResponderExcluir
  84. Aluno: Matheus Medeiros Fadoni nº 25
    O empirismo,de origem inglesa com John Locke, considera que o ser humano nasce uma “tábula rasa” sem saber nada, todo o conhecimento vem pelos sentidos e só depois é trabalhado pela razão. Assim, deve-se ter rigor e cuidado nas observações, mas algo só é verdadeiro se for comprovado na experimentação. É o “ver para crer”. Sem essa validação da experiência perde-se o contato com o real, pois a teoria racional pode-se perder em elocubrações sem sentido ou desviar-se da realidade.
    Já o racionalismo desconfia das informações fornecidas pelos sentidos, crendo que essas são falhas, que é muito fácil se enganar “ouvindo errado” ou “vendo o que não estava lá”. O caminho correto para o conhecimento seria o uso da razão. Um sistema racional elaborado a partir de premissas válidas traria a verdade.

    ResponderExcluir
  85. O Racionalismo é uma doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrada de fato. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.É baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.
    O Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a idéia de que somente as experiências são capazes de gerar idéias e conhecimentos.De acordo com o empirismo, as teorias das ciências devem ser formuladas e explicadas a partir da observação do mundo e da prática de experiências científicas. Portanto, este sistema filosófico descarta outras formas não científicas (fé, intuição, lendas, senso comum) como forma de geração de conhecimentos.

    Esta doutrina filosófica foi definida no século XVII pelo filósofo inglês John Locke. De acordo com este filósofo, todos os seres humanos nascem com a mente em branco, ou seja, limpa. Com as experiências e conhecimentos adquiridos em vida é que a personalidade se forma. Logo, a sociedade interfere diretamente na formação dos indivíduos.

    ResponderExcluir
  86. O empirismo era um modo de conhecimento por meio da experiência. E para os pensadores racionalistas é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento.
    O empirismo é a busca do conhecimento por meio da experiência, e da alma,já o racionalismo é a busca do conhecimento por meio das razões, por meio de coisas concretas.

    ResponderExcluir
  87. Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das idéias, discordando, portanto, da noção de idéias inatas.
    Caracteristicas:
    · Conhecimento cientifico:

    Para o Empirismo, a Experiência é a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se a Sabedoria através da percepção do Mundo externo, ou então do exame da actividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos é exterior e as modifica internamente. Daí ser o Empirismo de carácter individualista, pois tal conhecimento varia da percepção, que é diferente de um indivíduo para o outro.

    O racionalismo escolástico estava unido ao misticismo cristão e o conhecimento dos gregos estava amoldado aos ensinamentos da Igreja, formando uma imagem do universo. As causas finais estavam por trás de cada processo da natureza.
    De grosso modo pode-se dizer: enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos. Uma inteligência divina permeava tudo. E a vontade de Deus, apesar de incompreensível em seus detalhes, proporcionava racionalidade e sentido a todas as coisas”. o Renascimento inauguraria uma nova mentalidade, uma maneira diferente de enxergar o universo, já bastante influenciada pelo princípio de desenvolvimento das ciências naturais.

    Letícia Freiberger nº20 1ºma

    ResponderExcluir
  88. O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.

    O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

    Beatriz Marie Gondo Tiba nº4 1ºA

    ResponderExcluir
  89. Estas duas correntes de pensamento ocidental determinam filosofia especialmente desde o inicio da modernidade. O pai da modernidade, Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas se desenvolveram mais na Europa ocidental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.
    De grosso modo pode-se dizer: enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos
    gabriel joslin e e vinicius abbe 1ma

    ResponderExcluir
  90. O Racionalismo teve sua iniciação com a definição de que é a operação mental, discursiva e lógica. Essa era a ideia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como Racionalismo.
    Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social.

    O empirismo é a sabedoria adquirida por percepções; Pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

    ResponderExcluir
  91. O empirismo relata que as descobertas devem ser feitas baseadas em nossa experiência ou na observação da natureza no entanto, deveriam ser reunidas e utilizadas de acordo com um método.No racionalismo é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento ou em outras palavras é necessário descobrir um modo cientifico de se aprender, e o conhecimento válido não vem da experiência mas sim da alma. O pensamento racional é obtido através de uma analise racional, onde é possível aprender ciências exatas. O que os difere é o fato do empirismo buscar conhecimento por meio da experiência e o racionalismo da analise racional.

    Mariana Alves Lo Turco nº33

    ResponderExcluir
  92. Descarte foi o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas se desenvolveram mais na Europa ocidental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores representantes deste pensamento.
    Resumidamente pode-se falar que o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo ao contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos (visão, audição, tato,...)

    ResponderExcluir
  93. Gabriel Pitoli 1mA nº13
    É neste ambiente cultural que o empirismo e o racionalismo moderno se desenvolvem. Um dos grandes precursores do empirismo – e por sinal também um dos ideólogos do moderno método científico – foi Francis Bacon (1561-1626). Dizia ele que todo conhecimento tinha que ser baseado em dados da experiência. As informações, no entanto, deveriam ser reunidas e utilizadas de acordo com um método, de modo a possibilitar fazer inferências cientificamente aproveitáveis.
    A escola racionalista, inaugurada por René Descartes (1596-1650), tem um posicionamento diferente em relação à maneira como é adquirido o conhecimento. Vivendo em um ambiente diferente dos empiristas, assolado por guerras (Guerra dos 30 anos de 1618 a 1648) e perseguições religiosas (Massacre de São Bartolomeu em 1572), os filósofos racionalistas foram mais apegados a conceitos imutáveis, como os das ciências teóricas (matemática e geometria). Para os filósofos racionalistas, cujos representantes principais foram Descartes, Nicolas Malebranche (1638-1715), Baruch Espinosa (1632-1677) e Leibniz (1646-1716), é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento. A resposta a esta questão, encontrada por Descartes, foi que o conhecimento válido não provem da experiência, mas encontra-se inato na alma. Em relação ao método para atingir este conhecimento, o filósofo francês propõe colocar em dúvida qualquer conhecimento que não seja claro e distinto. Este conhecimento pode ser obtido através da análise racional, com a qual é possível apreender a natureza verdadeira e imutável das coisas. Trata-se, de certa forma, de uma reedição do platonismo, possibilitando a metafísica e a aceitação de uma moral baseada em princípios tidos como racionais e universalmente válidos.

    ResponderExcluir
  94. Gabriel Pitoli 1mA nº13
    É neste ambiente cultural que o empirismo e o racionalismo moderno se desenvolvem. Um dos grandes precursores do empirismo – e por sinal também um dos ideólogos do moderno método científico – foi Francis Bacon (1561-1626). Dizia ele que todo conhecimento tinha que ser baseado em dados da experiência. As informações, no entanto, deveriam ser reunidas e utilizadas de acordo com um método, de modo a possibilitar fazer inferências cientificamente aproveitáveis.
    A escola racionalista, inaugurada por René Descartes (1596-1650), tem um posicionamento diferente em relação à maneira como é adquirido o conhecimento. Vivendo em um ambiente diferente dos empiristas, assolado por guerras (Guerra dos 30 anos de 1618 a 1648) e perseguições religiosas (Massacre de São Bartolomeu em 1572), os filósofos racionalistas foram mais apegados a conceitos imutáveis, como os das ciências teóricas (matemática e geometria). Para os filósofos racionalistas, cujos representantes principais foram Descartes, Nicolas Malebranche (1638-1715), Baruch Espinosa (1632-1677) e Leibniz (1646-1716), é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento. A resposta a esta questão, encontrada por Descartes, foi que o conhecimento válido não provem da experiência, mas encontra-se inato na alma. Em relação ao método para atingir este conhecimento, o filósofo francês propõe colocar em dúvida qualquer conhecimento que não seja claro e distinto. Este conhecimento pode ser obtido através da análise racional, com a qual é possível apreender a natureza verdadeira e imutável das coisas. Trata-se, de certa forma, de uma reedição do platonismo, possibilitando a metafísica e a aceitação de uma moral baseada em princípios tidos como racionais e universalmente válidos.

    ResponderExcluir
  95. Luiz DOnizete 1 mA
    No que se refere à ciência e à filosofia, a síntese medieval
    culminou com o sistema abrangente de Tomás de Aquino. O racionalismo escolástico estava unido ao misticismo cristão e o conhecimento dos gregos estava amoldado aos ensinamentos da Igreja, formando uma imagem do universo. As causas finais estavam por trás de cada processo da natureza. Uma inteligência divina permeava tudo. E a vontade de Deus, apesar de incompreensível em seus detalhes, proporcionava racionalidade e sentido a todas as coisas”. (Werkmeister, 1940, tradução nossa). O texto do pensador americano Werkmeister proporciona uma clara imagem do paradigma teológico-filosófico que vigorou durante a maior parte da Idade Média. Todavia, o Renascimento inauguraria uma nova mentalidade, uma maneira diferente de enxergar o universo, já bastante influenciada pelo princípio de desenvolvimento das ciências naturais. Um dos primeiros cientistas-filósofos da época (ainda não havia clara distinção entre ambas as ciências), Bernardino Telésio, é um típico representante da nova mentalidade empírico-científica da época. Segundo Höffding, Telésio considerava que mesmo o mais alto e mais perfeito conhecimento simplesmente consistia na habilidade de descobrir atributos e condições desconhecidas do fenômeno, através de suas similaridades com outros casos conhecidos. Ou seja, novas descobertas devem ser feitas empiricamente, baseadas na observação dos fenômenos da natureza, como já ensinava Aristóteles.
    A escola racionalista, inaugurada por René Descartes (1596-1650), tem um posicionamento diferente em relação à maneira como é adquirido o conhecimento. Vivendo em um ambiente diferente dos empiristas, assolado por guerras (Guerra dos 30 anos de 1618 a 1648) e perseguições religiosas (Massacre de São Bartolomeu em 1572), os filósofos racionalistas foram mais apegados a conceitos imutáveis, como os das ciências teóricas (matemática e geometria). Para os filósofos racionalistas, cujos representantes principais foram Descartes, Nicolas Malebranche (1638-1715), Baruch Espinosa (1632-1677) e Leibniz (1646-1716), é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento. A resposta a esta questão, encontrada por Descartes, foi que o conhecimento válido não provem da experiência, mas encontra-se inato na alma. Em relação ao método para atingir este conhecimento, o filósofo francês propõe colocar em dúvida qualquer conhecimento que não seja claro e distinto. Este conhecimento pode ser obtido através da análise racional, com a qual é possível apreender a natureza verdadeira e imutável das coisas. Trata-se, de certa forma, de uma reedição do platonismo, possibilitando a metafísica e a aceitação de uma moral baseada em princípios tidos como racionais e universalmente válidos.

    ResponderExcluir
  96. Tom nao to achando sociologia do 2 ano pra comentar :S
    Gabrielle Stefaniu Nascimento aqui

    ResponderExcluir
  97. o racionalismo busca a razão sem influencia dos sentidos empíricos enquanto o empirismo diz que a razão e adiquirida atraves dos sentidos empiricos

    ResponderExcluir
  98. Estas duas correntes de pensamento ocidental determinam filosofia especialmente desde o inicio da modernidade. O pai da modernidade, Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas se desenvolveram mais na Europa ocidental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.
    De grosso modo pode-se dizer: enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos (visão, audição, tato, etc.).

    ResponderExcluir
  99. Estas duas correntes de pensamento ocidental determinam filosofia especialmente desde o inicio da modernidade. O pai da modernidade, Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas se desenvolveram mais na Europa ocidental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.
    De grosso modo pode-se dizer: enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos (visão, audição, tato, etc.).

    ResponderExcluir
  100. O empirismo não possui corrente filosófica pelo fato de não ser ciência. É o empirismo uma prática realizada pela crença popular e pela tradição. Por exemplo: Uma rezadeira que promete a cura de câncer, aids, bronquite etc, pratica o empirismo advindo das crenças e práticas antigas de tradições sem laices científica e racional.
    O racionalismo, teve sua origem na separação de ciência da religião, onde a filosofia da razão translada os séculos, nos conduzindo ao século VI antes de cristo, advinda da Grécia antiga por Drácon, evoluindo através de Sócrates, Platão, Aristóteles e chegando até a nossa era por intermédio dos grandes pensadores e filósofos que se destacaram durante o limiar da nossa história, amadurecendo paulatinamente o positivismo da ciência, que indeclinável, caminha em direção ao aperfeiçoamento universal da sociedade humana.
    Então, com o iluminismo, com o progresso impulsionado pela revolução industrial, pelas guerras de classes, pela revolução Francesa entre outras, a científica, evoluiu numa época, onde as classes sociais se multiplicaram, nascendo a Burguesia e a classe média, onde a humanidade passou a ser racionalista em função da ciência positiva.
    Racionalismo = Estudo da Razão e ciência.
    Empirismo = Aplicação de crenças hereditárias.

    ResponderExcluir
  101. Enquanto os racionalistas acreditavam que o conhecimento deveria ser inato ao ser humano e baseado em ciências exatas, os empiristas baseavam seus conhecimentos na experiencia.
    Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a ideia da Tabula rasa, na qual afirma que viemos ao mundo como uma folha em branco, e adquirimos o conhecimento por meio de experiencias e por nossos erros.Defendia a ideia de que teorias não eram o suficiente para comprovar uma tese, que só poderia ser tida como verdadeira quando uma experiencia comprovasse sua veracidade.
    Por outro lado, o racionalismo, baseava seus conhecimentos em ciências imutáveis, exatas.Defendia que tudo tinha uma causa inteligível, mesmo que não possa ser comprovada.Esse conhecimento poderia ser alcançado por meio da racionalidade.
    Camila Ramos
    Nº- 32
    Série: 1º- A

    ResponderExcluir
  102. Racionalismo: parte das ciências exatas. Usa pesquisas para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável.

    Empirismo: é adquirida por percepções, pela origem de nossas ideias, independente de seus objetivos e significados, pela relação de causa-efeito.

    Beatriz Ingrid Dalla Costa Azevedo nº03 1º A

    ResponderExcluir
  103. Larissa A. de Mendonça Nº18 1ºA
    Racionalismo: os filósofos foram apegados a conceitos imutáveis, como os das ciências teóricas . Para os filósofos racionalistas, os representantes foram Descartes, Nicolas Malebranche,Baruch Espinosa e Leibniz,e que para eles tem que descobrir uma metodologia de investigação filosófica onde possa ter o conhecimento.
    Empirismo:São voltados para as ciências experimentais ,o empirismo parte de fatos e eventos constatados pela experiência.O conhecimento é partido a partirda experiencia.

    ResponderExcluir
  104. racionalismo

    O racionalismo consiste em acreditar nas ideias inatas e no raciocínio lógico, através da razão. É, de certo modo, a própria filosofia desde a sua origem pois, de facto, a razão é a condição de todo o pensamento teórico. A filosofia constitui-se pelo reconhecimento da razão como a faculdade do conhecimento das coisas e do domínio de si.
    O racionalismo muda de aspeto conforme se opõe a cada filosofia. Opõe-se ao pensamento arcaico pelo seu estilo, já que está atento à ideia e visa uma coerência inteligível. Opõe-se ao empirismo, tornando-se metódico, armando-se com a lógica e a matemática.

    empirismo

    O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704), que defende uma corrente a qual chamou de Tabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.
    Entende-se por empírico aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências e observações. Teorias não bastam, somente através da experiência, de fatos ocorridos observados, um conhecimento é considerado pelo empirista.

    Diferenças

    Estas duas correntes de pensamento ocidental determinam filosofia especialmente desde o inicio da modernidade. O pai da modernidade, Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas se desenvolveram mais na Europa ocidental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.
    De grosso modo pode-se dizer: enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos (visão, audição, tato, etc.).

    ResponderExcluir
  105. caroline mendonça nº7 1ºA

    racionalismo:os filósofos racionalistas foram mais apegados a conceitos imutáveis, como os das ciências teóricas.É necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento. O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.

    Empirismo: encaram o problema do conhecimento a partir das ciências exatas, os empiristas voltam-se para as ciências experimentais.Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a idéia de que somente as experiências são capazes de gerar idéias e conhecimentos.

    De acordo com o empirismo, as teorias das ciências devem ser formuladas e explicadas a partir da observação do mundo e da prática de experiências científicas. Portanto, este sistema filosófico descarta outras formas não científicas (fé, intuição, lendas, senso comum) como forma de geração de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  106. Racionalismo: Os Racionalistas acreditam que o conhecimento não provêm da experiência, mas que encontra-se inato na alma. É baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.
    Empirismo: Descobertas que são feitas através da observação de fenômemos da natureza já conhecidos. O Empirismo parte de fatos, eventos constatados pela experiência.
    As diferenças são: o Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a idéia de que somente as experiências são capazes de gerar ideias e conhecimentos. E o Racionalismo é o método de observar as coisas baseado unicamente na razão. Doutrina que previlegia a razão como fonte do conhecimento.

    ResponderExcluir
  107. racionalismo:esta sempe unido as origens gregas que estavam sendo formadas pela igreja.as coisas inteligentes estavampor tras ds coisas finas.e Deus, fazim essas coisas se tornarem divinas de um modo meio que realista.
    impirismo: ja são fatos reais sem intervnção de ago divino,que são contatados pela esperiencias do ser propio.eles se roltam para a ciencia, como se tudo acontecesse por causa da açao que a pessoa cometeu e nao pela interençao de algo divino,de Deus.
    a diferença é que o impirism ja pate mais pra realidade ,pela experiencia se intervençoes de Deus,ja o racionalismo vai mais para o lado da "religiao" do crer em Deus e que as coisas acontece por suas intervençoes
    prof desculpas por nao ter enado ate meia noite,mais considera pra min , foi só cinco minutinhos de atraso,por favor?kk

    ResponderExcluir
  108. Estas duas correntes do pensamento ocidental determinaram a filosofia especialmente desde o início da modernidade. Na verdade, a discussão vai até a antiguidade com Platão e Aristóteles. Enquanto Aristóteles tinha um posição mais empirista, Platão foi bastante racionalista. Mas esta distinção é muito artificial se aplicada assim à Antiguidade. Como disse, a partir da modernidade, especialmente com o início da era da teoria do conhecimento, a distinção aparece de forma mais clara. O pai da modernindade, Descartes, também é o primeiro grande representante do racionalismo, seguido então por Leibniz. Enquanto os racionalistas se desenvolveram mais na Europa continental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.

    Bem, mas o que é Racionalismo e Empirismo? Esta é uma questão ampla, mesmo porque existe diferentes formas e variantes nos dois lados. O racionalismo de Descartes se distuingue muito do de Leibniz, o empirismo de Hume do de Locke. De grosso modo pode-se dizer: Enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influência dos sentidos empíricos) é a maior (ou única) fonte do conhecimento, enquanto o empirismo, pelo contrário, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empiricos (visão, audição, tato, etc.)

    Essa tensão foi o ponto de partida da filosofia de Kant, que tentou conciliar os dois lados. Mas isso tornou a filosofia kantiana cheia de tensões, que Hegel tenta levar às ultimas consequências no seu sistema dialético. Até a filosofia contemporânea bebeu das duas fontes: no empirismo lógico do círculo de Viena também se procurou conciliar as duas coisas: a lógica é dada imediatamente (inata) à razão, os dados, com os quais a razão lógica trabalha é, por outro lado, material obtido através dos sentidos.

    ResponderExcluir
  109. Estas duas correntes do pensamento ocidental determinaram a filosofia especialmente desde o início da modernidade. Na verdade, a discussão vai até a antiguidade com Platão e Aristóteles. Enquanto Aristóteles tinha um posição mais empirista, Platão foi bastante racionalista. Mas esta distinção é muito artificial se aplicada assim à Antiguidade. Como disse, a partir da modernidade, especialmente com o início da era da teoria do conhecimento, a distinção aparece de forma mais clara. O pai da modernindade, Descartes, também é o primeiro grande representante do racionalismo, seguido então por Leibniz. Enquanto os racionalistas se desenvolveram mais na Europa continental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.

    Bem, mas o que é Racionalismo e Empirismo? Esta é uma questão ampla, mesmo porque existe diferentes formas e variantes nos dois lados. O racionalismo de Descartes se distuingue muito do de Leibniz, o empirismo de Hume do de Locke. De grosso modo pode-se dizer: Enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influência dos sentidos empíricos) é a maior (ou única) fonte do conhecimento, enquanto o empirismo, pelo contrário, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empiricos (visão, audição, tato, etc.)

    Essa tensão foi o ponto de partida da filosofia de Kant, que tentou conciliar os dois lados. Mas isso tornou a filosofia kantiana cheia de tensões, que Hegel tenta levar às ultimas consequências no seu sistema dialético. Até a filosofia contemporânea bebeu das duas fontes: no empirismo lógico do círculo de Viena também se procurou conciliar as duas coisas: a lógica é dada imediatamente (inata) à razão, os dados, com os quais a razão lógica trabalha é, por outro lado, material obtido através dos sentidos.

    ResponderExcluir
  110. O racionalismo estava envolvido no misticismo cristão e ao conhecimento grego.
    O empirismo mostra que a forma de voçe descobrir algo eh usando os seus sentidos.

    As duas formas de pensamento ocidental determinam filosofia especialmente desde o inicio da modernidade. O pai da modernidade, Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas se desenvolveram mais na Europa ocidental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.
    De grosso modo pode-se dizer: enquanto o racionalismo afirma que a razão pura é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario,comfirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos.
    Thales Raphael M. de Oliveira. primeiro ano A

    ResponderExcluir
  111. O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. O racionalismo, teve sua origem na separação de ciência da religião, onde a filosofia da razão translada os séculos, nos conduzindo ao século VI antes de cristo, advinda da Grécia antiga por Drácon, evoluindo através de Sócrates, Platão, Aristóteles.
    Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas se desenvolveram principalmente na Europa.
    A escola racionalista, inaugurada por René Descartes (1596-1650), tem um posicionamento diferente em relação à maneira como é adquirido o conhecimento. Vivendo em um ambiente diferente dos empiristas, assolado por guerras (Guerra dos 30 anos de 1618 a 1648) e perseguições religiosas,tornando assim o conhecimento sobre a religião mais amplo .

    ResponderExcluir
  112. eu escrevi, cade o meu? :/
    tainá de oliveira. 3º ano. nº33

    ResponderExcluir
  113. O Racionalismo diz que para adquirir conhecimento é preciso usar da razão,é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosófica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento.
    No empirismo acreditavam que para obter conhecimento podia até ser através da razão mas que o principal era se adquirir através dos sentidos e da experiencia que se consegue da vivência a cada dia.

    JEFERSON ROCHA DE OLIVEIRA N16 1MA

    OBS:MINHA NET É DA OI PROFESSOR, E EU ESTAVA SEM NET ATÉ AGORA, E POR ISSO SÓ CONSEGUI MANDAR O TRABALHO AGORA POIS MINHA NET ACABOU DE VOLTAR.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  114. Racionalismo é a busca do conhecimento por meio da razão, da verdade. Já o empirismo acredita que o ser humano nasce sem saber nada e os conhecimentos são adquiridos pelas experiências.

    Matheus Godoy Landgraf 1ºA

    ResponderExcluir
  115. Empirismo: Deveria ser baseado em dados da experiência ou seja pela sensação, percepção e habitos.

    Racionalismo: Encara os problemas do conhecimento a partir das ciências exatas no qual é necessario descobrir uma metodologia de investigação filosofica no qual pudesse construir o conhecimento.

    A sua grande diferença é que o empirismo basea seus fatos na experiência em quanto racionalismo se basea na razão.

    Lucas Araujo Nº 18 1º B

    ResponderExcluir