sexta-feira, 20 de abril de 2012

Filosofia 1° ano

Comparativo entre Platão e Aristóteles

O objetivo desse trabalho é comparar duas formas diferentes de explicar a origem das idéias, a primeira forma de explicar a origem das idéias foi elaborada por Platão, o Inatismo; a segunda forma foi elaborada porAristóteles, o Realismo que mais tarde seus princípios serviram de base para o Emperismo.

Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, o mundo em que vivemos, denominado por Platão como mundo sensível nós já temos as idéias formuladas em nossas mentes mas muito guardadas que para serem utilizadas é necessário “relembrar” as idéias já conhecidas através do mundo inteligível.

Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através dessa que nós chegamos a verdadeira realidade.

Para Platão o conhecimento sensível ( crença e opinião ) é apenas uma da realidade, como se fosse umavisão dos homens da caverna do texto “Alegoria da Caverna” e o conhecimento intelectual (raciocínio e indução) alcança a essência das coisas, as idéias.

Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filósofos como eu defendo que Aristóteles foi um dos criadores das principais idéias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um realista, um filósofo que dá muita importância para o mundo exterior e para os sentidos, como a única fonte do conhecimento e aprimoramento do intelecto.

Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Para ele o conhecimento é formado e enriquecido por informações trazidas de todos os graus citados e não há diferença entre o conhecimento sensível e intelectual, um é continuação do outro, a única separação existente é entre as seis primeiras formas e a última forma pois a intuição é puramente intelectual, mas isso não quer dizer que as outras formas não sejam verdadeiras mas sim formas de conhecimento diferentes que utilizam coisas concretas.

Podemos defender Aristóteles, dizendo os problemas sobre a teoria das idéias apresentada por Platão, como por exemplo sua teoria diz que você vem ao mundo com suas idéias já formuladas e que essas idéias são intemporais, e como Platão explica diferentes idéias sobre o que é justiça? Idéia que segundo ele é inata e todos tem a mesma fonte do que seria a justiça.

Já a tese formulada por Aristóteles permite essa diferença, pois as idéias não são assimiladas por todas as pessoas na mesma fonte, pois a fonte é a experiência e nem todos tem as mesmas experiências.

A teoria Platônica não permite a introdução de novas idéias no mundo inteligível, já através da observação, princípio Aristotélico, a introdução de novas idéias é perfeitamente possível. Com isso podemos concluir, ser a teoria Aristotélica mais defensável.

Autoria: Paulo Tadeu da Silva

61 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. SOBRE O TEXTO podemos ver que temos um debate sobre as diferenças existentes entre Platão e Aristóteles sobre o conhecimento.Qual é essa diferença? vocês concordam mais com a ideia de Platão ou Aristóteles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para Platão o conhecimento sensivel é apenas uma da realidade, como se fosse uma visão dos homens da caverna do texto “Alegoria da Caverna” e o conhecimento intelectual alcança a essencia das coisas, as ideias.
      já Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.
      concordo mais com Aristóteles. Podemos defender Aristóteles, dizendo 'os problemas sobre a teoria das idéias apresentada por Platão', como por exemplo sua teoria diz que você vem ao mundo com suas ideias já formuladas e que essas idéias são intemporais, e como Platão explica diferentes idéias sobre o que é justiça? Idéia que segundo ele é inata, e todos tem a mesma fonte do que seria a justiça

      Excluir
    2. PLATÃO= defendia o inatismo,a origem das idéias é dado por 2 mundos, o inteligivel e o mundo sensível,
      Para Platão existem quatro formas de conhecimento : a crença, opinião, raciocínio e indução.
      ARISTÓTELES- filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência
      Ele diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.

      Excluir
    3. Platão = já nascemos sabendo, mas não nos lembrávamos, ou seja, teríamos que relembrar nosso conhecimento.

      Aristóteles- Adquiríamos o conhecimento através da experiencia, ou seja, a medida que aprendemos, temos conhecimento.

      Eu concordo particularmente com Aristóteles. Pois não nascemos sabendo, e conforme aprendemos com as experiencias, colocamo-as em pratica

      Beatriz Gasparotto N° 02 1° A

      Excluir
    4. >Platão: defendia o Inatismo, que antes nascermos viviamos em um mundo inteligivel onde aprendiamos tudo, e nesse mundo, o sensível, vamos relembrando com o tempo o que aprendemos, ou seja a gente nasceu sabendo e agora estamos relembrando.
      __________________________________________________________

      >Aristóteles: defendia o Empirismo, onde o único mundo é o sensível que é o concreto e vamos aprimorando o conhecimento cada vez mais, com os sentidos como observação.
      _________________________________________________________
      Claro q concordo com o Aristóteles, pois a gente ta estudando para aprender, nós não sabemos, não estamos relembrando... krlh!

      ____________________________
      Raphael Mello, n 23 1B

      Excluir
    5. Aristóteles:o Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo,segundo ele ,embora as pessoas nasçam com capacidade de aprender ,elas precisam de experiências ao longo da vida para que se desenvolvam e também para Aristóteles ,os conhecimento são absorvido como resultado da pratica quando se tornam hábito .

      Platão: já nascemos sabendo ,mas não lembrávamos ,ou seja ,teríamos que relembrar nosso conhecimento ,e também Platão diz que os homens nasce com certa característica físca
      e que elas justificam a posição social de cada um.

      eu concordo com Aristóteles .Pois não nascemos sabendo ,porque se nós nasce sabendo não te riamos que estudar tanto para ter uma situação financeira melhor no futuro e um bom trabalho .

      ALUNO: LUCAS KLIMECK REPINALDO N°19 1°B

      Excluir
    6. Para Platão, o conhecimento já vem das pessoas, ele vem do mundo inteligível, que é o mundo em que "vivemos" antes de nascer, e depois que chega ao mundo sensível, as pessoas têm que relembrar o conhecimento que tinham no mundo inteligível.
      Já para Aristóteles, o conhecimento era adquirido com a experiência, as pessoas vivem, observam algo, ou algum objeto, e aprendem sobre ele. Para ele, o mundo sensível e inteligível são o mesmo.

      Eu concordo com a teoria do Aristóteles, pois também acho que o conhecimento vem da experiência, e não nascemos com o conhecimento pronto já, como disse Platão.

      Mariany Bianconi de Oliveira nº:24 1º A

      Excluir
    7. platão: defendia o Inatismo, ele achava que todos já nasciam sabendo de tudo, sem ao menos estudar sobre aquilo, ele pensa que antes de nós nascermos nós ja passamos por outro mundo para nascermos com as idéias já assimiladas.
      aristóteles: defendia o Empirismo, já aristóteles pensava totalmente diferente, ele pensa em que nós nascemos sem saber nada e aprendemos com o tempo .
      eu concordo com o aristóteles pois na minha opinião ninguem nasce sabendo.
      lurdinha n21 1A

      Excluir
  3. PLATÃO: Ele defendia o Inatismo, e essa perspectiva sustenta que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária. Tal concepção motivou um tipo de ensino que acredita que o educador deve interferir o mínimo possível, apenas trazendo o saber à consciência e organizando-o. Para Platão a origem das ideias se dá por dois mundos, dentre os quais são eles:o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer e o mundo sensível que é quando nós nascemos naquele conhecidos por todos. Para ele, existem 4 formas de conhecimento, a crença e a opinião, que para ele, elas são descartadas da filosofia, pois não são concretas e raciocínio e indução que para ele é a forma de fazer a filosofia. Platão diz que o homem nasce com certas características físicas e que elas justificam a posição social de cada um.

    ARISTÓTELES: Segundo ele, embora as pessoas nasçam com capacidade de aprender, elas precisam de experiências ao longo da vida para que se desenvolvam. A fonte do conhecimento são as informações captadas do meio exterior pelos sentidos. Ele defendia o Empirismo, acreditava que as informações se transformam em conhecimento quando passam a fazer parte do hábito de uma pessoa, que na verdade as ideias são adquiridas através da experiência. Para Aristóteles, os conhecimentos são absorvidos como resultado da prática - quando se tornam hábito.

    Eu concordo mais com Aristóteles, pois eu eu não acredito na teoria de Platão, que diz que temos o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.E eu não acredito nessa teoria que nós tínhamos ideias em nossas mentes antes mesmo de nascer, para mim, só começamos a ter ideia, no mundo real que vivemos, após o nascimento.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. As ideias de Platão era que existiam dois mundos distintos o mundo inteligível em que se acreditava que era mundo em que nos passavamos antes de nascer para ter as ideias assimiladas em nossas mentes e o mundo sensível que é necessário relembrar as ideias

    já nas ideias de Aristóteles nos vamos adquirir as ideias com experiências passadas durante a vida

    eu concordo com a de Aristóteles por que nenhuma pessoa nasse sabendo tudo e preciso adquirir conhecimento para forma suas próprias ideias

    ResponderExcluir
  6. Platão acreditava na existência de dois mundos distintos: o sensível(no qual nascemos e que se baseia nos sentimentos)e o inteligível (que segundo ele, é verdadeiro, e que se baseia na razão).
    Aristóteles acreditava que o mundo sensível e o inteligível se completam. Um não existira sem o outro, pra se entender um é preciso se compreender o outro.
    Concordo com Aristóteles, pois para se entender a razão, primeiro é preciso se entender os sentimentos.

    ResponderExcluir
  7. Platão apresenta o ser humano como um agente estático, sem a possibilidade de sofrer mudanças. Desta forma, quando o homem nasce, sua personalidade, valores, hábitos, crenças, pensamento, emoções e conduta social já estão definidos, uma vez que toda a atividade de conhecimento é exclusiva do sujeito, o meio não participa dela.
    Para o Aristóteles, o homem ao nascer é uma “folha em branco”. Essa é a ideia central: a única fonte de conhecimento humano é a experiência adquirida em função do meio físico, mediada pelos sentidos.
    Concordo com Aristóteles, o homem ao nascer não tem conhecimentos sobre nada, ao longo do tempo ele adquiri seus conhecimentos.
    Mariana Panagio

    ResponderExcluir
  8. Platão defendia a ideia de exirtir 2 mundos: O mundo inteligível, pelo qual passamos antes de vir ao mundo, antes de termos nossos pensamentos. E o mundo sensível, que é quando passamos a formular idéias em nossas mentes. No consentimento do Platão, existem algumas formas de conhecimento, que são, crença; opinião; raciocínio e indução. Ele também acreditava que pode se justificar tudo através da aplicação da matemática.

    Aristóteles defendia o Empirismo, que na época dele, não era concreto. Ele defendia que o mundo sensível e o inteligível são um único mundo. Diferente de Platão, Aristóteles dizia que existiam 6 formas de conhecimento: sensação; percepção; imaginação; memória; raciocínio e intuição. O conhecimento para ele vinha dessas 6 formas.

    Defendo a teoria de Aristótele, pois acredito também que as idéias surgem a partir das 6 formas citadas por ele. Mas não aceito muito a ideia do Platão, de que nascemos com todas nossas idéias mas elas são interrompidas.

    Felipe Augusto, 1ºB

    ResponderExcluir
  9. Platão: Ele defendia o Inatismo que é o nascimento das idéias onde á a existência do raciocínio, com capacidades ou atitudes que nascem com o homem, sem necessidade da experiência ou da aprendizagem.
    A crença e a opinião para Plantão significam nada, pois dizia que era algo não concreto; já o raciocínio e a indução era o que estruturava a filosofia; o raciocínio era por meio dos cálculos, com suporte em intermediários, ou seja, em sua evidência, verdade e certeza; a indução. Conclui-se então que para Platão o conhecimento sensível é a misera realidade já o intelectual é a essência de tudo.

    Aristóteles: Ele defendia o Empirismo que se atribuía a um sistema exclusivamente a experiência dos sentidos a origem dos conhecimentos e rotina. Para alguns filósofos ele foi um dos principais criadores do Empirismo e para outros foi um mero filosofo que só se importava com o mundo exterior e para os sentidos das coisas. Para ele tudo vem da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos; o conhecimento é formado por enriquecimento de informações trazidas da diferença entra o conhecimento sensível e o intelectual, é mais uma continuação do outro. E esse conhecimento atribuído a uma pratica que se torna um hábito.

    Bom em minha concepção eu concordo com o Aristóteles, pois ele diz o que fato, que ninguém nasce sabendo e por isso precisamos adquiri o conhecimento e já Platão diz algo impossível, pois ninguém antes de nascer formula suas idéias.

    ResponderExcluir
  10. Platão: Ele defendia o Inatismo que é o nascimento das idéias onde á a existência do raciocínio, com capacidades ou atitudes que nascem com o homem, sem necessidade da experiência ou da aprendizagem.Platão defendia a ideia de exirtir 2 mundos: O mundo inteligível, pelo qual passamos antes de vir ao mundo, antes de termos nossos pensamentos. o conhecimento sensivel é apenas uma da realidade, como se fosse uma visão dos homens da caverna do texto Alegoria da Caverna e o conhecimento intelectual alcança a essencia das coisas, as ideias.
    Aristóteles defendia o Empirismo, que na época dele, não era concreto. Ele defendia que o mundo sensível e o inteligível são um único mundoPara Aristóteles, os conhecimentos são absorvidos como resultado da prática - quando se tornam hábito.
    eu concordo com aristoteles pq nimguem sabe tudo sempre tem algum detalhe para aprender a mais

    ResponderExcluir
  11. Pussor aq eh u luiz donizete moreira eu nao tenho email e o gabriel me dexo faze no dele
    Platão apresenta o ser humano como um agente estático, sem a possibilidade de sofrer mudanças. Desta forma, quando o homem nasce, sua personalidade, valores, hábitos, crenças, pensamento, emoções e conduta social já estão definidos, uma vez que toda a atividade de conhecimento é exclusiva do sujeito, o meio não participa dela.
    já nascemos sabendo, mas não nos lembrávamos, ou seja, teríamos que relembrar nosso conhecimento.
    Aristóteles: Ele defendia o Empirismo que se atribuía a um sistema exclusivamente a experiência dos sentidos a origem dos conhecimentos e rotina. Para alguns filósofos ele foi um dos principais criadores do Empirismo e para outros foi um mero filosofo que só se importava com o mundo exterior e para os sentidos das coisasexistiam 6 formas de conhecimento: sensação; percepção; imaginação; memória; raciocínio e intuição. O conhecimento para ele vinha dessas 6 formas.
    Eu concordo com aristóteles pois ninguem nasce sabeno neh

    ResponderExcluir
  12. Platão: Defendia o Inatismo,segundo ele nossas ideias são formadas por dois mundos o inteligível e o sensível,no mundo integível é o período antes de nascermos no qual passamos a assimilar as nossas ideias e no mundo sensível é que quando nascemos nossas ideias ja estão formuladas,só é preciso relembra-las.

    Aristóteles: Defendia o Empirismo,no qual acredita no mundo de experiencias e realidades,para ele o aprendizado vem da fonte do aprimoramento do intelecto.

    Concordo com aristóteles,pois antes de nascermos nada podemos saber sobre o mundo exterior,ou seja,precisamos vir para o mundo real para obtermos conhecimento das ideias nele ja existente.
    Heloisa Sarggin

    ResponderExcluir
  13. Platão- Defendia o Inatismo. Para Platão, a verdadeira realidade se encontra no mundo das ideias. O Mundo da Ideias só pode ser intuído através da razão, e implica um corte com os dados dos sentidos a que estamos aprisionados. O mundo sensível é o das coisas concretas, que não são permanentes. O mundo das ideias é o mundo das coisas permanentes, onde estão os seres verdadeiros. O mundo sensível é acessível aos sentidos. O mundo inteligível é aquele antes de nascermos. Depois que nascemos, já temos as ideias formuladas em nossas mentes e temos que relembrá-las através do mundo inteligível.

    Aristóteles- Defendia o Empirismo, onde a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível. Todas as pessoas, ao nascerem, o fazem sem saber de absolutamente nada, sem impressão nenhuma, sem conhecimento algum. Todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro.

    Concordo com Aristóteles, porque o homem não nasce sabendo tudo, é através das experiências de vida que ele vai adquirindo conhecimento, mesmo que inconscientemente.

    ResponderExcluir
  14. Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível e o sensível.
    Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filósofos como eu defendo que Aristóteles foi um dos criadores das principais idéias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um realista, um filósofo que dá muita importância para o mundo exterior e para os sentidos, como a única fonte do conhecimento e aprimoramento do intelecto.
    Concordo com o que diz Aristóteles, porque vamos adquirindo conhecimento no decorrer da vida, ao nascer não sabemos de nada.

    ResponderExcluir
  15. Platão- defendia o Inatismo, que antes nascermos viviamos em um mundo inteligivel onde aprendiamos tudo, e nesse mundo, o sensível, vamos relembrando com o tempo o que aprendemos.
    Aristóteles- defendia o Empirismo, onde o unico mundo é o sensível que é o concreto e vamos aprimorando o conhecimento cada vez mais, com os sentidos como observaçao.
    Concordo com Aristóteles, porque sempre estamos aprendendo cada vez mais, sempre adquirindo conhecimento no decorrer da vida

    Águia Master
    Jéferson Rocha Oliveira nº16
    1º MA

    ResponderExcluir
  16. Platão defendia o Inatismo,a origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível.Que é o mundo que passamos antes de assimilarmos as ideias a nossa mente e o mundo sensível nós já temos as idéias formuladas em nossas mentes.
    Para Platão existem 4 mundos são eles,a crença, opinião, raciocínio e indução.

    Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo,que nada mais é que a é atravez da realidade que adquirimos as ideias.
    Para ele existem 6 formas de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.

    ResponderExcluir
  17. o professor o Rap's BMX and Free Step é o Thales Raphael 1°ano A

    ResponderExcluir
  18. Platão Ele defendia o Inatismo, e essa perspectiva sustenta que as pessoas naturalmente detem certas aptidoes, conceitos, habilidades, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária. Tal concepção motivou um tipo de ensino que acredita que o educador deve interferir o mínimo possível, apenas trazendo o saber à consciência e organizando-o ele tambén PLATÃO= defendia o inatismo,a origem das idéias é dado por 2 mundos, o inteligivel e o mundo sensível,
    Para Platão existem quatro formas de conhecimento : a crença, opinião, raciocínio e indução.

    Aristóteles defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência,Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

    ResponderExcluir
  19. O Inatismo era defendido por Platão, a tese era de que nascemos com ideias inatas e princípios racionais.De acordo com Platão a origem das ideias é dada pelo mundo inteligível e o sensível.
    Já o Empirismo era defendido por Aristóteles,onde o mundo sensível é único, e as ideias são adquiridas através da experiencia, para ele o aprendizado vinha da fonte do aprimoramento do intelecto
    Concordo com Aristóteles vamos adquirindo o conhecimento com o tempo, afinal quando nascemos não conhecemos nada
    Gabriel Joslin Ribeiro nº12
    1ºMA

    ResponderExcluir
  20. Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, o mundo em que vivemos, denominado por Platão como mundo sensível . Para Platão existia formas de conhecimento, crença, opinião, raciocínio e indução. Aristóteles defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filósofos como eu defendo que Aristóteles foi um dos criadores das principais idéias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um realista, um filósofo que dá muita importância para o mundo exterior e para os sentidos, como a única fonte do conhecimento e aprimoramento do intelecto. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível. Aristóteles diz que existe 6 formas de conhecimento, sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
    Concordo com Aristóteles, pois, antes de nascer não formulamos nossas ideias, não temos conhecimento de nada, e sim vamos adquirindo-o ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Platão defendia o Inatismo, desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível que e a sensível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes. Para ele existem quatro graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução, as duas primeiras podem ser descartadas, pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia. Tudo se justifica através da matemática, o raciocínio lógico e através dessas que nós chegamos à verdadeira realidade.
    Aristóteles defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência, não era concreto na época de Aristóteles, defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos, o único mundo é o que nos vivemos. Para ele existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
    Concordo com Aristóteles, pois Platão explica uma teoria sobre que nos nascemos em um mundo com idéias já formuladas e que são intemporais, e diz que todos nos temos uma mesma fonte de justiça.

    ResponderExcluir
  23. Bom Platão falava que tínhamos ideias formuladas antes de nascermos em um primeiro mundo o inteligível e acredito na ideia dele.
    Aristóteles já tinha uma ideia que existiam 6 formas de conhecimentos e não formulávamos ideias antes de nascermos e sim com o passar do tempo que aprendíamos.

    ResponderExcluir
  24. Platão: defendia o Inatismo, e essa perspectiva sustenta que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária. Tal concepção motivou um ensino que acredita que o orientados deve não deve interferir tanto. A origem das idéias é dado por 2 mundos, o inteligivel e o mundo sensível, acreditava que todos nós nascemos sabendo tudo, mas não lembrávamos, ou seja, teríamos que relembrar nosso conhecimento.
    Aristóteles: A fonte do conhecimento são as informações captadas do meio exterior pelos sentidos. Defendia o Empirismo, onde o único mundo é o sensível que é o concreto e vamos aprimorando o conhecimento cada vez mais. Defendia que a sabedoria era/é adquirida com o tempo.

    Eu concordo plenamente com Aristóteles pois não nascemos sabendo sobre o mundo já existente e sim adquirimos o conhecimento com o tempo observando e estudando e tal.
    Ana Carolinne n°:01 1°A

    ResponderExcluir
  25. Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. Ele afirmava que existem dois mundos, o sensível que é aquele em que nos encontramos e o inteligível que só pode ser alcançado pela razão e pela lógica. Para Platão, só o mundo inteligível é real enquanto que o sensível é transitório e ilusório.
    Aristóteles defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, Aristóteles nunca aceitou essa idéia de dois mundos distintos. Para Aristóteles só havia um mundo, este em que nos encontramos. O pensamento de Aristóteles baseia-se no mundo sensível. A partir daí, Aristóteles tentou compreender e conhecer o mundo sensível, o único que existe na sua opinião.
    Concordo com Aristóteles ele reconhece à realidade sensível, da existência a essência, distingue, o que é essencial do ser.

    ResponderExcluir
  26. Mirella D. Mendes da Silva - nº26 - 1º MÉDIO A

    ResponderExcluir
  27. Platão: Ele defendia o Inatismo, que é o nascimento das idéias onde á a existência do raciocínio, fala também que quando nascemos já temos idéias formadas, não concordo com isso, pois ao longo de nossas vidas que vamos começar a formar idéias e certas conclusões sobre as coisas. Para Platão, tudo se justifica pela matemática, fazendo assim com que cheguemos onde estamos hoje. Para ele o conhecimento da crença e da opinião é apenas uma realidade, com isso podemos interpretá-lo que para ele a crença e a opinião não vêm de cada um.
    Aristóteles: Ele defendia o Empirismo, onde as idéias são adquiridas através do conhecimento, da experiência de cada um. Ele da muita importância para o exterior e para os sentidos, ao contrario de Platão. Para ele o conhecimento é formado por informações da sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
    Eu, particularmente concordo com a Teoria Aristocrática, pois acho que o conhecimento é sim adquirido através das coisas aprendidas pela nosso tempo de vida ate hoje.
    Beatriz Mariucci Piai – N°4 - 1°MB

    ResponderExcluir
  28. PLATÃO: defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
    Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, o mundo em que vivemos, denominado por Platão como mundo sensível nós já temos as idéias formuladas em nossas mentes mas muito guardadas que para serem utilizadas é necessário “relembrar” as idéias já conhecidas através do mundo inteligível.
    Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através dessa que nós chegamos a verdadeira realidade.


    ARISTÓTELES: (384-322 a.C.) foi discípulo de Platão, mas nunca aceitou essa ideia de dois mundos distintos. Para Aristóteles só havia um mundo: este em que nos encontramos. Se o homem não consegue conhecer algo mais do que os seus sentidos lhe mostram, então é porque esse algo não existe ou, na melhor das hipóteses, não vale a pena ser conhecido e por isso não é nada para nós.
    O pensamento aristotélico baseia-se portanto no mundo sensível. A partir daí, Aristóteles tentou compreender e conhecer o máximo que pôde do mundo sensível, o único que existe na sua opinião.

    eu concordo com o Aristóteles, porque o conhecimento sim é ganho atravez do seu tempo de vida, e dos estudos!
    Fernanda Marchini n°11 1ªA

    ResponderExcluir
  29. PLATÃO
    Platão defendia o Inatismo, que é a existência de dois mundos; o mundo inteligível e o mundo sensível.
    Para ele o mundo inteligível é o mundo que podemos ter idéias relacionadas aos nossos pensamentos, mas antes mesmo de nascermos; já no mundo sensível é o mundo em que vivemos, temos todo o conhecimento, só teremos que relembrar o que já foi conhecido, através do mundo inteligível.
    A idéia do Platão é que as pessoas já nascem sabendo das coisas, e acha que o conhecimento sensível, que se trata da crença e opinião, não pode ser uma filosofia e é como se fosse uma visão ou uma ilusão dos homens relacionados ao livro “alegoria da caverna”. Entretanto, ele tem outra opinião relacionada ao conhecimento inteligível, que consegue ver o melhor das coisas, alcançando seus objetivos, suas idéias.
    ARISTOTELES
    A opinião e a tese de Aristóteles são totalmente contraria a de Platão; Aristóteles defendia o Empirismo. Para ele o conhecimento era obtido através da observação de objetos, além de se basear nas seis formas ou graus de conhecimento. Só existia uma diferença entre esses graus, um era totalmente intelectual e os outros não, mas isso não dava significado de que os outros graus eram falsos, entretanto, os conhecimentos eram elaborados com coisas concretas, mas de forma diferente.
    Para ele, as pessoas só conseguem formular uma idéia através das suas próprias observações e nenhumas das idéias formuladas são iguais, pois são feitas em fontes diferentes. Não existia a menor diferença entre o mundo inteligível e o sensível, dizia que um era a continuação do outro, desse modo baseava-se nos dois, e ao mesmo tempo.
    MINHA OPINIÃO
    Eu concordo mais com a tese, a idéia de Aristóteles, porque as pessoas não nascem sabendo das coisas, principalmente antes mesmo de nascer; elas vão adquirindo com o tempo e suas observações contínuas; e há possibilidade de introduzir novas idéias.

    Colégio Águia Máster
    Gabriella Maria de Oliveira nº14
    1ºA

    ResponderExcluir
  30. Platao, acha que durante a vida, nos vivemos dois mundos diferentes, o antes de nascer passamor por um mundo para ter as ideias em nossas mentes. E quando nascemos, que é o mundo em que vivemos agora, já temos as ideias em nossas mentes, quando preciso. Ele acha que crenças e opiniões não existem, e que tudo se baseia na matmatica, e o certo de pensar é pelo raciocínio.
    Aristoteles, para ele, para descobrir algo você devia ter feito uma experiência antes, era a favor das ideias, mas só eram criadas as ideias se observassem coisas e objetos antes de criar as ideias. Eu acho que a ideia de aristoteles, é a mais certa, pois deve deixar as pessoas terem suas ideias, e nem tudo é pelo raciocínio e pela matemática, precisa de ideias também. Anna Beatriz.

    ResponderExcluir
  31. PLATÃO: Você vivia em um mundo, o inteligível, onde você aprendia tudo, e depois quando nascemos nesse mundo, o mundo sensível, vamos relembrando com o tempo o que já aprendemos no outro mundo.
    ARISTÓTELES: O conhecimento é adquirido com o tempo e experiência, com nossos sentidos, como observação. Conforme Crescemos aprendemos cada vez mais na vida.
    Aristóteles: Porque nós adquirimos conhecimento conforme crescemos, conforme o tempo passa, e assim vamos aprendendo cada vez mais.
    João Vitor Garcia Bianconi Nº 17 1 M 'A'

    ResponderExcluir
  32. Existem duas formas para explicar a origem das ideias 1ª que foi elaborada por Platão que era o Inatismo , e a 2ª elaborada por Aristóteles , que era o realismo:
    Platão – princípios racionais e Ideias ;A origem de seus ideias vem de dois mundos . O mundo sensível e o mundo inteligível que nascemos seria o mundo sensível onde existem as crenças ,a opinião e o raciocínio .Ja nascíamos sabendo , so que não lembrávamos
    Para ele tudo se justificava pela matemática

    Aristóteles- defendia o empirismo , elas são adquiridas através de experiências . Para Aristóteles existia um mundo apenas ,onde misturavam os dois ,ele afirmava que o conhecimento é continuação um do outro , que vivíamos sem saber , mas adquirindo experiências


    Concordo com Aristóteles , porque devemos viver para aprender , ninguém jamais nasce sabendo

    ResponderExcluir
  33. O Platão defendia o Inatismo, o qual defendia que quando nascemos, as personalidades, hábitos, crenças, pensamentos e valores já estão definidos. Sendo assim, apresenta o ser humano como um agente estático.

    Já Aristóteles defendia o Empirismo, o qual alegava que o ser humano adquiria conhecimento através da experiência adquirida ao longo do tempo.

    Concordo com Aristóteles, pois para que as pessoas fiquem inteiramente formadas, ou seja, para que sejam adquiridos cultura e conhecimento, é imprescindível o convivio no meio social. Por esse motivo, todos devem se esforçar para obter conhecimento, uma vez que não nascem com ele.



    Matheus Godoy Landgraf nº25 1ºA

    ResponderExcluir
  34. Platão: Primeiramente ele defendia o INATISMO, ou seja, sustentação de indivíduos que tinham certa aptidão (dom)com algo. Uma de suas teses era que a ideia vinha de 2 mundos são eles:
    -> O mundo inteligível é o mundo que ocorre, antes do nosso nascer. Já o 2º mundo é o mundo sensível que é o inverso do anterior,esse mundo é o que ocorre logo após o nosso nascimento.
    Platão tem em mente que o homem nasce com certas características físicas e que elas justificam de acordo com a posição social de cada ser.

    Aristóteles: Já esse democrata tem em mente que a pessoa nascem com capacidade de aprendizagem durante seu período de existência no mundo. Defendia o Empirismo,ou seja, as informações adquiridas se transformaram em conhecimento.

    Concordo com Aristóteles, pois Platão tem uma ideia que temos conhecimentos desde quando nascemos, isso para mim não faz muito sentindo, mas já a tese de Aristóteles tem muito mais complexidade, adquirimos o nosso conhecimento através do passar dos anos.

    ResponderExcluir
  35. Platão: Existem quatro formas ou graus de conhecimento. crença, opinião, raciocínio e indução.
    Defendia o Inatismo, a origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos.
    Inteligível - O mundo que antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
    Mundo sensível - Temos idéias formuladas em nossas mentes muito guardadas e para serem utilizadas é necessário lembrar idéias ja conhecidas.

    Aristotales: Defendia o Empirismo e idéias são adquiridas através de experiência.
    Ele diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
    ________________________________________________________________

    Concordo com Aristotaeles, pois o nosso conhecimento sera adiquirido ao passar do tempo, além de parecerem ser melhores elaboradas.

    Lucas Araujo nº 18 / 1º B

    ResponderExcluir
  36. Platão dizia que o conhecimento sensível é apenas uma realidade, como se os homens do texto “Alegoria da Caverna” e o conhecimento intelectual alcança a essência das coisas, as ideas. Para ele existia 4 formas de conhecimento a crença, opinião, raciocínio e indução.

    Aristoteles falava que as ideia tinha originam pela observação das coisas, para ele o único mundo é o mundo sensível e o inteligível. Ele defendia o Empirismo, conseguindo ideais através de experiências. Para ele existem 6 graus de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
    Eu estou de acordo com Aristoteles porque, nós não nascemos sabendo , e sim adiquirimos conhecimento apartir do tempo, através de experiências, e atitutes.


    Aluno: Gabriel Grazionale

    ResponderExcluir
  37. PLATAO DEFENDIA O INTATISMO NOS NASCEMOS COM PRICIPIO RACIONAIS E IDEIAS INATAS
    DIVIDIDA ENTRE DOIS MUNDOS PARA PALTAO
    MUNDO INTERLIGIVEL PASSAMOS PARA TER IDEIAS ASSIMILADAS
    MUNDO SENCIVEL TEMOS IDEIAS FORMULADAS E NOSSA MENTES MAIS PRESERVADA
    ARISTOTELES DEFENDIA O EMPIRISMO E AS IDEIAS SÃO ADQUIRIDAS PELA EXPERIENCIA NA REALIDADE, E EXISTIAM OUTRAS SENSAÇÃO PERCEPÇÃO E IMAGINAÇÃO.
    EU CONCORDO COM ARISTOTELES, POIS NOS TEMOS QUE SENTIR , OBSERVAR E PRESENCIAR PARA TIRARMOS CONCLUSÕES

    CAIUS VINICIUS

    ResponderExcluir
  38. Platão afirmava que existem dois mundos: o sensível que é aquele em que nos encontramos e o inteligível que só pode ser alcançado pela razão e pela lógica. Para Platão, só o mundo inteligível é real enquanto que o sensível é transitório e ilusório. Ele explicou isso no famoso Mito da Caverna:

    "Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.

    Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vem de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.


    Aristóteles foi discípulo de Platão, mas nunca aceitou essa ideia de dois mundos distintos. Para Aristóteles só havia um mundo: este em que nos encontramos. Se o homem não consegue conhecer algo mais do que os seus sentidos lhe mostram, então é porque esse algo não existe ou, na melhor das hipóteses, não vale a pena ser conhecido e por isso não é nada para nós.

    O pensamento aristotélico baseia-se portanto no mundo sensível. A partir daí, Aristóteles tentou compreender e conhecer o máximo que pôde do mundo sensível, o único que existe na sua opinião.

    Eu concordo com aristoteles, porque nós temos que presenciar as coisas, para que daqui um tempo a gente comece a aperfeiçoar e tirar nossas dúvidas, e ver se queremos isso mesmo.


    Daniel Morais nº6 1ºB

    ResponderExcluir
  39. PLATÃO: ele defendia o inatismo. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes. O mundo em que vivemos é denominado por Platão como um mundo sensível. Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através dessa que nós chegamos a verdadeira realidade.

    ARISTÓTELES: ele defendia o empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência. Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível. Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Para ele o conhecimento é formado e enriquecido por informações trazidas de todos os graus.

    Eu concordo mais com Aristóteles, eu não acredito na teoria de Platão que fala de um mundo intelegível. Porque antes de nascermos não podemos saber do mundo exterior, precisamos vir ao mundo real para saber das idéias nele contidas. É através das experiências que vamos adquirindo conhecimento, ao nascer não sabemos de nada.

    Ketyllen Miliorini Costa. Nº30 1ºB.

    ResponderExcluir
  40. Platão defendia o inatismo, para ele havia dois mundos o sensível e o inteligível. Para ele antes de nós nascermos , já temos as ideias e para serem utilizadas é necessário relembrar as idéias já conhecidas através do mundo inteligível.
    Aristóteles defendia o empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência. Nós adquirimos conhecimento através de experiências.
    Eu concordo com Aristoteles, pois nâo nascemos com um conhecimento adquirimos por meio de experiências que vamos adquirindo nos anos.

    Caroline Mendonça Nº7 1º A

    ResponderExcluir
  41. Platão defendia o inatismo , nascemos como princípios racionais e idéias inatas. Para ele existem quatro formas de conhecimento a crença, opinião, raciocínio e indução. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através dessa que nós chegamos a verdadeira realidade.
    Aristoteles defendia o espiritismo, as idéias são adquiridas através de experiência defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos.para ele existem seis formas de conhecimento sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
    Aristoteles,pois não nascemos sabendo de tudo adquirimos conhecimentos com o estudo,e com a observação
    Elisa Damasio n°:08 1°A

    ResponderExcluir
  42. Platão defendia o Inatismo, ele acreditava na razão. Para ele o conhecimento intelectual está acima de tudo.Nós já nascemos com princípios e ideias.Tudo é explicado pela verdade e pela razão.Platão acreditava que existiam quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução.Platão busca a verdade atráves de um mundo trancedente ,ou seja ,o mundo das idéias.
    Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo,para ele as idéias são adquiridas através de experiência,.Enquanto Platão busca a verdade,aristoteles vai atrás da realidade..Procura em uma ordem permanente o mundo percebido( o mundo real). Para Aristóteles, o conhecimento consiste em descobrir no sensível as coisas obvias. Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
    Eu concordo com Aristóteles,afinal ninguém nasce sabendo,todos aprendem durante a vida ,e nunca ninguém atinge todo o conhecimento.

    Heloísa Donaire nº30 1A

    ResponderExcluir
  43. Platão acreditava que o mundo inteligível era um mundo verdadeiro, que era regido pela sabedoria e perfeito. Considerava o mundo sensível imperfeito, acessível e mundo das coisas concretas.
    Para ele existiam quatro formas de conhecimento: crença, opinião, raciocínio e indução. Para Platão a crença e a opinião podiam ser descartadas da filosofia, por não serem concretas, o raciocínio e indução faziam parte da filosofia.
    Aristóteles acreditava que o ser humano era potência e deveria se desenvolver na busca de conhecimento. Para ele a origem das ideias é através da observação para depois formular uma ideia.
    O conhecimento passava por três níveis, o sensível no qual ele dizia que era aquele guiado pelos sentidos, é um conhecimento individual, que não dá para uma pessoa ensinar à outra a sentir ou dizer que a pessoa ama de uma forma errada, sofre de uma forma errada. O técnico que é um conhecimento social, que pode ser transmitido e aperfeiçoado.
    E a sofia que é o conhecimento mais completo, é a busca dos por que das coisas e que também pode ser transmitido para outras pessoas.
    Concordo mais com a ideia de Aristóteles, pois aprendemos através de experiências, não nascemos com ideias formadas como Platão acreditava. E como defendia Aristóteles, eu acredito que antes de formularmos qualquer ideia, deve-se ter uma observação.

    Bruna de Oliveira 1º A

    ResponderExcluir
  44. Platão: deixou-nos uma vasta obra filosófica que trata de temas diversos entre os quais a questão do conhecimento merece especial atenção, sobretudo em função da influência que seu pensamento exerce ainda na atualidade, a respeito da significativa contribuição que deixou como legado no as questões que falam sobre democracia, o valor da arte, as virtudes, o bem e a metafísica.
    Sua busca é movida pela necessidade de alcançar o conhecimento da verdadeira natureza das coisas. Platão devota-se à busca da compreensão da essência das coisas. Vale a relembrar que não se trata de compreender as coisas sensíveis, mas, sim a realidade abstrata e essencial.

    E Aristóteles: Partindo como Platão do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, mas abandonando a solução do mestre, Aristóteles constrói um sistema inteiramente original. Os caracteres desta grande síntese são:
    1. Observação fiel da natureza: Platão, idealista, rejeitara a experiência como fonte de conhecimento certo.


    Eu concordo mais com aristóteles pois, nao nascemos sabendo de tudo, nós adquirimos o saber conforme a nossa necessidade....

    ResponderExcluir
  45. Platão defendia o Inatismo. Ele acreditava que primeiro passamos por um mundo chamado por ele de inteligível, onde recebiamos informações e o raciocínio, era o mundo do conhecimento intelectual, da indução. Depois vinhamos para o mundo sensível, no qual vivemos, o mundo da crença e opinião e que quando nascemos já temos tudo formado em nossa mente, só bastava relembrar o que tinhamos assimilado do mundo anterior. Platão também acreditava que através da matemática tudo se justificava e que existem quatro formas de conhecimento crença, opinião, raciocínio e indução.
    Aristóteles defendia o Empirismo. Para ele só existia um mundo, que era o sensível e ao mesmo tempo o inteligível, pois para ele não havia diferença, um era apenas a continuação do outro. Ele dizia que través de suas experiências sua ideais iam se formando, que voce precisava observar o objeto e formular uma ideia sobre ele, e que pela prática, pelo tentar, errar e aceertar voce acabava absorvendo conhecimento. Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição e a diferença entre eles era que um era totalmente intelectual e os outros não, mas isso não dava significado de que os outros graus eram falsos.

    Eu concordo com Aristóteles, pois não acredito que exista um mundo onde passamos e adquirimos as idéias e conhecimento, acho que tudo vem com a prática e experiencias.

    Letícia Freiberger nº 20 1º A

    ResponderExcluir
  46. Platão defendia o inatismo ,para ele a origem das ideias vinha do mundo inteligivel e sensivel.Para Platão existem quatro formas de conhecimento que são:crença,opinião raciocínio e indução.

    Aristóteles defendia o Empirismo, defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos.E que o conhecimento é adquirido atraves das experiencias e que existem seis tipos de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
    Eu concordo com aristoteles porque nos adquirimos conhecimento ao decorrer da vida de acordo com experiencias.
    Larissa A. de Mendonça Nº18 1ºA

    ResponderExcluir
  47. PLATÃO: para platao existia 2 mundos diferentes, um que passavamos antes de nascer para recebermos nossos conhecimentos e ideias, e o outro é o que vianhamos quando nascia. quando vinhamos para esse mundo ja tinhamos nossas ideias formadas, entao para ter opinao sobre algo é so relembrar oque foi imposto em outro mundo.
    ARISTOTELES: acreditava que havia um unico mundo e que nossas ideias e conhecimentos eram adquiridos de acordo com as experiencias vividas

    concordo mais com a teoria de Aristoteles, pois as opinioes variam de acordo com as influencias sobre o meio onde vive, as experiencias ja adquiridas e acredito também que uma pessoa pode mudar de ideia, e isso nao seria possivel de acordo com a teoria de Platao


    Emanuelle Luiza nº 09 1ºA

    ResponderExcluir
  48. Platão defendia o inatismo. Que quando somos crianças começamos a assimilar o mundo e nossas mentes, e quando crescemos a idéia desse mundo já esta formulada em nossas cabeças, só basta ‘relembrar’. E para ele só existe 4 graus de conhecimentos, que são, crenças, opinião, indução e raciocínio.

    Já Aristóteles defendia o empirismo, para ele as idéias eram adquiridas através de experiências, da observação de coisas, objetos. Ele diz que que existem 6 graus de conhecimentos: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.

    A teoria de Platão não deixa a haver a introdução de novas idéias no mundo inteligível, porém já na teoria de Aristóteles já é possível essa introdução de novas idéias através da observação.

    Aluna: Thaynara Donaire nº 25. 1ºB

    ResponderExcluir
  49. Platão defendia o Inatismo que a origem das idéias é dada por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes. Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, denominado por Platão como mundo sensível nós já temos as idéias formuladas em nossas mentes mas muito guardadas que para serem utilizadas é necessário “relembrar” as idéias já conhecidas através do mundo inteligível. Para Platão o conhecimento sensível (crença e opinião) é apenas uma da realidade e o conhecimento intelectual (raciocínio e indução) alcança a essência das coisas, as idéias.

    Aristóteles defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência. Ele dava muita importância para o mundo exterior e para os sentidos, como a única fonte do conhecimento e aprimoramento do intelecto. O filósofo dizia que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Para ele o conhecimento é formado e enriquecido por informações trazidas de todos os graus citados e não há diferença entre o conhecimento sensível e intelectual, a única separação existente é entre as seis primeiras formas e a última forma pois a intuição é puramente intelectual.

    Em minha opinião, o Aristóteles possua uma teoria mais confiável, então concordo com ele, pois nós adquirimos conhecimento e aprimoramos nosso intelecto através das experiencias e ao longo do tempo, que podem ser diferente de acordo com a vida de cada indivíduo. E é disso que o filósofo fala, ao contrário de Platão que acreditava que nós obtinhamos conhecimento antes de nascer, e que depois do nascimento, este conhecimento não muda.

    Maryana Vilela nº29
    1º ano B

    ResponderExcluir
  50. o PLATÃO defendia o inatismo,a origem das idéias é dado por 2 mundos, o inteligivel e o mundo sensível,
    Para Platão existem quatro formas de conhecimento : a crença, opinião, raciocínio e indução.
    E o ARISTÓTELES filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência
    Ele diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. caio Panagio n*6 1MA

    ResponderExcluir