sexta-feira, 20 de abril de 2012

Filosofia 2° ano

Contratualismo Histórico

O conceito central do contratualismo é a valorização do individuo,pois fundado em uma época minimalista atende a dois principios:a legitimidade da auto-preservação e a ilegalidade do dano arbitrário feito dos outros.

A autoridade legítima passou a ser encarada como coisa fundada em pactos voluntários feitos pelos súditos do Estado.

A principal contribuição de Locke para o contratualismo é sua noção de consentimento,que deveria ser tácito ,periódico e convencional.

“Locke encarou os Governantes como curadores da cidadania,e de forma memorável,imaginou um direito a resistencia e mesmo a revolução.

Dessa maneira o consentimento tornou se a base do controle politico.

Foram três as condições para a consolidação na história do pensamento político das teorias contratualistas,no ambito de um debate mais amplo sobre o fundamento do poder politico:

1-Transformação da sociedade;

2-Que houvesse uma cultura politica secular disposta a discutir a origem e os fins do governo;

3-Tornar o contrato acessivel de uma forma analógica.

Estas premissas tendem a excluir a possibilidade do contratualismo das sociedades culja cultura polçiítica esta profundamente impreguinada de motivos sagrados e teológicos,como,por exemplo a hebraica e medieval.

O termo “Pacto”,é elemento central ,muito elaborado na teologia hebraica e na teologia da aliança dos puritanos,ele serve no entanto ,não para instaurar um Governo ,mas para indicar uma aliança sagrada entre Deus e o povo eleito ou o pacto de graça do novo Israel:é um pacto que tem como única finalidade a salvação ultraterrena,entre dois contraentes que se acham em condições de incomensurável disparidade.

O Estado de natureza

Sempre houve desde a época grega, até os nossos dias, diversidade de opiniões entre pensadores ,quando se tratava de poderar o carater positivo ou negativo do abandono da antiga condição natural:para uns, ele representava uma queda,um afastamento da perfeição original,para outros um progresso a vitória do homo faber ou do homo sapiens sobre o homem animal.

É preciso lembrar a exaltação entre os antigos de uma mitica idade de ouro,repetida no renascimento juntamente com o mito dos homines a Dis recentes;depois logo a seguir o descobrimento da América e dos homens que alí viviam segundo a natureza,surgiu o mito do bom selvagem;finalmente na época romântica houve um retorno ao homen primitivo,ao Urmensch.Encontramos nesta linha de pensamento,que combate a civilisation ou seja,a industria e o comercio que tornam mais aprasivel a vida dos homens ,os críticos da sociedade,tal qual se apresentava a seus olhos ou melhor,os que expressavam todo mal estar consequente do trauma da modernização,da rápida tranformação da ordem social e politica,da não inceesão do individuo nos novos papeis que a sociedade oferece.

Os contratualistas querendo legitimar o Estado de sociedade ou modificá lo com base nos principios racionais onde o poder não assenta no consensso,opõem se necessariamente a esta corrente de pensamento e veeem no contrato a única forma de progresso ;o próprio Rosseau, inimigo das letras e das artes ,foi obrigado a reconheçer no pacto social um fato deontologicamente necessário a partir do momento em que “tal estado primitivo já não pode subsistir e o gênero humano pareceria ,se não modificase as condições de sua existência”.

Na época Medieval e moderna,antes do contratualismo clássico,se estabelecia nos juramentos de coroação como no planfletismo antimonarquico,a obrigação da obediência por parte dos súditos,uma completa série de deveres que respeitavam ao rei;depois com a elaboração do conceito jurídico de soberania ,o pacto servia para estabelecer quem havia de exercer o poder legislativo(o rei ,uma assembleia,ou o rei e a assembléia conjuntamente)e se tal poder legislativo era legibus solutos ou limitado pelo bem comum,pelas leis fundamentais ou pelos direitos dos cidadãos.Mesmo os absolutistas mais coerentes como Robbes,impõe ao soberano,conquanto fora do contrato ,a obrigação de garantir a paz;deixam ao súdito o direito a vida.

O contratualismo como fato histórico,demostra sua vitalidade,com caracteristicas novas e originais ,na idade moderna.Demonstra a na experiência democrática da Nova Inglaterra,onde o pacto é o instrumento concreto na formação de um real estado de natureza para novas sociedades que hão de infrentar os duros e dramáticos problemas da fronteira e do wilderness (espaços desertos);demonstra se igualmente na experiência aristocràtico liberal da Inglaterra em busca de uma codificação do novo equilibrio constitucional entre Coroa e Parlamento.

O primeiro de tais documentos, o mais conhecido ,não o mais importante,é o pacto assinado a 11 de novembro de 1620 no Mayflower,chegado as costas de Cape Cod,por quarenta e dois puritanos separatistas;e o outro documento escrito,de inspiração contratualista,é o que pôs fecho a Gloriosa Revolta de 1688-89:o Parlamento Convenção de 1689 elegeu para o trono da Inglaterra Guilherme e Maria,impondolhes condições bem claras.Rejeitava se assim a teoria do direito divino dos reis.O famoso Bill of rights contém claras limitações ao poder real e constitui um verdadeiro e autêntico contrato entre o rei e o povo,este representado pelo Parlamento,embora o conteúdo seja bem pouco inovador em relação a velha praxe constitucional inglesa.

Chamou se este documento de Declaração dos Direitos só porque a palavra contrato parecia demasiado revolucionária.

Resumo

Com a doutrina do Contrato Social se prentendeu afirmar a soberania do povo como poder absoluto indeterminado .Procurou se fixar as consequencias jurídicas e as causas do hipotético contrato ,passando se a averiguar que direitos o povo teria reservado para sí e em que casos e em que modalidades poderia exercer.

A Doutrina Contratualista iniciou a formulação dos direitos individuais (liberdade x igualdade) tendo em vista conservar no estado de sociedade aqueles direitos que se afirma existência já no estado de natureza.

Concordam os apologistas do Contratualismo HOBBES,LOCKE E ROSSEAU que o contrato dá origem ao Estado.

Para Hobbes o direito é uma criação do Estado-sendo este criado pelo poder soberano,e tudo que é feito por tal poder está autorizado e admitido por cada um do povo.

O Estado é ilimitado não sendo não sendo só o ordenador do Direito Positivo ,como o próprio criador da Justiça.

Para rosseau, o Estado é um corpo social ,em que se concretiza a vontade comum.

O Direito é produto de uma divisão da maioria e todo ele se realiza sob a forma da lei.

Locke apresenta o contrato social como fato socializado.Assume carater de forma ideal e neste sentido o Estado é sobre tudo,mera expressão do poder e também arbitrário ,mas deve necessariamente pela sua natureza ser destinado a garantir os direitos individuais.

Locke construiu um verdadeiro sistema constitucional.Traçou a Teoria de Divisão de Poderes ,mais tarde sistematizada por Montesquiel.

Tal pensamente filosófico serviu de fundamentação par ao Constitucionalismo Comtemporânio,e foram tais ideias largamente difudindas á época das tres Revoluções :a Inglesa,a Americana e a Francesa.

“...foram as revolucões ,chamadas burguesas,que instauraram nova ordem ,liberal e constitucional ,em determinadas nações e colocaram um modelo para o restante delas.”

Autoria: Elaine Silva

43 comentários:

  1. Lendo o texto, como vcs definiriam essa corrente filosófica chamada "Contratualismo"? Duvidas perguntem pra mim .....

    ResponderExcluir
  2. O contratualismo era um contrato social e o único meio de fazer com que a sociedade progredisse, porque antes, os homens tinham que obedecer ao que o rei lhes ordenava, sem direito a questionamento.
    Esse “contrato” era visto como um pacto, uma forma de poder, onde as pessoas desistiam de suas vontades individuais para que a vontade da maioria fosse realizada.
    Mas não foi bem isso que aconteceu porque esse pacto acabou levando ao surgimento do capitalismo, uma sociedade onde o homem faz tudo pelo seu bem próprio, sendo individualista.

    ResponderExcluir
  3. Em sentido muito amplo o contratualismo compreende todas aquelas teorias políticas que vêem a origem da sociedade e o fundamento do poder político.Um dos elementos essenciais da estrutura da doutrina contratualista é o estado de natureza, que seria justamente aquela condição da qual o homem teria saído, ao associar-se, mediante um pacto, com os outros homens. É difícil dizer em que consiste, para os contratualistas. Mariana Camacho nº 27

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camacho o sentido aqui é gerar reflexão e não copia de site.
      http://missaohistoriaviva.blogspot.com.br/2009/11/os-contratualistas-conclusao.html

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O contratualismo era tipo um pacto no qual seu objetivo era fazer com que a sociedade explicasse ros caminhos que levam as pessoas a formar governos e manter a ordem social e também eu entendi que é tipo uma ideia de consentimento dentro de um plano de governo, a fim de uma trasformação ou mudança da sociedade.Uma cultura politica legitimada na razão, sem nenhum contato com crença ou divino também fala do homem ter abdicado do seu estado de liberdade, natureza, pra ser comandado por um estado político com regras.. E é por ai

      Excluir
  4. A sociedade é fundada por uma relação mútua entre os indivíduos, podendo-se perceber que tal tipo de pacto baseia-se num consenso hipotético, que visava explicar tanto a origem quanto a legitimação do Estado e da sociedade, e também buscava argumentos os quais explicassem a ordem e a regulação de ambos. Assim sendo, os autores da época afirmavam que o pacto seria um modelo hipotético-dedutivo a ser seguido fielmente, só consideravam que esta seria a melhor explicação do dever de obediência política. Em nenhum momento é dito pelos filósofos modernos que tal acordo existiu historicamente, mas seria algo que a as pessoas deveriam honrar, tendo assim que agir como se ele tivesse existido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Contrato Social é a utopia política, que propõe um estado ideal , resultante de consenso e que garanta os direitos de todos os cidadãos.

      Excluir
    2. O termo, obviamente, tem a ver com contrato, com pacto.
      Pode significar muitas coisas, mas em regra, quando se lê essa expressão, lembramos logo do livro Contrato Social de Russeau. Segundo esse filósofo celebramos um contrato tácito, não visível, com o Estado, cedendo uma parcela considerável da nossa liberdade, a fim de que o Estado nos proteja.

      Excluir
  5. Contratualismo é a valorizaçao do individuo e também é uma noçao de consentimento que deveria ser tático periódico e convencional, é um contrato social.Como o fato histórico,demostra sua vitalidade com caracteristicas novas necessariamente a esta corrente de pensamento e veem no contrato a unica forma de progredir. JÉSSICA MAGALHAES N°18

    ResponderExcluir
  6. O contratualismo foi uma forma de organizaçao criada,para o bem da populaçao querendo que ela fosse mais igualitária, onde todos tivessem direitos iguais.E querendo tambem que mudasse a forma de gorverno, a qual era absulitista, onde o rei dava as ordens, e todos deveriam respeitar sem qualquer argumentaçao.Mas nao conseguindo atingir seus objtivos, isso fez com que surgisse o capitalismo, o que é totalmente contrario com o que buscava o contratualismo, pois no capitalismo,todos produzem para o proprio bem, nao pensando nos outros, fazendo uma sociedade totalmente desigual.

    ResponderExcluir
  7. O Contrato Social legitimado pelos pensadores (da corrente contratualista) tinha o intuito de melhorar a organizaçao social de modo que todos fossem beneficiados. Como se fosse uma reforma. No entanto, os filósofos em questão analisavam a sociedade antes e como seria depois do contrato, afim de legitimá-lo.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma dúvida Ton, até quando pode escrever aqui?

    ResponderExcluir
  9. Inicialmente, o homem vivia em um Estado de Natureza, no qual ele era livre e sem limites, podendo agir absolutamente da forma que bem entendesse, o que sucedia obviamente num caos social. Para a sociedade evoluir era necessário haver uma organização; criaram então o chamado Estado Civil, que designou o Contratualismo.
    O conceito de Contratualismo é basicamente um contrato entre os cidadãos e o Soberano. A organização social e as vidas dos membros da sociedade em causa, dependem de um acordo que permite estabelecer os princípios básicos desta mesma sociedade. Este acordo é o Contrato Social, no qual cada cidadão é parte, e por isso tem que cumprir com seus deveres.
    Esta corrente filosófica contratualista é vista de formas um tanto quanto distintas para os seguintes pensadores: Para Hobbe, absolutamente tudo que emana do Soberano é justo. Já Locke, tem o seguinte pensamento de que se o súdito quebrasse o pacto social, deveria ser punido, e se o Soberano o quebrasse, a população tinha o DIREITO de se voltar contra o Estado. E Rousseau, visava que o Estado deveria apenas regulamentar e proteger os Direitos Naturais, e se este descumprisse com seu dever, a sociedade tinha o DEVER de se voltar contra o governo.

    Kelly Leal, nº21

    ResponderExcluir
  10. O Contratualismo nada mais é que uma utopia política, que tem como objetivo um estado ideal, que necessita de um consenso por parte dos cidadãos e que garanta todos os direitos dos próprios. Na teoria, Hobbes e Locke, pregavam um "estado de natureza" onde não havia nenhuma autoridade política e que era do interesse de cada um entrar em acordo com os demais para estabelecer um governo comum. Já Rousseau, procurava um Estado social legítimo, próximo da vontade geral e longe da corrupção, que a sociedade estava ligada entre si por um pacto social, tendo como resultado um contrato 'coletivo' onde todos tinham os mesmos direitos e deveres, deixando claro que o essencial era a igualdade e a liberdade.

    ResponderExcluir
  11. O contratualismo leva como foco principal o individuo, antes o poder era todo do rei e com o contratualismo o poder legislativo é limitado pelo bem comum, pelos direitos dos cidadãos, o poder pacto pôs fecho a revoltas. Antes do contratualismo era um poder absoluto do rei. Os mais famosos filósofos contratualistas são Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.

    Lucas n 23

    ResponderExcluir
  12. o contratualismo foi uma forma de tornar a sociedade um pouco mais justa ja que antes o governo era totalmente absolutista dessa forma cada individuo deve cumprir com seus direitos e deveres e a vontade da maioria é a que prevalece, e o contratualismo levou a três revoluções a francesa,americana e a inglesa

    ResponderExcluir
  13. O contratualismo foi um meio que fizesse com que as pessoas mudassem o modo de viver e pensar em relação com a sociedade, isso para crescer,evoluir a sociedade, sendo assim criaram esse "pacto" procurando exercer a vontade da maioria para a melhoria na sociedade e deixando de lado as vontades proprias de cada individuo,porém, não foi isso que resultou, de muitos conflitos vindo por esse novo pacto chegou-se ao Capitalismo onde a vida naturalmente mudou,sem pacto e apensar com o "poder" nas mãos da sociedade pois nesse novo "mundo capilista" as pessoas trabalhavam tinha seu dinheiro e não dependiam de nada e nem de ninguem criando assim um outro "lado" da sociedade que gerou o individualismo onde as pessoas pensam e agem a si mesma.. Como estudamos em filosofia cada um tem uma maneira de pensar sobre esse pacto como Hobbe,Rousseau e Lock, que no entanto é muito importante entender como cada um analisava pois assim conseguiremos entender qual sera mesmo a melhor forma de entender e viver na sociedade. Hobbe achava que o poder absoluto era o centro para a sociedade existir, já para Locke vê como um "pacto social" onde se quebrasse essa "corrente" teria o dever de ser punido. e Rosseau via que o estado tinha o dever de cumpri com os direito, Sendo assim percebemos sempre a DIFENÇA entra as pessoas,lugares, mas, não podemos perda a linha de raciocinio que é importante saber que o Contratualismo foi um grande passo na sociedade para uma nova e melhor forma de vida o Capitalismo e sabendo compreender outras formas de pensamento com o sociologos.

    Mariane Torquato n:28

    ResponderExcluir
  14. Nathalia Biaggi Nascimento numero: 31
    contratualismo indica uma classe abrangente de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formar Estados ou manter a ordem social.O ponto inicial da maior parte dessas teorias é o exame da condição humana na ausência de qualquer ordem social estruturada, normalmente chamada de "estado de natureza". As teorias sobre o contrato social se difundiram entre os séculos XVI e XVIII[1] como forma de explicar ou postular a origem legítima dos governos e, portanto, das obrigações políticas dos governados ou súditos. Thomas Hobbes , John Locke e Jean-Jacques Rousseau são os mais famosos filósofos do contratualismo.

    ResponderExcluir
  15. O contratualismo foi um contrato ou um modo que fizesse as pessoas pensar e viver diferente em relaçao a sociedade, para a sociedade crescer e evoluir.. Pois no passado, a sociedade obedeciam a reis e nao tinham direito de optar por nada. E com esse "contrato" era para que a vontade de todos fossem realizadas, mais oque realmente aconteceu foi o individualismo.

    ResponderExcluir
  16. O contratualismo tinha como objetivo acabar com o absolutismo do rei, para uma sociedade mais justa contendo liberdade e igualdade a todos. Pretendia criar um equilíbrio entre a Coroa e o Parlamento, como diz no texto, mas esse contrato social, acabou gerando o capitalismo, (onde entram as revoluções burguesas), que agiu totalmente contra os objetivos do contratualismo, tornando a sociedade num lugar individualista.

    ResponderExcluir
  17. O contratualismo foi um contrato social que tenta levar a sociedade a manter sua ordem social. A sociedade já não quer mais seguir os mandamentos do rei, ela quer seguir as normas em seu chamado ''estado de natureza'', ou melhor dizendo, não tem normas, mas cada um faz em conjunto, aquilo que é bom para a sociedade. Esse contrato tem como objetivo fazer um estado ideal, que garante todos os direitos do cidadão. Segundo o texto, ''Concordam os apologistas do Contratualismo HOBBES,LOCKE E ROSSEAU que o contrato dá origem ao Estado''. Infelizmente toda essa ideia acabou resultando no individualismo, onde cada um pensava por si.

    ResponderExcluir
  18. O contratualismo, ou melhor o contrato social, como é sua definição teve muitos objetivos, como por exemplo a retirada do poder absolutista para da ao povo o poder que mereciam.
    Ele buscou a liberdade x igualdade, como citado no texto, pois a povo vivia no "estado de natureza",ou seja em um mundo com total liberdade, sem limites, e esse contrato veio para impor ordem e limite, mas isso só foi possível com o acordo entre a sociedade e o governo.

    Maria Izabela.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. O Contratualismo busca por meio de um contrato social, o qual existem leis que devem ser seguidas pela população,o bem coletivo. O contrato social é feito a partir do pensamento de quem esta no poder. Os filósofos que adotam essa teoria,mostram que depois de aderi-la em uma nação, esta é melhorada,torna-se evoluída.
    Nathalia Vilela

    ResponderExcluir
  21. Ton, não entendi muito bem, mas vou tentar.
    O Contratualismo, é uma corrente de pensamento que fez com que muitos filósofos como Locke, bastante citado, começasse a pensar em um Contrato Social, que tem papel extremamente importante na sociedade. Sem o Contrato Social não haveria limites e nem obrigações. Portanto, este pensamento traz para o indivíduo a busca por seus compromissos quanto cidadão.

    ResponderExcluir
  22. contratualismo compreende todas aquelas teorias políticas que vêem a origem da sociedade e o fundamento do poder político (chamado, de quando em quando, potestas, imperium, Governo, soberania, Estado) num contrato,num acordo tácito ou expresso entre a maioria dos indivíduos, acordo que assinalaria o fim do estado natural e o início do estado social e político.
    Isabelly Suero n 17

    ResponderExcluir
  23. O contratualismo foi uma forma de colocar uma ordem na sociedade, mas também uma forma de favorecer a todos e não a um só, foi um jeito de tentativa para retirar o poder absolutista do rei, e que esse poder fosse passado ao povo onde uma pessoa representasse as ideias, as vontades e necessidades do mesmo.

    Por outro lado esse contrato foi um modo de retirar as pessoas de um estado em que a palavra "limite" não era tão conhecida nos vocabulários da época, é o que conhecemos como Estado de Natureza. Um contrato em que a forma como todos viviam seria renovada com leis que deveriam ser seguidas de maneira igual sem distinção.

    O erro foi acreditar que uma pessoa com poder nas mãos iria menosprezar suas próprias vontades para satisfazer a de todos. Erro que como podemos sitar Maquiavel sabia comprovando que politica não é um companheiro da ética. Transformando de tal forma um poder que podemos caracterizar como: politeia em demagogia.

    Nurya Katherine de Andrade, nº33.

    ResponderExcluir
  24. O contratualismo foi um contrato social e acabou sendo o único meio de fazer que a sociedade progredisse, pois antes homens eram obrigados a obedecer ao que o rei ordenava. O contrato social legitimado da corrente contratualista havia como intuito de melhorar a organização social de um jeito que todos fossem beneficiados, no entanto, os filósofos analisavam a sociedade antes e como que iria ser após o contrato.

    Matheus Rogatte N°29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contratualismo tenta justificar o porque de uma sociedade abrir mão de certos direitos para lutar por um estado igualitário,afim de estabelecer um governo comum.

      Lucas Vinicius de Oliveira 2ºano Nº24.

      Excluir
  25. O contratualismo é uma corrente de pensamentos que fala sobre os contratos sociais, orgaos sociais, que todo país tem que ter um tipo de contrato, um tipo de governo. Todo pais deve ter leis, pois quando este assume a população da nação se torna um povo " mais responsável". E este contrato só pode ser feito por aquele que esta no poder. Creio que este foi criado para dar uma vida que a classe mais baixa merececia e retirar o absolutismo do poder.
    keroly tainara batista jovellone nº 22

    ResponderExcluir
  26. Pelo que eu entendi Tom, o conceito central do contratualismo é a valorização do individuo. O contratualismo como fato histórico demostra sua vitalidade, com características novas e originais na idade moderna. Para melhor entender o contratualismo foi um contrato social é o único meio de fazer com o que a sociedade progredisse, e esse contrato era visto como um pacto, uma forma de poder.

    Alyna Ougo n°01

    ResponderExcluir
  27. O contratualismo foi uma forma de organizar a sociedade e também uma forma de melhorar as condições de todos tentando tirar o absolutismo dos reis.O problema foi que a pessoa que continuava no poder não deixaria de fazer coisas para si em favor do bem comum.Seria também esse contrato que criaria leis para que todos seguissem obedecendo as mesmas consequências caso as infringissem.

    ResponderExcluir
  28. O contratualismo é uma corrente filosófica que declara desde os tempos mais remotos da humanidade, onde o homem não era organizado social e politicamente , não havia leis, ou seja, a liberdade era total. Num certo momento da história, em meio a muitas dúvidas, discussões e sentindo a necessidade de se organizar, chegou-se a um consenso de que deveriam ser criadas Leis e Instituições para que houvesse uma melhor condição de convívio entre as pessoas, o que limitaria a liberdade total que a sociedade até então conhecia. Esta mudança fez a passagem de Estado de Natureza para o Estado Civil, dando origem ao Contrato Social.

    Heloisa Toledo -> nº14

    ResponderExcluir
  29. o contratualismo foi uma forma para organização das sociedades, ele teria como objetivo três fatores como dito no texto : transformação da sociedade; que houvesse uma cultura politica secular disposta a discutir a origem e os fins do governo; tornar o contrato acessivel de uma forma analógica. Para os contratualistas, a melhor e única forma de colocar as coisas nos eixos, ou simplesmente para um acordo seria necessário um contrato. Para quem defendia essa opinião essa seria a melhor e unica forma de tornar o mundo um lugar de mais facil convivencia !

    ResponderExcluir
  30. O Estado de Natureza, é onde não há uma certa "ordem" social, fazendo com que essa desordem gere consequências, assim foi criado um contrato social, limitando a liberdade dos indivíduos.
    O Contratualismo ou contrato social, tem como objetivo a criação de um Estado ou uma ordem social, dispensando o poder absoluto do rei, assim cada indivíduo teria que entrar em acordo com os demais para se estabelecer um bem comum entre eles. Antes da criação desse Estado, as pessoas tinham o que queriam pela força, após a criação do mesmo, se criariam leis e aplicariam - se , tornando a sociedade "organizada" e melhor. Os principais filósofos foram: Hobbes, Rousseau e Locke.

    Natiely nº32

    ResponderExcluir
  31. O contratualismo tinha como principal objetivo fazer com que a sociedade progredisse sem que nimguém saisse perdendo, nesse "contrato" haviam leis as quai toda a população devia seguir...Esse contrato faz com que as pessoas abram mao de certos direitos para um governo ou outra autoridade, com finalidade de obter vantagens na ordem geral.

    gabriel balardin nº9

    ResponderExcluir
  32. O cotrato social, aqui chamado de contratualismo é de uma classe que abrange teorias para explicar quais caracteristicas levam as pessoas a formar estados (manter a ordem social).pelo que eu entendi o contratos social foi meio que um acordo entre pessoas que reconhessem a autoridade, desde que ela seja igualiaria de um conjunto de regras ou conjuntos politicos.
    o estado de natureza é o exame da condição humana na ausencia de qualquer ordem social, hobbes e lokce queriam um estado de naruteza original, onde nao teria nenhum tipo de autoridade
    política.
    concordo com o contratualismo pois o que o texto deu a entender é que antes eles tinham o que queriam, mas era na base da pressao e nem tudo o que eles conseguiam lutado era necessario, ja com o contratualismo eles obedeciam regras ou leis, que os permitia o necessario.

    ResponderExcluir
  33. O Contratualismo visava o progresso, a evolução da sociedade já que antes deste contrato social existia uma estrutura rigidamente hierarquizada que gerava uma forte desigualdade social e a defesa dos privilégios da nobreza.
    Esse pacto tinha a intenção de explicar o surgimento, a origem e a legitimação do Estado como também citados nos comentários anteriores, um pacto que tinha como objetivo uma vida mais igualitária para todos, deixando claro que todos deveriam ter o mesmo dever e o mesmo direito.

    Amanda Yanaze nº02

    ResponderExcluir